GOVERNO DE SP 🚨
Acompanhe, em tempo real, a coletiva do Governo do Estado de São Paulo. Novas medidas para conter o coronavírus devem ser anunciadas para todo o Estado. Segue o fio: ⬇️
Rodrigo Garcia, vice-governador do Estado anuncia que a partir de segunda-feira da semana que vem (12), o #estado volta para a #fasevermelha. De acordo com o vice-governador, os #números "mostram claramente que a medida tomada na #faseemergencial começa a dar resultados."
O vice-governador afirmou que a #avaliação levou em conta três principais aspectos: a produção significativa das #vacinas contra a covid-19, a ampliação de #leitos e o #controle social durante a #fasemergencial.
Rodrigo Garcia anuncia a #antecipação da #vacinação de dois grupos: os trabalhadores da educação com mais de 47 anos já podem se #vacinar a partir desse sábado. Antes, o governo estava prevendo a vacinação para segunda-feira da semana que vem.
Além disso, pessoas com mais de 67 anos podem tomar as #doses a partir de segunda-feira. Anteriormente a previsão era para 14 de abril.
Algumas medidas da #fasemergencial foram incorporadas à #fasevermelha, como o toque de recolher entre 20h e 5h, recomendação de escalonamento na estrada e saída do trabalho, obrigatoriedade de teletrabalho para as atividades administrativas e proibição de atividades religiosas.
Além disso, ainda haverá #restrição ao atendimento presencial a todos os serviços não essenciais.
Rossieli Soares afirma que, com a fase vermelha, as #escolas estaduais abrem na segunda e na terça-feira da semana que vem para #orientações gerais para pais e alunos de todas as idades.
A partir do dia 14 de abril, as #aulas presenciais serão retomadas. De acordo com Rossieli, a prioridade nesse primeiro momento são os #alunos com grande defasagem.
Um das principais mudanças é a #retomada dos esportes profissionais, que estão liberados para realização após 20 horas, com testagem e #protocolos sanitários mais rígidos. O vice-governador reitera que os jogos se mantêm sem público.
A partir de segunda, está liberada a retirada e produtos no comércio e alimentação, além de comércio de materiais de construção.
Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingencia do Coronavírus afirma que "agora, temos uma #fasevermelha que traz aprendizados da #faseemergencial”.
Sobre a possibilidade de uma liberação maior nos próximos dias, o vice-governador afirma que pode ser que entre "o final do mês entre abril e maio podemos ter #indicadores em algumas regiões que permitem o retorno à fase laranja".
“Não estamos entendendo a adoção das novas medidas como um relaxamento, mas sim um avanço após a fase emergencial", afirma o vice-governador Rodrigo Garcia, após o anúncio de que São Paulo volta para a fase vermelha.
O Campeonato Paulista e outros campeonatos profissionais já podem acontecer a partir amanhã.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirma que, mesmo com essa liberação, foi estabelecido um padrão mais #rígido de #testagem e o horário definido, após 20 horas, foi demarcado para evitar #aglomeração e circulação de pessoas.
Sobre a #vacinação, nesta primeira fase, 350 mil profissionais da #educação serão imunizados. O governo prevê vacinar o mesmo número de idosos de 67 anos. A informação foi confirmada pela doutora e coordenadora Regiane de Paula durante coletiva do Governo do Estado de São Paulo.
Aqueles com 65 e 66 anos que devem se #imunizar correspondem a mais 760 mil pessoas, a partir do dia 21 de abril. De acordo com o último balanço divulgado pela Secretária Estadual de Saúde, mais de 7 milhões de #doses foram aplicadas no estado de São Paulo.
Sobre as taxas de novas #internações em UTI, Paulo Menezes avalia que há uma #redução progressiva nos números.
Sobre a quantidade de óbitos, ele afirma que a equipe ainda espera #números altos nos próximos dias, mas que já é possível ver um reflexo da #vacinação nos grupos mais #idosos. "Eu acredito que, nas próximas duas semanas, vamos ter redução nos números de óbitos”, afirma Gabbardo.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
#SP: O governador de São Paulo, João Doria, vai anunciar hoje o retorno do Campeonato Paulista. A competição está paralisada desde o dia 15 de março, com o início da fase emergencial, prevista para terminar neste domingo.
Segundo o procurador-geral de Justiça do Estado, Mario Sarrubbo, uma reunião ontem entre o Ministério Público e a Federação Paulista de Futebol definiu os detalhes da retomada com protocolos mais rígidos.
O MP enviou um ofício ao governador aprovando o novo protocolo, que prevê a realização da competição no formato de bolha, com testagem. O procurador afirmou que o Ministério Público fez algumas exigências para a FPF, que foram acatadas.
A energia elétrica começou a retornar no Amapá às 19h30, no horário de Brasília, após um novo apagão atingir o estado durante a tarde desta quinta-feira (8).
De acordo com a Companhia de Eletricidade do Amapá, a CEA, 15 dos 16 municípios do estado ficaram sem luz, incluindo a capital Macapá.
Em novembro do ano passado, esses municípios já sofreram um apagão total de quatro dias.
Nesse contexto, uma subestação de fornecimento da energia elétrica tinha sofrido um incêndio.
No apagão de hoje, foi interrompido o fornecimento de, aproximadamente, 200 MW de carga no sistema elétrico da região, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em coletiva de imprensa, a Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou que a mãe do pequeno Henry foi avisada pela babá que o menino sofria agressões um mês antes da morte.
Henrique Damasceno, delegado do 16º DP da Barra da Tijuca, afirma que o início da investigação foi de um acidente doméstico, mas depoimentos de Jairinho e da mãe fizeram com que os investigadores esclarecessem as circunstâncias da morte.
Henry foi deixado pelo pai na casa da mãe por volta das 19h30 do dia 8 de março. O menino estava nervoso e subiu com Monique para o apartamento, onde tomou banho. Até então não havia acontecido nenhuma agressão. Depois, o menino chegou morto ao hospital com a mãe e o Jairinho.
Participam da coletiva o diretor de polícia do RJ, Antenor Lopes; o delegado da 16ª DP, Henrique Damasceno; o diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, Danilo Marques; e o promotor Marcos Kac.
Mais cedo, o vereador Jairinho e a mãe da criança foram presos acusados de envolvimento no crime. Eles ainda teriam tentado tentar atrapalhar as investigações e ameaçado testemunhas.
CASO HENRY: Começa agora a entrevista coletiva sobre a morte do menino Henry, de 4 anos, com os responsáveis pela investigação. O vereador Jairinho, padastro, e Monique, mãe de Henry, suspeitos de participação no assassinato, foram presos nesta manhã.
Henrique Damasceno, delegado do 16º DP da Barra da Tijuca, afirma que o início da investigação foi de um acidente doméstico, mas que os depoimentos de Jairinho e da mãe fizeram com que os investigadores entendessem o caso.
Em um dos laudos disponíveis, o telefone da mãe tinha prints de conversas que foram usadas como provas. A conversa foi entre ela e babá e demonstrava uma rotina de violência com o menino.
O Ministério Público de São Paulo cumpre 12 mandados de busca e apreensão na investigação de um grupo suspeito de disseminar, de forma intencional, o vírus HIV.
Os trabalhos começaram depois da denúncia da existência de um grupo no Whatsapp chamado de “Clube do Carimbo” com cerca de 120 membros.
Os promotores dizem que os envolvidos contaminavam as pessoas omitindo que são portadores do vírus ou danificando o preservativo antes da relação sexual.