ASLAN Profile picture
26 Apr, 64 tweets, 13 min read
"Tornando os vírus no laboratório mais mortíferos e mais capazes de se espalhar: um acidente previsível".

Por Tatyana Novossiolova , Malcolm Dando

Agosto - 2014 ⤵️ Image
Todos os direitos vêm com limites e responsabilidades. Por exemplo, o juiz da Suprema Corte dos EUA, Oliver Wendell Holmes, notou que o direito à liberdade de expressão não significa que alguém pode gritar falsamente "fogo" em um teatro lotado .
As mesmas restrições e obrigações se aplicam ao direito de investigação científica, um tópico que tem sido notícia recentemente depois que o pesquisador Yoshihiro Kawaoka, da Universidade de Wisconsin-Madison, publicou um artigo na revista Cell Host and Microbe...
... em junho descrevendo a construção de um novo vírus da gripe a partir de genes da cepa da gripe aviária selvagem que codificavam proteínas semelhantes às do vírus pandêmico de 1918; cell.com/cell-host-micr…
O novo vírus não só foi capaz de se espalhar entre furões - o melhor modelo atual para a transmissão da gripe humana - mas também foi mais virulento que as cepas aviárias originais.
(A gripe espanhola de 1918 matou cerca de 50 milhões de pessoas; a estrutura molecular da nova cepa é apenas 3% diferente da versão de 1918).
Questionado sobre o comentário do jornal The Guardian , Robert, Lord May de Oxford, o ex-principal conselheiro científico do primeiro-ministro britânico e ex-presidente da British Royal Society -...
... uma das organizações científicas mais antigas e prestigiadas do mundo - condenou o trabalho como "absolutamente louco", chamando " laboratórios de pessoas extremamente ambiciosas " uma verdadeira fonte de perigo. theguardian.com/science/2014/j…
Como se essa pesquisa não fosse suficiente para causar preocupação, em julho, uma investigação de jornal afirmou que Kawaoka também estava conduzindo outro polêmico - mas até agora não publicado- ...
... estudo no qual ele alterou geneticamente a cepa de gripe de 2009 para permitir que ela evitasse as respostas imunológicas. " efetivamente tornando a população humana indefesa contra o ressurgimento."
independent.co.uk/news/science/e…
Se for verdade, pode ser que Kawaoka tenha projetado uma nova cepa de gripe com a capacidade de gerar uma pandemia humana, se é que alguma vez escapou de um laboratório.
Uma avaliação independente de risco-benefício deste trabalho conduzida a pedido da revista Nature demonstrou que o trabalho de Kawaoka de fato atendeu a quatro dos sete critérios descritos... osp.od.nih.gov/office-biotech…
... na dos Política EUA para Supervisão de Pesquisa de Preocupação de Uso Dual (DURC) de 29 de março de 2012 , o que significa que a instituição descobriu que a pesquisa poderia ser mal utilizada para ameaçar a saúde pública...
... e, portanto, exigiria medidas adicionais de segurança de alto nível, incluindo um plano formal de mitigação de risco. cidrap.umn.edu/news-perspecti…
Mas mesmo com essas medidas em vigor, essa pesquisa ainda parece um risco desnecessário, dado o perigo de que os vírus da bioengenharia possam se transformar em uma ameaça de pandemia...
... e que alguns especialistas acham que existem maneiras muito melhores e mais seguras de desvendar os mistérios de transmissibilidade da gripe.
Alegações de que este trabalho ajudaria na fabricação de uma vacina preventiva foram fortemente contestadas por Stanley Plotkin, do Center for HIV-AIDS Vaccine Immunology, entre outros críticos. independent.co.uk/news/science/u…
Parte da justificativa para a realização desses experimentos, aparentemente, era desenvolver um melhor entendimento do potencial pandêmico dos vírus influenza, aumentando suas propriedades, como alterar sua gama de hospedeiros, por exemplo.
Uma vez que os vírus recém-desenvolvidos possuem características que suas contrapartes naturalmente encontradas, ou "selvagens" não possuem, este tipo de estudo é comumente referido como pesquisa de "ganho de função" na linguagem dos virologistas. Image
Mas, considerando a probabilidade de liberação acidental ou deliberada do vírus criado por experimentos de ganho de função, as seguintes questões devem ser consideradas antes de aprovar tais estudos...
... e de preferência, eles teriam sido levados em consideração pelos participantes das Armas Biológicas e Tóxicas Convenção no início deste mês.
Resumindo:

1- Os participantes da convenção devem ter concordado com um entendimento comum exigindo que todos os experimentos de ganho de função sejam interrompidos até que uma avaliação independente de risco-benefício seja realizada;
2 - A comunidade científica deve esgotar todas as formas alternativas de obter as informações necessárias antes de aprovar experimentos de ganho de função; plosmedicine.org/article/info%3…
3 - A educação e a conscientização em biossegurança devem ser priorizadas como ferramentas para fomentar uma cultura de responsabilidade nas ciências da vida;
4- Deve haver uma versão moderna do “ processo Asilomar ” para identificar as melhores abordagens para atingir os objetivos globais de saúde pública de derrotar a doença pandêmica e garantir o mais alto nível de segurança. the-scientist.com/?articles.view…
O que, me preocupa? Às vezes, o potencial de acidentes é inerente a um sistema, tornando sua ocorrência não apenas previsível, mas inevitável, até "normal".
Por exemplo, o famoso relato de Charles Perrow sobre o acidente nuclear de Three Mile Island afirma que a própria estrutura e organização das usinas nucleares as tornam sujeitas a acidentes. press.princeton.edu/titles/6596.ht…
Como resultado, mesmo na presença de projetos de segurança sofisticados e soluções técnicas, múltiplas e inesperadas interações de falhas ainda estão fadadas a ocorrer, conforme ilustrado mais recentemente no desastre de Fukushima.
A pesquisa de ganho de função nas ciências da vida é outro exemplo do fracasso inevitável de sistemas excessivamente complexos projetados por humanos com múltiplas variáveis.
Alguns dos agentes biológicos mais perigosos - antraz, varíola e gripe aviária - foram maltratados em laboratórios. nytimes.com/2014/07/12/sci…
Conforme observado pelo recém-formado Grupo de Trabalho de Cambridge, do qual um de nós - Malcolm Dando - é membro, esses estão longe de ser casos excepcionais; somente nos Estados Unidos...
... os incidentes de biossegurança envolvendo patógenos regulamentados “têm ocorrido em média mais de duas vezes por semana”. cambridgeworkinggroup.org
Essas situações não se limitam aos Estados Unidos; O fraco histórico de contenção laboratorial da China significa que foi " terrivelmente irresponsável " (nas palavras de Lord May)...
... uma equipe de cientistas chineses criar uma cepa viral híbrida entre o vírus da gripe aviária H5N1 e o vírus da gripe humana H1N1, que desencadeou uma pandemia em 2009 e custou vários milhares de vidas.
independent.co.uk/news/science/a…
Em uma declaração de 14 de julho de 2014 sobre a criação de tais patógenos, o Grupo de Trabalho de Cambridge observou: Image
Contra esse pano de fundo, o uso crescente de abordagens de ganho de função para pesquisa requer um exame mais cuidadoso. E as consequências potenciais ficam cada vez mais catastróficas.
Exemplos de alto nível. Em abril de 2014, o Laboratório Daniel Perez da Universidade de Maryland projetou um vírus de avestruz conhecido como H7N1 para se tornar "transmissível por gotículas"...
...o que significa que as pequenas quantidades de vírus contidas nas minúsculas gotículas de água transportadas pelo ar de um espirro ou tosse seriam o suficiente para fazer alguém pegar a doença. Portanto, pode ser facilmente transmitido de um assunto para outro.
Até agora, não houve um caso confirmado em laboratório de infecção humana pelo H7N1. Aparentemente, não é uma ameaça ao homem, ao contrário do H5N1 e do H7N9.
No entanto, embora a chance de transmissão aérea do H7N1 em humanos por gotículas seja aparentemente baixa, os animais de teste que conseguiu infectar ficaram realmente doentes - 60 por cento dos furões infectados por via aérea morreram.
Esta é uma taxa fenomenal de letalidade; em contraste, apenas cerca de 2% dos humanos que contraíram a doença morreram durante a pandemia de gripe espanhola em 1918. jvi.asm.org/content/early/…
Portanto, foi com preocupação que o mundo científico observou o estudo de Kawaoka descrevendo a construção de um novo vírus da gripe a partir de genes da cepa da gripe aviária selvagem que codificavam proteínas semelhantes às do vírus pandêmico de 1918. nature.com/news/biosafety…
O novo patógeno resultante não só foi capaz de se espalhar entre furões - o melhor modelo animal atual para a transmissão da gripe humana - mas também foi mais severo em seus efeitos do que a cepa aviária original.
Mas a história não termina aqui. Como um artigo da Nature revelou , o "controverso estudo da influenza foi conduzido de acordo com as novas regras de biossegurança dos EUA somente depois que o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NAID)...
...discordou das avaliações da universidade", mostrando assim a real necessidade de reforma do o sistema atual. nature.com/news/risks-of-…
Evitando um acidente 'normal'. Embora a biotecnologia prometa enormes benefícios à saúde pública, ela também possui um potencial considerável de catástrofe, como ilustram esses experimentos de ganho de função.
A medida que as capacidades científicas e o trabalho envolvendo patógenos perigosos proliferam globalmente, o mesmo ocorre com os riscos e as perspectivas de falha - sejam provenientes da tecnologia ou decorrentes de erro humano.
Na verdade, ao avaliar o panorama das ciências da vida em rápida evolução, Jose-Luis Sagripanti, do Centro Químico Biológico Edgewood do Exército dos EUA - o principal recurso de pesquisa e desenvolvimento de defesas químicas e biológicas do país... see.orau.org/ProgramDescrip…
... argumentou que “a atual tecnologia de engenharia genética e as práticas de a comunidade que o sustenta deslocou definitivamente a ameaça potencial da guerra biológica para além dos riscos apresentados por epidemias de ocorrência natural. ”
Os laboratórios, embora bem equipados, não existem isoladamente, mas são parte integrante de um sistema ecológico mais amplo. Como tal, são apenas uma zona tampão entre as atividades realizadas no interior e o ambiente mais amplo além da porta do laboratório.
Apesar de ser tecnologicamente avançada e projetada para garantir a segurança, essa zona-tampão está longe de ser infalível.
De fato, como os pesquisadores de Harvard e Yale demonstraram no início deste ano, há quase 20 por cento de chance de uma infecção adquirida em laboratório ocorrer durante o trabalho de ganho de função... theguardian.com/world/2014/may…
... mesmo quando realizado sob condições dos níveis mais altos e mais rigorosos de contenção. Abordar a rápida expansão dos estudos de ganho de função é, portanto, urgente e obrigatório.
Em dezembro de 2013, a Foundation for Vaccine Research enviou uma carta à Comissão Europeia pedindo uma "avaliação de risco-benefício rigorosa e abrangente da pesquisa de ganho de função"... nature.com/polopoly_fs/7.…
... que "poderia ajudar a determinar se os riscos exclusivos para a vida humana representados por esses tipos de experimentos são contrabalançados por benefícios únicos para a saúde pública que não poderiam ser alcançados por abordagens científicas alternativas e seguras".
Dados os desenvolvimentos recentes com os vírus da influenza, há uma necessidade de uma avaliação independente dos custos e benefícios da pesquisa de ganho de função.
Essa revisão independente permitiria a adoção de regulamentações e convenções mais novas e melhores , bem como ajudaria a identificar lacunas nas políticas. sciencemag.org/content/345/61…
Como David Relman, da Stanford School of Medicine apontou recentemente no Journal of Infectious Diseases,... jid.oxfordjournals.org/content/early/…
... chegou a hora de uma discussão equilibrada e imparcial que “deve incluir questões difíceis, como se há experimentos que não devem ser realizados por causa de alto risco."
Essa ótima tradução do @TradutordoBR vai ao encontro das informações da Thread. Assistam toda a sequência.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with ASLAN

ASLAN Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @slan19467036

17 Jun
Dr. Paolo Zanotto. A história irá escrever seu nome na galeria dos grandes cientistas heróis que de fato lutaram pela verdadeira ciência que salva vidas e que não se curva ao Lobby da indústrias farmacêutica e das narrativas midiáticas.

1/3
2/3
3/3
Read 5 tweets
11 Jun
Guilherme Fiuza, on fire IV 🔥.

1/3
2/3
3/3
Read 4 tweets
10 Jun
🧵A magnetofecção é um método de transfecção simples e altamente eficiente que usa campos magnéticos para concentrar partículas contendo ácido nucléico nas células-alvo.⤵️ Image
Este método tenta unir as vantagens dos métodos de transfecção bioquímicos (lipídios catiônicos ou polímeros) e físicos (eletroporação, arma de genes) populares em um sistema, enquanto exclui seus inconvenientes (baixa eficiência, toxicidade).
O princípio da magnetofecção é associar ácidos nucléicos a nanopartículas magnéticas catiônicas: esses complexos moleculares são então concentrados e transportados para as células suportadas por um campo magnético apropriado.
Read 19 tweets
30 May
🚨🧵 "De acordo com os documentos, estudos pré-clínicos mostram que a parte ativa da vacina (nanopartículas lipídicas de mRNA), que produz a proteína spike, se espalha pelo corpo e depois se concentra em vários órgãos, incluindo ovários e baço."⤵️
"[...] a Pfizer não seguiu as práticas de gerenciamento de qualidade padrão da indústria durante os estudos de toxicologia pré-clínica durante as vacinas, pois os estudos principais não atenderam às boas práticas de laboratório (BPL). "
"Aparentemente, o painel completo de estudos de toxicidade reprodutiva e genotoxicidade padrão da indústria também não foi realizado. Mas isso importa à luz da análise de risco-benefício associada à autorização regulatória de uso de emergência (EUA)?"
Read 5 tweets
18 May
🧵D.E.S.E.N.H.A.D.O ⤵️

1/8
2/8
3/8
Read 8 tweets
17 May
🧵Pequeno compilado (vídeos) de 7 partes sobre a narrativa fabricada (contendo detalhes do "estudo" de superdosagem do AM) pela Big Midia\BigPharma contra um medicamento comprovadamente consagrado por sua segurança depois de décadas de utilização por milhares de pessoas.

1/7
2/7
3/7
Read 8 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(