Caso Anvisa/Sputnik, linha do tempo:

02/12/20: Anvisa cria REGRAS para AUTORIZAÇÃO EMERGENCIAL de vacinas

17/01/21: Anvisa AUTORIZA USO das vacinas Sinovac (lote importado da CHINA) e AstraZeneca (da Índia)

02/02/21: publicado ESTUDO FASE 3 da Sputnik na revista The Lancet 👇
03/02/21: Anvisa RETIRA OBRIGAÇÃO de fase 3 no Brasil para autorizar vacinas (DIA SEGUINTE da publicação do estudo da Sputnik)

05/02/21: movimento liderado PELO LÍDER DO GOVERNO Bolsonaro na Câmara aprova emenda retirando aval da Anvisa para autorização emergencial de vacinas👇
10/03/21: sancionada Lei 14.124/21, na redação final, MANTÉM AVAL da Anvisa para autorização emergencial de vacinas

16/03/21: Bolsonaro DESISTE DE NOMEAR militar para a diretoria da Anvisa (após 3 meses, Senado não tinha marcado sabatina) e indica um servidor de carreira 👇
18/03/21: "vazado" áudio do DONO DO LABORATÓRIO União Química enviado ao empresário bolsonarista Luciano Hang e a JAIR BOLSONARO, ACUSANDO A ANVISA de interesses políticos para barrar a vacina Sputnik

31/03/21: União Química ENTRA COM PEDIDO na Anvisa de autorização p/ Sputnik👇
06/04/21: Bolsonaro TELEFONA PARA PUTIN para conversar sobre IMPORTAÇÃO da vacina Sputnik V

19/04/21: STF valida prazo de 30 DIAS para que Anvisa se manifeste sobre o pedido da União Química, conforme previsto na Lei 14.124/21 👇
20/04/21: Anvisa pede mais prazo ao STF, alegando que fabricante AINDA NÃO TINHA ENVIADO OS DADOS para aprovação

26/04/21: STF nega prazo adicional, Anvisa marca reunião extraordinária e NEGA AUTORIZAÇÃO emergencial para importação da vacina Sputnik POR FALTA DE DADOS 👇
29/04/21: após ser ACUSADA DE MENTIR sobre falta de dados pelo fundo que representa comercialmente a vacina Sputnik, Anvisa faz pronunciamento oficial mostrando documentos e vídeo de reunião em que foram pedidos os ESCLARECIMENTOS NÃO FORNECIDOS 👇
29/04/21: no mesmo dia, representantes da vacina Sputnik informam que enviarão os dados faltantes, Anvisa DEIXA ABERTA A POSSIBILIDADE DE APROVAÇÃO assim que receber os documentos necessários👇
(fio em construção, a ser complementado)

Aqui só tem informações públicas, sem conjecturas.
Errata: o pedido de uso emergencial foi protocolado pela União Química na Anvisa em 25/03/2021.
Errata 2: o prazo de 30 dias foi para os pedidos de importação feitos pelos estados (consórcio nordeste) já que o da União Química não foi judicializado. De todo modo, o fundamento para negar ou autorizar as importações é o mesmo. Se autorizar importação, deve valer para todos.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Daniel A. Dourado

Daniel A. Dourado Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @dadourado

29 Apr
Fato novo: pronunciamento oficial da Anvisa.
Agência brasileira mostrou documentos enviados pelo fabricante que atestam adenovirus replicante na vacina Sputnik e vídeo de reunião em que foram pedidos os esclarecimentos que não foram fornecidos.
Conclusão: o fundo russo mentiu.
Mentiu ao dizer que havia esclarecido tudo e acusar a Anvisa de disseminar notícias falsas. Naturalmente, está aberta a possibilidade de enviarem os comprovantes de qualidade e de pedirem análise, se assim desejarem. A vacina pode ser aprovada, basta o fabricante mandar os dados.
Quem não acompanhou, o @jasonptodd fez um fio com o resumo:
Read 4 tweets
27 Apr
Pessoal, eu não tenho nenhuma inclinação tecnocrata. Pelo contrário, minha área de atuação é principalmente política. Não sou dos que acredita que a técnica substitui a política. Dito isso, reafirmo que a Anvisa está certa em não ter aprovado a Sputnik com os dados atuais.
É claro que não ignoro a pressão política e nem o contexto geopolítico da disputa de vacinas. Já dei várias declarações públicas sobre isso, não é difícil encontrar. Mas vejam que não houve nenhuma mudança de regras pela Anvisa. Não houve nenhum casuísmo.
Se tivesse havido aprovação de regra pela diretoria agora, especificamente para atrapalhar a Sputnik, eu concordaria com quem fala da pressão política. Mas isso não aconteceu. As regras aprovadas pela diretoria foram as mesmas para todas as vacinas em uso emergencial.
Read 6 tweets
26 Apr
Infelizmente, não há condições para a Anvisa autorizar a importação da vacina Sputnik V da Rússia no momento. Faltam muitos dados. É totalmente compreensível a pressa de governadores, mas a Anvisa tem obrigação de garantir a qualidade vacina e não há como fazer isso hoje.
A avaliação da Anvisa está bastante criteriosa e correta, semelhante à que foi feita com todas as outras vacinas, inclusive as aprovadas. Vale ressaltar: avaliação feita por servidores efetivos da agência, técnicos que estão lá há anos, não por diretores indicados por Bolsonaro.
São muitos aspectos técnicos, não há como detalhar aqui no twitter. Muito resumidamente: há várias fábricas, diferentes locais de produção, mas fabricante não comprovou as condições dos lotes a serem enviados ao Brasil. Não é exatamente a mesma vacina enviada a todos os países.
Read 5 tweets
23 Apr
- STF anulou corretamente o processo contra o Lula, porque foi fraudado.

- Ah, então quer dizer que nunca existiu corrupção nenhuma e que ninguém nunca desviou dinheiro da Petrobras?

- Não. Quer dizer que o STF anulou corretamente o processo contra o Lula, porque foi fraudado.
- Ah, mas o STF não declarou que Lula é inocente.

- Ninguém tem que ser declarado inocente pela Constituição.

- Ah, mas ele não foi absolvido.

- Não mesmo. Nem ele, nem eu e espero que nem você. Não há absolvição, pois o STF anulou corretamente o processo, porque foi fraudado.
- Ah, mas isso não apaga os crimes que ele cometeu!

- Quais crimes?

- ...

- Como você sabe que alguém cometeu um crime?

- Os crimes, todo mundo sabe!

- Pois é. Não se sabe se alguém cometeu crime sem processo justo. Nesse caso, o STF anulou corretamente, porque foi fraudado.
Read 4 tweets
5 Apr
Jair Bolsonaro pode ser preso pela atuação na pandemia?

Resposta: SIM.

Mas é praticamente impossível isso acontecer enquanto ele for presidente. Depois que ele sair do cargo, é possível sim. 1/
O crime cometido é esse aí, do Código Penal.

É um tipo penal considerado improvável, principalmente na modalidade dolosa, porque o agente precisa ser responsabilizado pelo desenvolvimento da própria epidemia.

Ex.: Alguém contamina de propósito uma fonte de água potável. 2/
Mas como o sujeito em questão (infelizmente!) ocupa o cargo de presidente da República, a omissão dele é penalmente relevante.

Ele podia e devia agir para evitar o resultado (não a epidemia em si, mas a propagação do vírus).

Está na posição de garantidor (art.13, § 2º, CP). 3/
Read 8 tweets
26 Mar
Vacinação privada agora é sim fura-fila. A essa altura da pandemia, uma parte da sociedade ainda se recusa a entender que se trata de um evento essencialmente coletivo. A lógica do salve-se-quem-puder não vai ajudar e pode até mesmo piorar a situação de todos.
Esse cada um por si não ajuda porque o cenário é de escassez de vacinas. Não há doses suficientes sequer para os grupos prioritários. Qualquer vacina que for comprada pelo setor privado é vacina a menos disponível para o público. Hoje, não há como não competir com o SUS.
E atrapalha porque há risco de faltar vacinas para as pessoas mais vulneráveis, deixando-as mais tempo expostas. O vírus continua circulando e pode comprometer toda a estratégia de imunização. A ordem da vacinação importa muito.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!