EstudeVasco Profile picture
May 19, 2021 13 tweets 4 min read Read on X
19/05/1975 - Há 46 anos nascia Delma Gonçalves, mais conhecida como "Pretinha", a maior jogadora da História do Vasco.

Confira números e feitos da craque 👇🏻
Delma começou a carreira na Liga Desportiva de Nova Iguaçu. Ainda com 16 anos se destacou muito num amistoso contra a Seleção Brasileira, o que a fez ser convocada para a primeira Copa do Mundo Feminina em 1991.
Depois da Copa, Pretinha foi para o Clube dos Subtenentes e Sargentos do II Exército, onde ficou até 1993, quando acertou com o Vasco. Desde então ela começou a escrever a história do futebol feminino do Gigante, tornando o Club numa potência nacional.

[IMG: Pretinha no CSS]
Segundo os registros que encontramos, Pretinha é a maior artilheira da história do Vasco em jogos oficiais (mesmo com os números consideravelmente subnotificados). Ela fez ao menos 62 gols entre 1993 e 2000, enquanto a 2ª maior (Daniele Batista) possui 48 gols pelo Vasco.
Quando era do Vasco, a craque participou de duas Copas do Mundo (1995 e 1999) e duas Olimpíadas (1996 e 2000), fazendo pelo menos 44 gols pela Seleção. Nenhum(a) outro(a) atleta de futebol do Vasco fez mais gols pelo Brasil do que ela (enquanto jogador(a) do Club).
Delma também detêm o recorde de títulos nacionais entre todos os atletas de futebol do Vasco (ao lado de Felipe, 3 títulos cada), sendo bicampeã da Taça Brasil de Clubes em 1993 e 1994, e campeã do Campeonato Nacional em 1998.
Ela ainda conquistou um pentacampeonato carioca pelo Vasco de 1996 e 2000 sendo artilheira de todas as cinco edições do campeonato.

Ela também conquistou o Torneio Início Carioca de 1999, totalizando nove títulos oficiais pelo Vasco.
Pela Seleção Brasileira, Pretinha foi campeã pan-americana em 2007, tricampeã sul-americana em 1995, 1998 e 2003, vice-campeã mundial em 2007, vice-campeã olímpica em 2004 e 2008, e bronze no Mundial de 1999.
Ela foi artilheira das Olimpíadas de 1996 com 4 gols, tornando o Vasco no primeiro e único clube do mundo a ter um(a) artilheiro(a) das Olimpíadas tanto no futebol feminino como no masculino (Romário havia sido artilheiro em 1988).
Pretinha também foi a primeira brasileira a fazer gols em três edições diferentes da Copa do Mundo (1 em 1995, 3 em 1999 e 1 2007).
O time feminino do Vasco liderado por Pretinha e a treinadora Helena Pacheco ganhou tudo nos anos 90!

[IMG: Centro de Memória do Vasco]
Todos os números citados na thread são do futebol de campo. Pretinha ainda chegou a conquistar a Taça Brasil de Futsal pelo Vasco em 1993, além de três títulos cariocas da modalidade.
Referências:

🗞️ Jornal do Brasil (RJ)
🗞️ Jornal dos Sports (RJ)
🗞️ O Fluminense (RJ)
🗞️ A Tribuna (SP)
🗞️ O Pioneiro (RS)
🗞️ Manchete (RJ)
🖥️ Arquivos da RSSSF

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with EstudeVasco

EstudeVasco Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstudeVasco

May 5, 2023
E se a liga brasileira acontecesse desde o início do século XX? Quem seriam os maiores campeões nacionais?

Separamos os favoritos ao título ano a ano desde 1933 (era profissional). Chega mais! 👇 Image
Os critérios que usamos para definir os favoritos foram os seguintes:

- Força do elenco
- Campanha do clube nas competições estaduais/municipais do ano
- Nível das competições
- Campanha do estado no Campeonato Brasileiro de Seleções do ano
- Amistosos e Torneios interestaduais
Colocamos os dois favoritos ao título de cada ano e mais os clubes que também estariam no páreo. Tudo, obviamente, de acordo com nossa visão.
Read 33 tweets
Oct 18, 2022
THREAD ATUALIZADA - Jogadores(as) do Vasco que concorreriam (ou deveriam ter concorrido) ao Prêmio Bola de Ouro.

Vamos lá! 🧶
Separamos em 3 categorias:

◉ Favorito -> Jogador(a) que deveria estar entre os 3 principais nomes para o prêmio.

◉ Na Briga -> Jogador(a) que deveria no mínimo ser indicado ao Top 10.

◉ Cogitado -> Jogador(a) que poderia ser lembrado na indicação ao prêmio (Top 30).
Fausto (1930) - COGITADO

Fausto passou a ser "Maravilha" em 1930, quando foi o grande destaque brasileiro na Copa do Mundo do ano.

Revistas da época e algumas mais atuais o colocam no 'All-Star Team' do torneio mundial.
Read 37 tweets
Aug 7, 2022
7 MAIORES ERAS DO FUTEBOL VASCAÍNO

Títulos, formações bases e números dos melhores times do futebol do Vasco em 107 anos na associação.
São 6 times masculinos e 1 feminino.

Os times masculinos NÃO estão em ordem cronológica, mas sim em ordem de relevância em campo.
6º - Camisas Negras de 1922 a 1924:

●67 jogos
●53 vitórias
●7 empates
●8 derrotas
●186 gols feitos
●77 gols sofridos
🏆Bicampeão Carioca 1923 e 1924
🏆Campeão Carioca 2ª Divisão 1922
Read 17 tweets
Aug 6, 2022
Juninho Pernambucano foi o último jogador do Vasco a fazer um hat-trick de assistências em competições oficiais. Ele deu passes para 3 gols contra o Aurora-BOL em 2011.

🎩👑
📸: Site Oficial do Vasco.
O último jogador a fazer um hat-trick contando amistosos foi o Fágner em 2012, no jogo de despedida do Edmundo.
Read 4 tweets
Apr 14, 2022
Fio com o registro de todos os 86 gols de falta da carreira de Roberto (84 pelo Vasco e 2 pela Portuguesa) ⬇️

#Dinamite68
1º vs Vitória-BA (04/07/1973) – Jornal dos Sports 13.064
2º vs Botafogo (14/07/1973) – Jornal do Brasil 00098
3º vs Comercial (17/10/1973) – Jornal do Brasil 00193
4º vs Athlético-PR (21/10/1973) – Jornal dos Sports 13.169
5º vs Flamengo (17/03/1974) – Jornal dos Sports 13.311
6º vs América-RN (27/04/1974) – Jornal do Brasil 00020
7º vs Avaí (29/05/1974) – Jornal dos Sports 13.381
8º e 9º vs Internacional-RS (16/06/1974) – Jornal dos Sports 13.399
10º vs Corinthians (14/07/1974) – Jornal dos Sports 13.427
Read 20 tweets
Apr 13, 2022
Em 1980, Roberto foi contratado para ser o grande nome do Barcelona, um time que tinha muitos problemas ofensivos.

Em sua estreia, Dinamite fez os 2 gols da vitória culé sobre o Almería. ImageImage
Por mais que tenha começado bem, Dinamite acabou não conseguindo mostrar todo o seu futebol na Espanha.
O peso de já ter que solucionar de imediato os problemas do time atrapalhou demais o seu período de adaptação ao novo país.
Ainda assim, nos 11 jogos que fez, Roberto foi o artilheiro do time com 3 gols. O resto do time fez apenas 7 gols nesses jogos.

Ele fez o único gol da equipe na Supercopa da UEFA.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(