❌ Na #CPIdaCovid, a oncologista e imunologista Nise Yamaguchi negou que tivesse se encontrado reservadamente com @jairbolsonaro. A afirmação é FALSA, pois a agenda oficial do presidente mostra o contrário.
🎯 Segundo a agenda presidencial, Bolsonaro teve um encontro reservado com a médica no Palácio do Planalto no dia 15 de maio de 2020 às 10h45. O nome de Yamaguchi ainda aparece registrado em outros três compromissos, mas com a presença de outras pessoas. aosfatos.org/noticias/na-cp…
❌ Yamaguchi argumentou que o uso do tratamento precoce teria feito o Amapá registrar um dos menores índices do mundo de mortalidade por Covid-19. A afirmação é FALSA.
🎯 Se fosse um país, o Amapá teria a 15ª maior taxa de mortalidade por Covid-19 entre as 190 nações monitoradas em ranking da Universidade Johns Hopkins, nos EUA. O indicador do Amapá supera o de ao menos onze estados brasileiros, segundo dados do @ConassOficial coletados hoje.
🦠 A taxa de mortalidade também não é indicada para medir o potencial de um tratamento, que deve ser avaliado por meio de pesquisas com critérios mais rígidos. Até agora, estudos mostram que nenhum medicamento foi capaz de impedir ou tratar a Covid-19 aosfatos.org/noticias/por-q…
❌ No depoimento, a médica usou estudo apresentado pelo governador de Nova York, Andrew Cuomo, em maio de 2020, para sustentar que o lockdown sozinho não seria uma medida eficaz para conter a pandemia. A afirmação é FALSA, pois a pesquisa citada não concluiu isso.
🎯 Quando apresentou o estudo citado por Yamaguchi, Cuomo disse que o distanciamento social ajudou a reduzir o número de novos casos em Nova York. No ano passado, o Aos Fatos checou postagens enganosas sobre declarações do governador americano. aosfatos.org/noticias/gover…
❌ Aos senadores, a médica mencionou o México como exemplo de país que recomenda atualmente o uso da hidroxicloroquina, o que é FALSO.
🎯 O México deixou de indicar a droga para o tratamento da Covid-19 em agosto do ano passado. A orientação a favor do remédio durou cerca de quatro meses. aosfatos.org/noticias/na-cp…
✅ Já outro exemplo citado pela médica é VERDADEIRO: a Venezuela de fato recomenda a hidroxicloroquina no combate à Covid-19.
🎯 O medicamento consta no Guia de Manejo Terapêutico no site do Ministério da Saúde venezuelano. Em abril deste ano, o ministro da Saúde, Carlos Alvarado, disse que sua pasta aprovou a utilização da cloroquina no tratamento da infecção pelo coronavírus. aosfatos.org/noticias/na-cp…
❌ Também para defender a hidroxicloroquina, Yamaguchi afirmou que a Fundação Henry Ford teria comprovado a eficácia do medicamento contra a Covid-19, o que é FALSO.
🎯 Embora a Fundação Henry Ford tenha dois estudos baseados no uso da hidroxicloroquina para combater o coronavírus, nenhum deles atesta a sua eficácia para tratar precocemente a infecção. aosfatos.org/noticias/na-cp…
EXCLUSIVO. A ameaça de Elon Musk ao STF foi explorada por apoiadores de Trump e Bolsonaro em uma estratégia coordenada para retratar o Brasil como um país em escalada autoritária – e que deveria servir como um alerta para o eleitor americano.
Os principais pontos de contato com os americanos são dois extremistas investigados pelo STF e radicados nos Estados Unidos: o blogueiro foragido Allan dos Santos e o ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo Filho.
No lado americano, destacam-se Jim Pfaff, presidente da organização de lobby The Conservative Caucus, e o influencer Mario Nawfal, cujo podcast contou com a participação de Musk e representantes da extrema-direita brasileira para discutir os Twitter Files.
Das primeiras horas após os atos golpistas até hoje, nossa equipe produziu reportagens que combateram a desinformação em torno do #8deJaneiro e ajudaram a entender o maior ataque às instituições brasileiras desde a redemocratização.
Relembre: 🧵
GOLPEFLIX. Com mídias coletadas pelo Radar Aos Fatos, construímos a memória digital do 8 de janeiro.
Lançado em março, o especial é uma amostra histórica do conteúdo que alimentou o golpismo. A preservação do acervo conta com o apoio da @MuckRock.
NO AR. CPMI do 8 de Janeiro aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas.
Checagens e contador de mentiras de Jair Bolsonaro do Aos Fatos serviram como subsídio para relatora @ElizianeGama pedir indiciamento do ex-presidente. ⬇️ aosfatos.org/bipe/cpmi-do-8…
⚖️Com 1.332 páginas, o documento pede o indiciamento de 61 pessoas — incluindo Jair Bolsonaro — pelos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. 🧵
🤖 O relatório traça antecedentes de ameaças e ataques à democracia, nos quais se enquadram respectivamente estratégias de manipulação de redes para disseminação de desinformação e declarações diretas de Bolsonaro e seus apoiadores contra o sistema eleitoral. 🧵
🚨Desde que o Hamas — organização extremista que controla a Faixa de Gaza — iniciou um conflito com Israel no sábado (7), que já deixou ao menos 1.500 mortos, uma onda de desinformação atingiu as redes. Confira a seguir o que já checamos: 🧵
É FALSO que um vídeo mostrando diversas pessoas em parapentes registra o momento em que militantes do grupo extremista Hamas invadiram uma festa em Israel no último sábado (7). Entenda ⬇️ aosfatos.org/noticias/falso…
Identificamos que as imagens circulam ao menos desde o dia 27 de setembro deste ano nas redes sociais e foram gravadas no Egito. As publicações com esse conteúdo enganoso acumulam mais de 150 mil visualizações no TikTok.