A República

Toda nação assentada em uma República estará sempre vulnerável institucional e socialmente, porque, dada a abertura periódica ao cargo primaz, é da sua própria natureza conviver com a terrível possibilidade de um psicopata demagogo e impatriótico eleger-se ao poder.
Probabilisticamente, mais do que qualquer outro modelo, ela proporciona facilidades para a sua própria perversão, seja se transmutando para uma oligarquia cleptocrática, tomada de assalto por políticos e burocratas corruptos; seja para uma oligarquia plutocrática, usurpada...
por metacapitalistas; seja para um protetorado neocolonial, espoliada e extorquida por países estrangeiros, de modo que, seja qual for, todos passam a controlar, pelo uso de cifras e meios sub-reptícios, as instituições formais (Estado) e informais (igrejas, mídia e escolas)...
para promover a subversão moral, o revisionismo histórico-cultural e a corrupção da inteligência. E mais vulnerável será aquela cujo território é demasiadamente extenso e rico em recursos naturais. Afinal, a cobiça será muito mais enérgica e os estratagemas muito mais hediondos.
A disputa, a conquista e a manutenção do poder serão sempre o primeiro item de prioridades de qualquer homem político de uma República. A divisão política existe em todo corpo social, mas muito mais intensa será em uma República, a níveis patológicos. Em que pese a linda...
concepção de Gettysburg e o êxito americano, dada a particular dádiva do seu mito fundador, realisticamente, é a República, as mais das vezes, a forma de governo que culmina ao trauma institucional, à cizânia social, ao descaminho de uma ditadura. Uma casa dividida não subsiste.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Liam Bourn

Liam Bourn Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @LiamBourn

9 Jun
A CORRUPÇÃO DA INTELIGÊNCIA

Se fosse líder de uma ditadura imperialista, que absolutamente dependesse de importações de commodities, de modo a cobiçar as riquezas naturais do território do Brasil e já tivesse a informação e o discernimento de como funciona os esquemas mentais...
os vícios de raciocínio da medíocre, pedante, adoecida e atual sociedade brasileira, exemplificados nos narcisistas burocratas, acanhados generais e bobos alegres políticos conservadores do Brasil, jamais iria ter o dispêndio de tomar esse território por meio de uma custosa...
logística de Inteligência, tampouco apelar ao empreendimento bélico. Tendo em vista esta estupidificação coletiva, iria hipnotizá-los à passividade e, em seguida, adquirir deles a total servidão através do Direito, por meio da estética burocrática e do juridiquês pernóstico.
Read 9 tweets
7 Jun
Suponhamos que o Premier Neville Chamberlain, na medida de apaziguamento de 1938 (Acordo de Munique), conseguisse retirar e substituir o revolucionário Hitler e o quadro técnico nazista pelo conservador Von Schleicher (se não fosse morto pelos nazistas na Noite das Facas Longas).
Suponhamos também que, não obstante tal mudança, a ideologia revolucionária ainda continuasse presente na política alemã por meio da influência de partidários do Legislativo, de burocratas do Judiciário e dos meios de comunicação, dirigidos por interesses financeiros e políticos.
O Governo do Gen. Von Schleicher, apesar de nomear três ou cinco conservadores para o seu gabinete, não conseguia resistir às pressões daqueles agentes revolucionários por causa de três razões, a uma, porque ouvia as orientações dos colegas militares, que, de modo pragmático...
Read 5 tweets
31 May
Para tudo no universo, é a ordem o requisito fundamental para a sua estabilidade, fortaleza e desenvolvimento. Tudo que estiver em desordem estará fraco e em regressão. Os teóricos revolucionários sabiam e sabem disso, e, portanto, para alcançarem o poder político que almejam...
objetivando o paraíso terreno, ou a pretexto disso, criaram ideologias que materialmente são sistemas de pensamento e estratagemas de tomada do poder político por meio de ideais subversivos que atacam as bases sociais, históricas e institucionais da ordem estatal posta.
Não há tomada do poder e revolução das estruturas do sistema sócio-político, se antes a sociedade e as instituições não forem minadas. Por isso, os políticos da Esquerda tem a desordem como premissa de suas ações. E até mesmo quando ascendem ao poder pelo processo legítimo...
Read 9 tweets
29 May
Foi Rousseau que resgatou o conceito de democracia como modelo virtuoso, segundo o seu liberalismo revolucionário (francês), oposto ao liberalismo clássico de Locke. Democracia nunca foi um modelo de governo positivo até então, mas de confusão e de intermédio para tirania.
Assim como a monocracia contrapunha à monarquia (pois os sufixos significam intensidade de poder), em contraposição benéfica à democracia, Platão defendeu o idealismo da politeia, ora traduzida pelos romanos como república e, pelos europeus modernos, como constituição.
Idealismo porque nem mesmo Platão acreditava nesta utopia, como foi ratificado em A Política quando, mais maduro, defendeu o governo do melhor (monarquia) ou dos melhores (aristocracia). Já Políbio e Aristóteles defendiam um modelo misto de governo.
Read 5 tweets
18 May
Querem ter um vislumbre da diferença intelectual e preparo político-filosófico dos altos oficiais brasileiros para os de países como os EUA e França? Perceba que enquanto o Clube Militar emite notas de repúdio contra a corrupção das instituições, americanos e franceses...
são mais profundos e vão no âmago do problema, qual seja, os programas educacionais, as pautas subversivas e antinacionais, que são aprovadas pelo MEC, STF, MDH e Congresso. Enquanto os brasileiros tentam pôr ratoeiras na casa, os outros visam atacar a ninhada que está no esgoto.
Observem o conteúdo das palavras do então Comandante Matthew Lohmeier da Força Espacial Americana, ora demitido por criticar as ideologias neomarxistas (identitarismo racial) que estão a penetrar as escolas e destruir o senso de ordem nacional dos EUA.
breitbart.com/politics/2021/…
Read 4 tweets
18 May
Não critico certos "direitistas" do Brasil à toa. O que há desavisados, seja com ou sem intuito lúdico, totalmente irresponsáveis, empolgando-se com o ideal do sistema parlamentarista, ora, apregoado por um psicopata viciado em poder como Eduardo Cunha, não está no gibi.
Com esse nível de políticos emaranhados em uma rede sofisticada de corrupção, o parlamentarismo republicano é o sonho molhado de Cunhas, Maias e cia. Exatamente por isso que eles estão a defender há tempos esse sistema. Ou acaso vocês acham que eles pensam no futuro da nação?
De fato, o presidencialismo brasileiro é inviável e embargante para o desenvolvimento do país e uma presa fácil para grupos de interesses internos e externos. É um sistema costurado para o fisiologismo. Mas, ao menos, um presidente honesto protege, ou tenta proteger, o povo.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(