📣🌎Atualização Semanal no Monitor Socioambiental do Sinal de Fumaça
Elencamos toda semana em nossa linha do tempo conteúdos que retratam a conjuntura socioambiental do Brasil durante o período.
Confira aqui o nosso resumo do que aconteceu na última semana 🧵
📊Pesquisa @IPAM_Amazonia diz que brasileiros querem a preservação da Amazônia - em sua imensa maioria - mas não confiam no governo federal para fazer isso.
🌿 Câmara dos deputados vota urgência em reabrir a Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. Abertura ameaça fauna local e preservação de rincão de Mata Atlântica.
🔥 Mais um recorde negativo para o governo Bolsonaro e mais uma perda para todos brasileiros e brasileiras: desmatamento explode na Bacia do Xingu e devasta área equivalente a três cidades de São Paulo.
🚨 Armados, garimpeiros completam um mês de ataques e ameaças aos povos da Terra Indígena Yanomami. O @socioambiental destaca as tentativas dos indígenas de solicitar proteção e a negligência do poder público. Em entrevista ao @amazonia_real@Dario_Kopenawa pede ajuda urgente.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
🥸 Esse Almirante muito louco queria ajudar a contrabandear joias para o casal presidencial mas se viu metido em altas ciladas.
🤔Quem é Bento Albuquerque, o abre-alas do garimpo ilegal? Hoje na Sessão da Tarde da Puxada de Capivara do SdF em "Um Ministro do Barulho".
Muito antes de armar essa tremenda confusão, esse ex-ministro de Minas e Energia da pesada já vinha oferecendo terras indígenas para mineradoras internacionais e facilitando a vida de garimpeiros ilegais.
Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Jr. é um almirante de esquadra, um dos cargos mais altos da Marinha. Ele foi ministro de Minas e Energia do Brasil entre janeiro de 2019 e 11 de maio de 2022, fazendo parte do projeto de militarização de Bolsonaro do serviço público.
Desde 2020, nós do Sinal de Fumaça fazemos o monitoramento da crise socioambiental brasileira em discursos, leis e notícias.
Quer ver nossa retrospectiva da tragédia genocídio yanomami promovida pelo governo Bolsonaro? Segue o fio ⬇️
Em abril de 2020, reportamos a notícia que o adolescente yanomami Alvanei Xirixana Pereira, de apenas 15 anos, foi a primeira vítima do coronavírus entre indígenas no Brasil. O jovem vivia na aldeia Rehebe, rota do garimpo ilegal sinaldefumaca.com/2020/04/10/cov…
Em junho de 2020, alertamos que quase 40% dos Yanomami que vivem em áreas próximas às zonas de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY) corriam risco de contrair Covid-19 sinaldefumaca.com/2020/06/02/cov…
Nosso monitoramento da crise socioambiental não deixa dúvidas: bolsonarismo anda junto com destruição em todas as áreas.
Lembramos 6X q governo Bolsonaro destruiu patrimônio público socioambiental e desrespeitou a Constituição 👇
1. Dia do Fogo
Em 8/2019, fazendeiros e grileiros locais convocaram o “Dia do Fogo”. Encorajados por Bolsonaro, fizeram queimadas criminosas. Investigações revelaram que ao menos 250 fazendeiros organizaram o Dia do Fogo, mas até hoje ninguém foi responsabilizado.
O INPE detectou aumento de 300% de focos de incêndios florestais na região na semana do Dia do Fogo. A fumaça preta tomou o país e fez o dia virar noite no sudeste.
É GRAVE: O que é um Tarcísio de Freitas? Do que se alimenta? Qual a relação com o agro e com a mineração? Pq ele virou um superministro do Jair? Um carioca bolsonarista ex-aliado do PT na frente das pesquisas em São Paulo?
Essa puxada de Capivara que a situação é ASSUSTADORA🧵
O adjunto do Bolsonarismo tem seu segredo de sucesso no primeiro turno passando pela aceitação das elites paulistanas e da participação em fartos jantares e o recebimento de altos financiamentos de campanha.
Domingo mostra que é urgente olharmos para o legislativo. É lá que a boiada ganha força e a pauta socioambiental vira moeda de troca nas barganhas políticas entre os parlamentares e o governo.
Listamos 4 ameaças que pairam e tramitam no Congresso: o pacote da destruição 👇
🔴 ALERTA VERMELHO - APROVADO NA CÂMARA E AGUARDANDO TRAMITAÇÃO NO SENADO - PL 2633/2020 - O PL da Grilagem 🔴
🟠ALERTA LARANJA: PRONTO PARA ENTRAR NA PAUTA DAS VOTAÇÕES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS APÓS REGIME DE URGÊNCIA - PL 191/2020 -> MINERAÇÃO EM TERRAS INDÍGENAS 🟠
O Mato Grosso abriga Sorriso, que recebeu a alcunha de capital nacional do agronegócio.
Mas o estado também tem 63% de suas famílias em situação de insegurança alimentar.
Como esse estado, que compõe a Amazônia Legal, chegou a isso? Vem de fio 🧵👇
Lembrando que todas as conclusões e informações que você encontra aqui estão no nosso Guia Amazônia Legal e o Futuro do Brasil – Um raio X dos 9 estados da região entre 2018-2022:
- O estado concentra 74% da área agrícola da Amazônia Legal;
- Tem menos de 19% de sua área demarcada como Unidade de Conservação e TI;
- Registrou mais de 70 mil focos de incêndio entre 2020 e 2020;