Memória Vascaína Profile picture
Jul 11, 2021 10 tweets 5 min read Read on X
Nossa função?
"O Vasco da Gama do chá das sextas-feiras, do Grupo dos 13, das excursões à Ilha do Engenho, das batucadas de Santa Luzia, dos Bailes do Lasca-o-Pau, dos trens especiais para São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora, do Grupo dos Supimpas, vive apenas na saudade."
A evolução, que deveria trazer em seu bojo a tradição, transporta apenas o esquecimento.

São chamados de saudosistas os que ainda mantém viva a chama da tradição!

GB Álvaro do Nascimento Filho na sua coluna Zé de São Januário - Uma Pedrinha na Chuteira no Jornal dos Sports
Vamos explicar cada foto dos tt anteriores..
(1) Chá das sextas-feiras tradição iniciada na antiga sede da Travessa do Maia mostrada na imagem:
(2) O Grupo dos XIII, diretoria que conquistou o inédito bicampeonato do Rio de Janeiro em 1905/1906:
(3) Os famosos pic-nics e passeios à Ilha do Engenho. Tradição iniciada em 1903 e encerrada com o campeonato de 1921, quando logo após a ilha passou para a Marinha de Guerra. Na imagem vemos a barca da Cantareira e o desenbarque da banda dos fuzileiros e sócios vascaínos em 1912.
(4) Batucadas e bailes do Lasca-o-pau. Tradição iniciada nos reco-recos dos clubes náuticos. Com o tempo, passou a contar com as famílias vascaínas. Na foto vemos um reco-reco com o vascaíno Sinhô no lançamento do samba Fala Baixo no carnaval de 1921 na sede de Santa Luzia.
(5) Caravanas no trem expresso para São Paulo, Belo Horizonte e Juiz de Fora. Tradicional excursão vascaína onde o time realizava amistosos que contavam com a presença dos sócios. Na foto vemos a comitiva do Vasco na Estação da Luz na primeira excursão do Vasco à São Paulo em 19
(6) Grupo Aquático dos Supimpas, fundado em 1929 e filiado internamente ao CRVG. Eram sócios vascaínos agregados à sede de S. Luzia onde realizavam festas e torneios internos.
Os Supimpas cresceram tanto que, além dos torneios internos, foram filiados às federações de volei e basquete. Era como um segundo Vasco! Os sócios eram incetivados ao congraçamento social e à pratica de esportes livremente, dentro e fora do Vasco e em seu nome.
(8) Álvaro do Nascimento Rodrigues, o famoso Cascadura. Saudoso Grande-Benemérito do Vasco. Era jornalista do Jornal dos Sports onde escrevia a coluna Uma Pedrinha na Chuteira, sob o pseudônimo de Zé de São Januário, um verdadeiro registro da memória vascaína do Nosso Vasco!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Memória Vascaína

Memória Vascaína Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @HenriqueHuebner

Nov 27, 2021
1⃣ 11/11/1899 - Os proprietários da canôa Fidalga, filiada ao C. R. Vasco da Gama, realisaram domingo ultimo o baptismo do elegante barco, sendo para esse fim preparada uma encantadora festa, na qual tomou parte grande numero de senhoras e cavalheiros da nossa melhor sociedade.
2⃣Á 1 1/2 hora da tarde o modesto barracão da rua Santo Christo n. 20, vistosamente embandeirado e decorado com gosto, regorgitava de convidados, que se agrupavam junto do barco, então collocado sobre cavalletes na parte interna do edificio.
3⃣Desse grupo fez parte o nosso representante, que por longo tempo examinou a Fidalga, admirando o seu talho e construção, de elegancia aprimorada.
Read 12 tweets
Mar 6, 2021
05/03/1902 - Falecia o 1.º presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Francisco Gonçalves do Couto Junior, fundador e sócio n.º 1 Extra por aprovação da assembleia geral.
Foto: acervo Newton Santiago (bisneto do presidente Couto Junior)
#MemoVas
Entusiasta do esporte náutico, inovou com a adoção dos remos curvos que levaram o Vasco à sua primeira vitória logo na sua estreia na primeira regata em que participou.
Esteve à frente do clube em 3 mandatos, sendo o último logo após à 2.ª cisão, o que foi fundamental para o soerguimento do clube em 1901, quando retornou com sua flotilha de barcos.
Read 6 tweets
Jun 17, 2020
1920/1922 - Campo da Rua Barão de Itapagipe - Alugado na presidência de Marcilio Telles, fez com que o Vasco desenvolve-se rapidamente seu futebol em razão do seu uso exclusivo. No local se fez vários torneios internos entre os sócios. Hoje é o Hospital da Aeronáutica.
#MemoVas
(foto 1) No inicio do ano de 1920, o Vasco da Gama alugou o campo que fora do Atlas F. C., sendo proprietária a Baronesa de Mesquita. Situado no então n.º 119 da rua Barão de Itapagipe, no terreno hoje se ergue o Hospital da Aeronáutica.
(foto 1) O vestiário do campo da Barão de Itapagipe era "confortável", pois possuía um chuveiro de água "quente" pelo processo mais simples, a caixa d'água, mandada construir pelo Vasco, ficava exposta ao sol. Quando não havia sol, o banho era com água fria
Read 10 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(