Você sabe o que é uma embolização de hematoma subdural? O outro procedimento que o presidente Lula vai fazer?
Vem comigo que vou tentar te explicar de forma simples e direta.
Todo mundo já sabe o que é um hematoma subdural, certo?
Pra quem ainda não sabe, é um acúmulo de sangue que ocorre entre o cérebro e a membrana que o protege, a dura-máter.
Ele geralmente aparece após um trauma na cabeça e pode causar sintomas como dor de cabeça, confusão e défices neurológicos.
Quando o hematoma subdural se torna crônico, ou seja, permanece por muito tempo ou volta a acontecer, é possível tratá-lo com um procedimento chamado embolização por cateterismo.
Hoje, a notícia sobre o presidente Lula deixou muita gente preocupada.
Vou explicar de forma simples o que pode ter acontecido, baseado no boletim médico e em informações gerais sobre esse tipo de caso.
Lula sofreu uma queda no banheiro há quase 2 meses. Na época, ele foi avaliado e liberado após exames. Mas, ao que tudo indica, ele pode ter desenvolvido um hematoma subdural, um sangramento na cabeça que ocorre lentamente após um traumatismo craniano (TCE).
O hematoma subdural (HSD) acontece quando um pequeno vaso sanguíneo se rompe e começa a sangrar entre o cérebro e uma camada chamada dura-máter. Esse sangramento pode ser lento e, com o tempo, acumula sangue, aumentando a pressão no cérebro.
*imagens de HSD da internet (não são do presidente Lula)
Uma geração que não prestou atenção nas aulas de geografia.
Uma geração que não prestou atenção nas aulas de geografia.
O capitalismo, a exploração, os interesses de certos grupos estão subentendidos nas imagens e refletem o porquê da ocupação de certas áreas protetoras.
Hoje faz 3 anos que foi decretado o 1º lockdown no Brasil devido a pandemia da COVID-19.
Ainda hoje quando vejo um estabelecimento com a tag ‘Vai dar certo’ ou sua variante ainda pior ‘Deu certo’, eu me pergunto:
- Para quem?
De lá pra cá tivemos:
• 700 mil mortes
• Descaso do ex-governo com a saúde
• Negacionismo
• Corrupção na compra de vacina
• CPI que apontou culpados que ainda não foram punidos
E quanto disso poderia ter sido evitado (ou pelo menos reduzido) se o governo e várias figuras públicas tivessem dado a importância que o momento merecia?