COMO ESCOLHER FITA DE LED PELAS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

V / lm / W/m / IP / IRC
Existem dois tipos de funcionamento para as fitas: por ALTA tensão, 110 ou 220V, conectada diretamente na tomada (usadas apenas onde não há contato físico, como em sancas no gesso, uma vez que podem dar choque)
e por BAIXA tensão, que são usadas em qualquer superfície, mas que possuem um pequeno transformador (driver ou fonte) antes do plug. Neste caso, considere o espaço para encaixar a FONTE da fita, que sem sempre é pequena (as fitas multitemperatura possuem fontes bem grandes);
OS PONTOS DE CORTE

As fitas de alta tensão só possuem pontos de corte (em que você pode literalmente cortar e dividir a fita) a cada 50cm ou 1m, sendo usadas somente em grandes perímetros.
Já as de baixa tensão possuem pontos de corte muito menores, em torno de 5cm, e facilitam muito a aplicação em superfícies menores.
Ainda é possível fazer emendas nas fitas, soldando os pontos de corte.
INTENSIDADE DA LUZ

É a radiação emitida pela fonte, medida em LÚMEN (lm). A escolha depende da intenção, se for apenas decorativa, 200 a 400 lm/m são suficientes. Caso queira iluminação direta em um ambiente completo, é ideal fazer um cálculo luminotécnico, com um arquiteto 😝
EFICIÊNCIA LUMINOSA

É a relação entre a intensidade da luz e a energia consumida. Uma fita para iluminação decorativa consome em torno de 5W/m, dependendo da marca.
ÍNDICE DE PROTEÇÃO

É um número que indica a proteção da fita contra sólidos e líquidos, conforme a tabela. Esse índice deve ser considerado caso o uso da fita de LED seja em área úmida, como um banheiro, ou em área externa e piscina.
ÍNDICE DE REPRODUÇÃO DE COR

A iluminação artificial pode distorcer a tonalidade real das cores. Para quem necessita de iluminação com reprodução FIEL das cores (como ilustradores) é importante conferir o valor do IRC. A escala varia de 0 a 100, sendo o valor mais alto mais fiel.
TEMPERATURA DE COR

É a tonalidade da luz emitida pela fita, medida em Kelvin (K). Quanto menor o número, mais quente (amarelada) será a luz. Existem fitas que permitem oscilar entre as temperaturas de branco (chamada multitemperatura) e ainda as RGB, que emitem todas as cores.
Para efeito decorativo em ambientes de relaxamento, como salas e quartos, escolha temperaturas mais quentes (2700K ou 3000K). E em ambientes de trabalho, como cozinha ou homeoffice, escolha temperaturas de cor mais frias (4000K a 6000K)
SMARTFITAS

Por fim, existem as fitas que são controláveis por comando de voz ou APP (com Alexa ou Google), sendo especificadas por SMARTFITA WI-FI. Existem em RGB e multitemperatura, e também permitem controlar a intensidade da luz.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Laura Peccin

Laura Peccin Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(