VIAGEM ESPACIAL 🚀 Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, vai para o espaço nesta terça-feira, 20. O voo está confirmado para começar às 10h (horário de Brasília) e o lançamento acontecerá no Texas - via @EstadaoLink bit.ly/2VSmHwC
@EstadaoLink O foguete New Shepard será lançado com quatro passageiros: Jeff Bezos, seu irmão Mark Bezos, uma pioneira do setor aeroespacial de 82 anos e um jovem de 18 anos bit.ly/2VSmHwC
@EstadaoLink Foguete não tem ré? E nem piloto! Com inteligência artificial (IA), o veículo da Blue Origin é totalmente autônomo, o que significa que todos a bordo são passageiros, sem pilotos no comando bit.ly/2VSmHwC
@EstadaoLink FALTA POUCO 🚀 A tripulação já embarcou no foguete. A viagem terá transmissão pela internet e está sendo acompanhada pelo Estadão bit.ly/2VSmHwC
@EstadaoLink São esperados 11 minutos de viagem, que terá três etapas: o lançamento do foguete, a separação da cápsula com os passageiros e o retorno da tripulação à Terra em queda livre com paraquedas. Acompanhe essa saga ouvindo nossa playlist: spoti.fi/3BgC2HL
@EstadaoLink 3, 2, 1... COMEÇOU 🚀 Acompanhe a transmissão da viagem espacial em nosso site: bit.ly/2VSmHwC
@EstadaoLink Voo realizado com sucesso ✅ A primeira tripulação da Blue Origin, empresa de exploração espacial de Jeff Bezos, chegou ao solo às 10h22 (via @EstadaoLink) bit.ly/2VSmHwC
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
‘Eu, que não tenho nada a ver com Trump, fui dispensado’: tarifaço coloca 618 mil empregos no Brasil em risco
Inspetor de qualidade foi um dos demitidos da Engemasa, de São Carlos, que ficou sem perspectiva de estabilidade de fluxo de caixa por conta da alta das tarifas > bit.ly/4ltLQEc
Empresas ligadas à indústria são as mais atingidas > bit.ly/41KK8qL
>@pfnery: Ressurgiu uma fala do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, defendendo que juízes e procuradores precisam ser bem remunerados, pois ganhariam mais na iniciativa privada. O que dizem os dados? Segue o fio sobre prêmio salarial
O conceito econômico para essa comparação é o prêmio salarial. Ele mostra quanto um servidor ganha a mais (ou a menos) em relação a um trabalhador com o mesmo perfil no setor privado.
Esse cálculo considera características como escolaridade, idade e experiência. Ou seja: compara estatisticamente pessoas semelhantes — a diferença, então, está em trabalhar no público ou no privado.
Em quase todos os países, o setor público pagaria mais — mas o Brasil é um caso fora da curva, no caso dos servidores federais. Veja este gráfico da OCDE: o prêmio salarial seria de 100% no caso da União. Ou seja, servidores federais ganhariam o dobro do que pessoas com o mesmo perfil na iniciativa privada.
>@pfnery: Imagine essas manchetes:
• Paraná dobra a pena por estupro
• Maranhão libera cassinos em resorts
• Bahia lança “Nova CLT” para atrair call-centers
Parece absurdo? Em outros países acontece: normas trabalhistas e até penais variam de Estado para Estado.
@pfnery O governador Ratinho Junior chamou atenção recentemente pelo pedido de dar maior autonomia para os Estados em matéria de direito penal, bandeira que no passado já foi de Sergio Cabral.
📷: Jonathan Campos/AEN
@pfnery Na economia, um tipo de regulação que raramente fica tão concentrado em uma capital federal são as normas trabalhistas. Um exemplo óbvio é o do salário mínimo, que nos Estados Unidos pode variar até por cidade.
O Brasil chegou ao menor número de nascimentos em quase 50 anos, anunciou o IBGE. A transição demográfica mais rápida do que o previsto afetará o PIB e as contas do governo. Muitos países e acadêmicos se debruçam sobre como estimular a população a ter filhos, um debate que está apenas começando no Brasil!
🧶 Siga o fio com @pfnery
O lado positivo da redução da fertilidade inclui a queda na pobreza infantil, com menos crianças nascendo em lares vulneráveis, e a redução da violência, à medida que o número de homens jovens – responsáveis pela maior parte dos crimes – se reduz.
No lado negativo tem a redução da força de trabalho, particularmente da mais produtiva.
Menos crianças nascendo significa menos trabalhadores e menos contribuintes para a Previdência. E quem tem menos filhos são justamente os lares mais ricos, onde há maior probabilidade de florescerem trabalhadores de maior produtividade.
São crianças que têm melhor acesso à educação, recebem melhor cuidado e se tornam os trabalhadores de maior renda (ou maior produtividade no jargão).
🇧🇷 🇨🇳 Lula admite pedido a Xi para intervir no TikTok em meio a debate no Brasil sobre regulação das redes
“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital –sobretudo o TikTok”, disse Lula.
Lula se mostrou irritado com o vazamento da conversa sobre o TikTok envolvendo a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e o presidente chinês.