Já que é véspera de Copa, que tal uma história pouco conhecida? Faltando dois dias para a estreia do Brasil na competição em 1950 (22/06), a seleção fez um treino apronto de 60 minutos contra o Flamengo, no Maracanã.
O treino entre Brasil e Flamengo em 1950 não era para ter torcida. Porém, o estádio ainda estava em obras e o jogo foi marcado na hora do almoço dos operários, que largaram as marmitas para assistir. Também apareceram penetras, dirigentes, até espiões de outras seleções.
O público no treino começou a torcer. Adivinha pra quem? Pro Brasil? Não! Pro Mengão, é claro. Aplausos para os rubro-negros. Vaias para a seleção. Isso irritou o técnico Flavio Costa, do Brasil. Ainda mais que a seleção saiu perdendo por 2 a 0 e só virou no fim.
Brasil com o Pelé em 1958 e em 1976. Dois jogos contra o Flamengo. E nas duas partidas deu Mengão.
Pouco antes de conquistar o 1º título, a seleção enfrentou o time rubro-negro (11/05/1958). Mesmo sem Zagallo, Dida, Joel e Moacir, que estavam com Garrincha, Pelé, Didi e Nilton Santos no adversário, o Mengão venceu com um gol de Manuelzinho: Flamengo 1 x 0 Brasil.
Em 1976, o Flamengo voltou a enfrentar a seleção (06/10). No jogo em homenagem à Geraldo, ocorreu o duelo Zico x Pelé. O Brasil ainda tinha Félix, Carlos Alberto Torres, Rivelino e Jairzinho. Mas quem brilhou foram os rubro-negros Paulinho e Luís Paulo: Flamengo 2 x 0 Brasil.
Dizem que o Flamengo não é time, é seleção. É possível que isso possa ser provado. Na nossa história disputamos várias partidas contra selecionados nacionais. São mais de 50 jogos e a maioria deles com vitórias rubro-negras.
Argentina, Uruguai, Chile, Romênia, União Soviética, México, Japão, Estados Unidos, Dinamarca, Alemanha Oriental, Hungria, Jamaica, Gana, Iraque, Austrália e até mesmo o Brasil. A lista de jogos do Mengão contra seleções é grande e engloba os cinco continentes.
Sim, está acontecendo. O urubu e o pica-pau estão na área! ❤️🖤
O Flamengo e a @usereserva se juntaram para criar uma coleção limitada de peças que vai arrebatar corações. São casacos, bonés, bermudas, camisas e muito mais pra usar do esporte a qualquer momento do dia.(+)
Confira os relacionados para a partida contra o Sport pelo Brasileirão. #VamosFlamengo
Após exame, que constatou lesão na panturrilha esquerda, Filipe Luís iniciou tratamento no CT. Assim como Willian Arão, com edema ósseo no joelho esquerdo. #CRF
Isla realizou exame bioquímico e termografia que apresentaram desgaste muscular; Léo Pereira e Diego Alves seguem com dor, após reavaliação no CT; no treinamento, Andreas sentiu dores no púbis, e Piris, na região anterior da coxa direita. Os cinco realizarão exames de imagem.
O Clube de Regatas do Flamengo se orgulha em ser um dos maiores formadores de atletas olímpicos do país. São mais de 800 rubro-negros em todas as categorias da Gávea, que estão constantemente nos pódios nacionais e internacionais.
Somos Flavinha, somos Rebeca, somos Isaquias Queiroz - o maior medalhista do país em uma única edição de Jogos Olímpicos - e tantas outras estrelas que trazem alegrias ao Brasil com sua dedicação, superação e raça em todas as competições.
Em Tóquio, veremos ainda o jovem Jacky Godmann, na canoa, e a cria da Gávea Naná Almeida, na piscina, ambos estreantes em Olimpíadas, ao lado da maior medalhista pan-americana do país, Larissa Oliveira, e a mais jovem nadadora da delegação brasileira em 2016, Gabrielle Roncatto.