É verdade que os celebrados flavonoides aparecem em vários outros alimentos — laranja, cebola e maçã são alguns deles. Mas, quando provenientes de morango e companhia, essas substâncias teriam maior afinidade com as bandas do cérebro. Segue a thread🧵 1/5
Há pistas de que isso aconteça porque as frutas vermelhas esbanjam um tipo específico de flavonoide: a antocianina. E ela não é especial só para a cuca. Também parece atuar no equilíbrio do colesterol, isto é, na redução dos níveis de LDL, a fração indesejada, e 2/5
no aumento do HDL , o "tipo do bem". Outro biocomposto importante presente no morango morango atende pelo nome de Ácido Elágico. Uma vez dentro do corpo, ele evita danos celulares. Até por causa disso, o fruto pode ser visto como promotor da longevidade. 3/5
O alimento guarda ainda uma abundância de vitamina C. Para ter ideia, em um único morango há o dobro da quantidade detectada na laranja-lima. Além de melhorar a resistência do organismo a infecções, esse nutriente é associado ao menor risco de tumores. 4/5
Sem falar nas fibras, que colaboram para a manutenção das taxas de glicose e insulina — e, como consequência, acabam por contribuir a combater o desenvolvimento de diabetes tipo 2. Sim, lambi o prato e sujei toda a barba, fiquei parecendo um coelho assassino de morangos. ☺️🥰5/5
Quer mais informações sobre Genômica Nutricional e Epigenética Alimentar? Segue meu canal no Instagram @medmolconsult é isso, fim da thread.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Publicado dia 01 de maio de 2024 esse artigo científico que tá dando o que falar, muitos cientistas estão lendo e comentando aqui no twitter e vim trazer esse fio em português falando um pouco sobre as descobertas desse artigo e o que isso implica🧶 1/
Dois laboratórios diferentes, o Departamento de Bioquímica e Biofísica Molecular, o Departamento de Neurociências ambos da Columbia University, além do Laboratório de Imunidade e Microbioma e do Centro de Pesquisa do Câncer ambos da cidade de Bethesda descobriram um novo 2/
novo mecanismo imunológico envolvendo um circuito corpo-cérebro que controla e regula respostas inflamatórias pelo corpo. Importante lembrar que testes foram realizados em camundongos, porém é um passo decisivo na pesquisa de doenças auto-imunes 3/
Fiquei felizinho por causa de umas paradas aí, daí parei e pensei e se eu trouxer um pouco de bug mental pra vocês hoje falando sobre Transferência Lateral de Genes e Transferência Horizontal de Genes? Em 2021 a Cell publicou sobre essa mosca🧶⬇️
Ao sequenciar o genoma da mosca branca Bemisia tabaci (sequenciar genoma = descobri a sequencia de nucleotídeos de todo o DNA de um organismo através de técnicas de sequenciamento de DNA) os cientistas da Universidade da Suíça encontram um gene que é normalmente⬇️
encontrado em plantas, o gene conhecido como BtPMaT1 comumente encontrado em plantas desta vez presente no genoma desta mosca. Primeiro foram identificar qual a função desse gene nas plantas, daí descobriram que o gene BtPMaT1 pode ajudar as plantas a armazenar toxinas ⬇️
Minha mãe me ligou SUPER contente pq DESARMOU COMPLETAMENTE uma MÉDICA ANTI-VACINA numa palestra HUAHSUAHSUHAU minha mãe é técnica em eletricidade aposentada, discutiu com a MÉDICA "meu filho já sequenciou o Sars-2, ele me explicou como funciona a vacina de mRNA, você é burra!
Chorando de felicidade aqui viaaadaaa, foi pra isso aqui que estudei biologia molecular de vírus, pra ver minha mãe botando médica anti-vacina no lugar dela!!!! Ensinando dogma central da biologia molecular pra uma médica!!!!
Marquinho @marcosaur3 venci por 24h na vidaaaa!!!! Tome dose de serotonina aí pra vocêêêêê, tô chorando reeeaaall, alguém me abraçaaaa aaeeehhhh
Pessoal depois do fio da doença Mão-Pé-Boca uma galerinha falou que ainda queria ver mais informações sobre as sequelas da Covid-19 ou Covid Longa, como é mais chamado, hoje queria trazer algumas informações sobre a conexão Covid-Depressão-Ansiedade, vem de fio 🧶
Antes de mais nada queria relembrar/introduzir esse conceito que aprendi na minha pós de genômica nutricional e microbioma, que é o Eixo Cérebro-Intestino-Microbioma, nesse artigo de 2015 logo abaixo demonstra a importância do metabolismo do ⬇️ sciencedirect.com/science/articl….
triptofano para a síntese de serotonina, primeiro o triptofano é um aminoácido essencial, significa que não conseguimos produzir ele ou produzir rápido o suficiente para atender a demanda do nosso corpo, portanto esse aminoácido precisa vir da dieta, o triptofano é muito⬇️
Pessoal,minha companheira trabalha na escola da prefeitura d Campinas onde está tendo um mini surto de doença "mão-pé-boca" das 15 crianças 13 já tiveram, outras 2 escolas tb estão tendo casos, estudei esse vírus na Infecto Molecular, daí resolvi falar um pouco dele, vem de fio🧶
A doença mão-pé-boca (DMPB) é causada pelo vírus Coxsackie e/ou outras variantes de enterovírus, no Brasil de acordo com o Centro de Virologia do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo as variantes (CV)A16 e (EV)-A71 e recentemente neste artigo⬇️
foi também detectada a sub-linhagem CVA6 D3 em 2021 que acometeu crianças de 0 a 5 anos junto com a pandemia da Covid-19. Pelo isto ainda tá ocorrendo, pelo menos em Campinas, não sei como tá na capital no momento. Lembrando esse vírus é da família Picornaviridae que tb inclui⬇️
2 pessoas vieram me perguntar se o uso de ketamina é perigoso e se dá pra morrer de ketamina, resposta, não só dá pra morrer, uma pesquisa rápida mostra que já tem pessoas morrendo de ketamina nos Estates, vem de fio e entenda a toxicidade dessa droga🧶
A quetamina é um análogo estrutural do anestésico dissociativo e da droga recreativa fenciclidina (PCP). Semelhante à fenciclidina, a quetamina causa analgesia e amnésia sem a depressão cardiovascular e respiratória associada aos anestésicos comuns.⬇️
Desde meados da década de 80 já se sabe q a quetamina causa bloqueio dependente do uso do receptor N-metil-d-aspartato (NMDA)2; e q esse bloqueio da atividade sináptica provavelmente causa a perda da capacidade de resposta, envolvida na analgesia. ⬇️ sciencedirect.com/science/articl…