Pq o kiwi tem um ovo tão grande? Existe alguma vantagem em ter esse ovo enorme? Vem conferir mais essa peculiar nesta thread.
O kiwi é uma ave peculiar, ele não voa, é noturno e suas penas se parecem mais com pelos e ele tem as narinas na ponta do seu bico. Mas o q mais chama atenção é seu ovo enorme.
Embora o maior ovo de uma ave seja o de um avestruz, porém ele representa apenas 2% de sua massa corporal. Já o ovo do kiwi ocupa cerca de 20% do corpo da mãe. A tal ponto q dois dias antes a fêmea para de alimentar.
A teoria mais antiga q busca explicar esse tão grande em um ave pequena, seria de q o ovo era um resquício evolutivo de quando os kiwis eram aves grandes. Na época acredita-se q a ave de parentesco mais próximo era o extinto gigante Moa.
O moa chegava a medir 3.6 metros de altura e podia pesar até 230Kg. Acontece q antes dos humanos chegarem na Nova Zelândia, os kiwis não tinham predadores q os obrigassem a reduzir o tamanho de seus ovos e como não era algo ruim, eles teriam se mantido.
Porém novos estudos mostraram que o parente mais próximo dos Moa não eram os kiwis como se pensava antes. Era o pequeno tinamous, q habita as Américas, q tbm é pequeno e voa, além de possuir ovos muito bonitos e isso põe em cheque a teoria anterior
Para produzir um ovo tão grande, a fêmea do kiwi deve comer três vezes mais do que o normal.
O ovo cresce para ocupar 15-20% de sua massa corporal e sua barriga de "grávida" se projeta tanto que toca o solo.
A fêmea tem que andar com as pernas bem afastadas para acomodá-lo. Às vezes, a fêmea molha a barriga em água fria para aliviar a pele inflamada e esticada e, temporariamente, aliviar o peso.
A fêmea do kiwi é uma das 1% de aves do planeta com dois ovários funcionais . O restante possui apenas um ovário funcional
Mas nem tudo é ruim em se ter um ovão desses. A maioria dos ovos de pássaros tem 35-40% de gema, mas o ovo do kiwi tem 65% de gema.
A gema nutritiva produz filhotes de kiwi que eclodem totalmente emplumados e independentes, e é tão enorme que continua a sustentá-los durante a primeira semana de vida.
A maioria das espécie coloca um único ovo por ninhada. Apenas o kiwi marrom bota dois ovos, em casos raros pode chegar a 3 ovos. E quem choca os ovos são os machos, as fêmeas vão embora.
Os ovos de kiwi têm uma casca muito fina e são muito frágeis.
Isso, junto com a gema muito rica e a longa incubação em uma toca subterrânea úmida e quente, torna os ovos de kiwi muito suscetíveis à infecção.
Outra curiosidade é que os ovos possuem uma alta concentração de compostos antimicrobianos, eles possuem níveis recordes de uma proteína chamada ovoinibitor, que protege contra os fungos.
Uma grande ameaça aos kiwis são os arminhos. Eles foram introduzidos na Nova Zelândia como forma de controlar os coelhos q saíram de controle. E atualmente são um dos maiores predadores dos kiwis, junto dos cães domésticos
Os kiwis são aves lentas e q não tinham nenhum predador terrestres q as ameaçasse. E os Zoológicos da Nova Zelândia realizam uma operação chamada de Nest Eggs, q retira os ovos dos ninhos e coloca em chocadeiras, isso faz as fêmeas botarem mais e os filhotes são reintroduzidos
Se quiser entender mais da evolução do ovo do kiwi, as vantagens q esse ovo grande dá, como os embriões de aves respiram e a importância da gema, entender o processo do filhote do kiwi pra sair do ovo e a incubação, vem conferir neste vídeo
Para vc, o sexo é somente para reprodução? Muita gente acredita que sim, o sexo no reino animal seria somente com essa função. Porém não é bem assim. Vem conhecer nessa thread o sexo sócio sexual, e como o sexo pode ser usado como troca, reforço de vínculo, domínio, prazer e muito mais
Evidências de atividade sexual não-conceptiva são generalizadas no reino animal. Em particular, o sexo durante a gravidez, encontros do mesmo sexo, sexo oral e masturbação são observados em quase todos os animais não humanos
O comportamento sexual não-concepcional (NCSB), ou comportamento sócio-sexual, tem forma sexual, mas não facilita a reprodução direta e foi relatado em mais de 300 espécies animais, de insetos a primatas, mas esse número ainda é tão baixo pq é um campo relativamente novo de pesquisa.
Vem entender nesta thread como a própria ciência contribuiu para a invisibilização do comportamento homossexual e tbm na manutenção de estigmas e preconceitos.
Ao nos referirmos aqui em comportamento homossexual estamos nos referindo a TODO comportamento de cunho sexual ou sócio-sexual exibido por indivíduos do mesmo sexo. Seja a monta, a penetração, o namoro, o cortejo, a formação de pares ou vínculo de casal. E isso independe de qual o contexto em q esses comportamentos são expressos.
Conversamos anteriormente sobre a diversidade do comportamento homossexual aqui:
Sobre o tema de raças de cães consideradas agressivas, em particular o pitbull gostaria de deixar algumas considerações, a partir do ponto de vista de etólogo e da minha experiência de 3 anos como Diretor de Vigilância em Saúde e coordenação do setor de zoonoses:
Primeiro de tudo, em Minas Gerais existe a LEI ORDINÁRIA Nº 16301, DE 7 DE AGOSTO DE 2006 que regulamente a criação de A criação de cães das raças pit bull, dobermann, rottweiler e outros de porte físico e força semelhantes. Essa lei traz alguns trechos muito importantes:
Art. 2º O proprietário de cão de qualquer das raças a que se refere o art. 1º desta Lei é obrigado a registrar o animal com mais de cento e vinte dias de idade, mediante apresentação da seguinte documentação:
I - comprovante de vacinação do animal;
II - qualificação do vendedor e do proprietário do animal;
III - declaração da finalidade da criação do animal.
Art. 5º O proprietário de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei fica obrigado a adotar as seguintes medidas de segurança:
I - colocar, no animal, coleira com o número do seu registro;
II - manter o animal em área delimitada, com dimensões suficientes para o seu manejo seguro, guarnecida com cercas, muros ou grades que impeçam a fuga do animal e resguardem a circulação de transeuntes nas proximidades;
III - afixar, de forma visível, à entrada do imóvel onde é mantido o cão, placa de advertência que informe a raça, a periculosidade e o número do registro do animal;
IV - impedir o acesso do cão a caixas de correio, hidrômetros, caixas de leitura de consumo de energia elétrica e equipamentos congêneres.
Art. 6º Na condução em via pública e no transporte de cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei, é obrigatória a utilização de equipamentos de contenção do animal.
Art. 7º O cão das raças a que se refere o art. 1º desta Lei que agredir alguém será recolhido e examinado por médico veterinário, que emitirá parecer sobre a possibilidade de sua permanência no convívio social.
Parágrafo único - Se o parecer de que trata o caput deste artigo concluir pela impossibilidade de permanência do cão no convívio social, o animal será eliminado por médico veterinário, após sedação.
Art. 8º Na hipótese de cão das raças de que trata o art. 1º desta Lei ferir alguém, fica o proprietário sujeito ao pagamento de multa de 1.000 (mil) Ufemgs.
§ 1º - No caso de a vítima comprovar, por meio de laudo médico acompanhado de boletim de ocorrência ou representação, que houve lesão decorrente do ataque do cão, a multa a que se refere o caput deste artigo será cobrada em dobro.
§ 2º - Na ocorrência de lesão corporal grave, o proprietário do cão será multado em 3.000 (três mil) Ufemgs.
Sabe quando vc fica com raiva de uma porta q não se abre e vc começa a xingá-la ou quando a impressora emperra quando vc mais precisa dela e vc fala q ela faz de propósito? Vem entender um pouco mais sobre essa característica de atribuir sentimentos humanos a seres não humanos
O cenário q descrevemos anteriormente podermos dar um nome a ele, antropomorfismo. O antropomorfismo basicamente é atribuição de sentimentos, intencionalidade, emoções q são exclusivamente humanas a seres, coisas e entidades não humanas.
O antropomorfismo é, de certa maneira, uma forma de nos conectarmos ao mundo q nos rodeia. Ao atribuirmos estados emocionais a seres, sejam eles os nossos animais de companhia, ou mesmo entidades como a própria natureza, nossa relação com eles pode se tornar mais empática.
Como o fato das florestas tropicais africanas se tornarem savanas, e nós passarmos a sermos bípedes influenciou nossa capacidade de pensar o futuro? Vem conferir um pouco mais deste tema nesta thread
Primeiro vale destacar que vamos apresentar aqui somente uma hipótese, dentre as mais diversas do tema que existem! Tendo isso em mente, vale relembrar que sobre o tema de pensar sobre o futuro e tbm sobre o passado, já temos thread aqui no perfil:
Segundo a hipótese de Savage-Rumbaugh (1994), as mudanças ocorridas no Mioceno, que levou a perda das extensas florestas tropicais q nossos ancestrais viviam nas árvores, em extensas savanas, causou profundas mudanças em nossos ancestrais.
A esporotricose é uma doença fúngica em expansão em todo território brasileiro, ela afeta principalmente os gatos e a nós humanos. Nos gatos ela é uma doença grave q pode levar a morte. Em humanos ela causa lesões que podem ser extensas e dolorosas. Vem conhecer um pouco mais dos sintomas da esporotricose:
Antes de iniciar gostaria de destacar que este é i primeiro conteúdo de uma série sobre a esporotricose, ainda iremos falar sobre a epidemiologia e historia da doença, das formas de interação fungo/hospedeiro e do tratamento. Agora iremos nos focar nos sinais clínicos em humanos e gatos. E tentei selecionar as imagens menos chocantes possíveis e estão todas marcadas com a tag de sensível.
A esporotricose é uma micose causada pelos fungos do gênero Sporothrix, q incluem várias espécies. A espécie mais comum no mundo é o Sporothrix schenckii, porém no Brasil o Sporothrix brasiliensis tem se tornado uma grande preocupação a saúde pública, por ser uma espécie mais patogênica que as outras.