Se o ser humano veio do macaco, por que ainda existem macacos?
Muita gente usa este 'argumento' para tentar falar que a Evolução é uma farsa, ou as vezes por não saber mesmo, uma dúvida normal. Vamos resolver e explicar essa pergunta agora! Segue o fio:
A frase ''homem veio do macaco'' já inicia errada pelo motivo: quando você fala que veio de algum lugar, se pressupõe que você não esteja mais lá, e é ai que essa frase está errada. Nós não viemos do macaco, nós somos macacos!
Foto: dedo de um gorila com despigmentação.
O ponto vermelho marca onde houve a separação das linhagens que deram origem aos chimpanzés (nossos parentes vivos mais próximos) e a linhagem dos seres humanos! Essa divisão ocorreu há cerca de 7 milhões de anos.
Em vermelho, o ponto em que houve divisão das linhagens.
Dentro círculo azul, a linhagem humana (imagem 2).
Como eu falei, os chimpanzés são os nossos parentes mais próximos (VIVOS), por que dentro do círculo azul, temos várias espécies mais próxima, mas estão extintas!
E mesmo essa separação entre os seres humanos e os chimpanzés tenha sido há cerca de 7 milhões de anos, ainda temos muitas coisas em comum, inclusive com outros primatas, e é isso que vou falar agora:
Foto: chimpanzé com uma condição que faz perder os pelos.
Morfologia:
Olhando a árvore desses primatas (imagem 2), mostra que a linhagem que deu origem aos gorilas se dividiu da linhagem que no futuro daria origem aos humanos e chimpanzés há 10 milhões de anos. Mesmo assim, ainda temos muitas semelhanças com os gorilas.
Humano x Gorila
Questão genética:
O nosso material genético é 98% igual aos do bonobo (que é um chimpanzé). Isso significa que nesses 7 milhões de anos separados, a diferenças acumuladas só dão 2% de diferença entre os nossos materiais genéticos.
E sim, se você fizer um exame de DNA e comparar com de um chimpanzé, o resultado será 98% igual ao do nosso primo chimpanzé.
Pela proximidade, podemos inclusive portar doenças parecidas. Estão sendo relatos casos de chimpanzés com lepra.
Sem contar a questão comportamental que dividimos com nossos eles. Chimpanzés são animais super sociais, podem se dividir com líderes e outras diversas questões como as nossas.
Os outros macacos não vão evoluir 'até virar' humano. O ser humano não é o ápice da evolução, que inclusive não existe. A evolução não ocorre para concluir um objetivo. O chimpanzé esta bem sendo um chimpanzé.
Então se você chama gibões, gorilas, chimpanzés, e todos outros primatas de macaco, não faz sentido não chamar o último ali de macaco também. Ou seja, não viemos do macaco, nós somos macacos! Não existe nenhuma espécie mais evoluída que outra, todas estão no mesmo nível.
Por fim, a comparação de dedo de um chimpanzé e um dedo humano.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
A incrível relação dos povos indígenas da Amazônia com o pirarucu, segue o🧶
📷 Ricardo Oliveira
Um único peixe desses pode alimentar toda uma família. O pirarucu é o maior peixe com escamas de água doce do planeta, podendo beirar os 200 kg.
Tudo do peixe é aproveitado. A língua do pirarucu é utilizada por muitos povos indígenas da região amazônica como lixa. Essa 'lixa' auxilia na confecção de remos e canoas, além de outros objetos. As escamas vão para o artesanato.
O que está acontecendo em Maceió? Já são mais de 55 mil pessoas que tiveram que abandonar suas casas, o que está sendo considerado o maior desastre urbano da história do planeta!
🧶
A Braskem é uma empresa que atua desde 1970 na região da cidade de Maceió, e tem suas 35 minas de extração de sal fechadas desde 2019, depois que rachaduras na casa de moradores não paravam de crescer.
Assim o sal-gema era extraído na cidade, com as diversas minas que a empresa deixou de legado na região. As análises mostram problemas estruturais nas minas, inclusive com risco de desabamento a qualquer momento.
A onça-parda (Puma concolor) é um felino que possui uma distribuição muito ampla, ocupando toda América Sul chegando até a América do Norte. Com toda essa distribuição, ela varia de tamanho, características e até comportamento conforme onde ela está, 🧶
Com essa distribuição tão ampla em toda América, essa espécie vive em diferentes climas, relevos e tudo que esse continente tem. Desde a Floresta Amazônica até o frio dos Andes, dentro da mesma espécie temos diferenças significativas entre as populações.
Conforme se afastam da Linha do Equador, maiores e mais especialistas na caça elas ficam. Na América do Norte, as presas favoritas delas são os grandes mamíferos, veados e até alces (img 1). Já na América do Sul (Br), as presas favoritas são mamíferos de médio e pequeno porte.
O pulso de inundação é um fenômeno que ocorre anualmente na Amazônia! Durante os primeiros meses do ano, temos o período de águas altas, as cheias. Já durante a metade do ano até ao final, temos o período de águas baixas, a seca.
Nível máximo= cheia
Nível mínimo= seca
Isso ocorre devido alguns fatores como degelo na Cordilheira dos Andes nesse período, onde nasce o Rio Amazonas, além do ciclo de chuvas na região amazônica. Um evento que ocorre naturalmente durante o ano, entendido pela ciência e principalmente pelos ribeirinhos.
Quem foi Chico Mendes? Um dos maiores ambientalistas da história do planeta e que foi assassinado por defender a Amazônia e seu povo.
Conheça sua história e legado, segue o fio:
Chico Mendes nasceu em 1944, em Xapuri, no estado do Acre. Seu pai era seringueiro, então desde pequeno Chico trabalhou e fez parte da comunidade de extrativistas que dependiam e viviam a floresta diariamente.
Os conflitos de terras na Amazônia se intensificaram ainda mais durante o período de ditadura militar.
Chico entra nessa disputa contra os grandes fazendeiros latifundiários, que tentavam tomar posse das terras que estavam ocupados pelos seringueiros desde os séculos passados.
O termo megafauna engloba grandes mamíferos que viveram entre 2,5 milhões até cerca de 12 mil anos atrás, inclusive conviveram com seres humanos! Vamos conhecer, entender sua biologia e por quê aqui no Brasil não estão mais presentes.
Pra falar da megafauna na América do Sul, precisamos falar primeiro do Grande Intercâmbio Americano (GABI).
O GABI foi o processo de troca faunística entre a América do Sul e América do Norte. Animais do Sul foram para o Norte e animais no Norte foram para o Sul.
Isso só foi possível pois por volta de 10 milhões de anos atrás, atividades tectônicas promoveram surgimento de terra entre as Américas, promovendo um tipo de "ponte" entre a América do Sul e a América do Norte, que estavam separadas desde o Cretáceo.