Agora são 9h46, horário de Brasília. Neste minuto, duas décadas atrás, o primeiro avião atinge a Torre Norte do World Trade Center, iniciando o maior atentado terrorista da história dos EUA bit.ly/3tzpAz7
Às 9h50, o presidente dos EUA, George W. Bush, recebeu a informação do ataque ao World Trade Center.
Ele cumpria uma agenda tranquila naquele momento: lia histórias para crianças durante visita à Emma E. Booker Elementary School bit.ly/3tzpAz7
Agora são 10h02. 16 minutos após o primeiro choque, as redes de TV dos EUA já transmitiam para o mundo todo as imagens do World Trade Center em chamas.
Ao vivo, as câmeras capturaram o segundo ataque: à Torre Sul bit.ly/3tzpAz7
10h37: Longe de Nova York, em Arlington, na Virgínia, o prédio do Pentágono também foi atingido há 20 anos por um avião, como parte dos ataques do 11 de setembro, nos Estados Unidos bit.ly/3tzpAz7
Agora são 10h59. Em 11 de setembro de 2001, desabava a Torre Sul do World Trade Center. O atentado foi executado pelo grupo terrorista Al-Qaeda bit.ly/3tzpAz7
11h28: Há 20 anos, a Torre Norte do World Trade Center entrava em colapso neste minuto. 3 mil pessoas morreram nos ataques de 11 de setembro. Mais de 6 mil feridos.
Nos anos seguintes, milhares tiveram câncer e doenças ligadas à nuvem de poeira tóxica bit.ly/3tzpAz7
Havia ainda um quarto avião: o voo United 93. Autoridades acreditam que o objetivo era atingir algum símbolo da República, como o Capitólio ou a Casa Branca.
Passageiros reagiram e o voo caiu em uma área descampada na Pensilvânia. Entenda o que ocorreu: bit.ly/3tzpAz7
Veja em todos os detalhes a sequência cronológica do dia 11 de setembro de 2001: as decolagens, o que ocorreu dentro de cada avião, o ataque às Torres Gêmeas, ao Pentágono, e os eventos subsequentes bit.ly/3tzpAz7
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
>@pfnery: Imagine essas manchetes:
• Paraná dobra a pena por estupro
• Maranhão libera cassinos em resorts
• Bahia lança “Nova CLT” para atrair call-centers
Parece absurdo? Em outros países acontece: normas trabalhistas e até penais variam de Estado para Estado.
@pfnery O governador Ratinho Junior chamou atenção recentemente pelo pedido de dar maior autonomia para os Estados em matéria de direito penal, bandeira que no passado já foi de Sergio Cabral.
📷: Jonathan Campos/AEN
@pfnery Na economia, um tipo de regulação que raramente fica tão concentrado em uma capital federal são as normas trabalhistas. Um exemplo óbvio é o do salário mínimo, que nos Estados Unidos pode variar até por cidade.
O Brasil chegou ao menor número de nascimentos em quase 50 anos, anunciou o IBGE. A transição demográfica mais rápida do que o previsto afetará o PIB e as contas do governo. Muitos países e acadêmicos se debruçam sobre como estimular a população a ter filhos, um debate que está apenas começando no Brasil!
🧶 Siga o fio com @pfnery
O lado positivo da redução da fertilidade inclui a queda na pobreza infantil, com menos crianças nascendo em lares vulneráveis, e a redução da violência, à medida que o número de homens jovens – responsáveis pela maior parte dos crimes – se reduz.
No lado negativo tem a redução da força de trabalho, particularmente da mais produtiva.
Menos crianças nascendo significa menos trabalhadores e menos contribuintes para a Previdência. E quem tem menos filhos são justamente os lares mais ricos, onde há maior probabilidade de florescerem trabalhadores de maior produtividade.
São crianças que têm melhor acesso à educação, recebem melhor cuidado e se tornam os trabalhadores de maior renda (ou maior produtividade no jargão).
🇧🇷 🇨🇳 Lula admite pedido a Xi para intervir no TikTok em meio a debate no Brasil sobre regulação das redes
“Eu perguntei ao companheiro Xi Jinping se era possível ele enviar para o Brasil uma pessoa da confiança para a gente discutir a questão digital –sobretudo o TikTok”, disse Lula.
Lula se mostrou irritado com o vazamento da conversa sobre o TikTok envolvendo a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, e o presidente chinês.
Chá das cinco, tweed e treino para perder sotaque: quem é o juiz que inventou ser nobre britânico
Segue o fio para entender a história 🧶
Um juiz de Direito foi denunciado pelo Ministério Público de São Paulo sob as acusações de usar durante todo o exercício da magistratura documentos falsos e cometer o crime de falsidade ideológica
José Eduardo Franco dos Reis, do Tribunal de Justiça de São Paulo, se apresentava como Edward Albert Lancelot Dodd Canterbury Caterham Wickfield, identidade falsa que usou por 45 anos