A Norte Energia e veículos de imprensa simpáticos à causa de destruir o planeta estão em uma grande concertação para culpar ambientalistas pelo fato de Belo Monte ser a fio d'água e por isso não gerar energia.

Então vamos olhar alguns fatos:
1. Usina a fio d'água não é usina sem reservatório. Belo Monte tem um reservatório para onde a água é desviada e outro no corpo principal do rio, mas sem impedir vazão. Isso se dá para garantir um fio permanente de água que permita aos organismos aquáticos (e o rio) sobreviverem.
2. Não havia a opção "Belo Monte com reservatório". O projeto da ditadura previa um imenso alagamento que, hoje, inundaria dezenas de terras indígenas que foram demarcadas após a CF88.

Isso é inconstitucional, incontornável, não existe compensação. Projeto irrealizável.
Tanto é inviável que Dilma sempre se recusou a demarcar terras Munduruku com medo de isso impossibilitar as dezenas de usinas que seu governo queria fazer no Tapajós.

(crime de responsabilidade e tentativa de genocídio, na minha opinião)
3. Portanto, a usina a fio d'água atendia mesmo era os anseios dos empreendedores - as empreiteiras da lava-jato.

Os ambientalistas, indigenistas, indígenas e demais seguiram lutando contra a usina a fio d'água por conta dos imensos impactos socioambientais. Explico:
3.1 o desmatamento na área do reservatório é um impacto pequeno.

A perda de florestas nesse contexto não é importante, salvo alguma área prioritária, com espécie muito ameaçada, etc. Várias atividades desmatam muito mais todo ano, não faz sentido se opor à geração de energia.
3.2 o maior problema de UHEs é o barramento. Isso mata o rio. Transforma ambientes de água rápida e oxigenada em lagos podres, estratificados, criatórios de mosquito, acumulando matéria organica em decomposição, mercúrio de garimpo e esgoto urbano.
ihu.unisinos.br/entrevistas/55…
3.3. Estima-se que na ordem de 90% das espécies de peixe (habituados a corredeiras) são localmente extintas, substituídas por espécies de lagos. Toda a cadeia trófica vai junto.

Peixes de corredeira enxergam o lago como um macaco arborícola enxerga uma floresta virando pasto.
3.4 das espécies que persistem, muitas não conseguem atravessar a barragem. Os grandes peixes migrariam o rio todo, desovariam nas cabeceiras. As ovas viajariam kms rio abaixo.

Com as barragens isso é impossível. Suas taxas reprodutivas caem ano após ano, o resultado é extinção.
3.5 botos, peixes-bois e outras espécies de grande porte também não atravessam a barragem, têm o ciclo de vida prejudicado, perdem fluxo gênico, populações são fragmentadas, risco de extinção aumentado.
Os mecanismos de transposição de barragem são coisa de gringo e funcionam pra salmão, mas não pra espécies brasileiras. Diversos estudos documentam a inutilidade de todos os sistemas aqui, as quedas de reprodução dos peixes e seu desaparecimento nas barragens.
Não há saída. Barrar o rio é uma ESCOLHA por extinguir localmente essas espécies no longo prazo, principalmente os peixes, que são também os mais importantes para pesca, economia e alimentação das comunidades.

E a extinção de espécies de topo leva a colapso ecológico em cascata.
3.6 as florestas na calha do rio sofrem enormemente. Estudos documentam a morte de árvores gigantes centenas de kms rio abaixo pela quebra do pulso de cheia e seca. Quem determina o nível de água do rio é o ONS. As árvores não sabem disso.
As florestas evoluíram com os rios por milênios, estabelecendo complexas e delicadas interações. Elas esperam a água, precisam dela para florescer, reproduzir, germinar, se nutrir.

Rios amazônicos livres, na cheia, invadem dezenas de kms de floresta
A mortalidade de florestas ciliares centenas de kms rio abaixo são muito mais graves do que o desmatamento de uma área para reservatório.

Todos esses impactos no rio são cumulativos e muito mais graves que o reservatório.

E nada disso muda se o projeto da usina é a fio d'água.
Além disso, a redução de velocidade das águas do rio também causa impactos a montante, reduzindo vazão, criando água parada e dengue, inundando e sufocando florestas artificialmente, uma espécie de reservatório artificial não-intencional, semelhante a um ralo de pia entupido.
Por isso "os ambientalistas" nunca mudaram de posição sobre Belo Monte.

A ideia de usina a fio d'água traz algumas vantagens nos primeiros anos, mas a longo prazo não "salva" o rio. Sem contar os imensos impactos sociais em Altamira e ao redor, só procurar a @brumelianebrum.
Mas como marketing funciona bem. Se diz que foi feita uma concessão ao meio ambiente, poupou árvores e terras indígenas e viabilizou uma usina "razoável", sem "extremismos".

Isso é papo furado, mas funcionou para acalmar a opinião pública em vários empreendimentos.
O mkt oficial até dizia que nenhuma terra indígena seria mais afetada por B.Monte - na verdade não seriam AFOGADAS.

10 anos depois o MPF caracterizou o resultado: etnocídio. Teve colapso na pesca, assistencialismo inconsequente e invasões das TIs por hordas vindas pelas estradas
Ao mesmo tempo, os estudos indicavam que faltaria água pra tantas turbinas, que não havia eficiência sem reservatório e que no longo prazo o país estaria secando. BATATA!

Hoje fingem que não foram avisados.

g1.globo.com/economia-e-neg…
A verdade é que Belo Monte serviu bem pra agradar aliados do governo (Dilma) e irrigar as empreiteiras que entregavam as propinas via Caixa 2 para o projeto de poder. Deu certo nas eleições de 2014, como foi provado depois.

Produzir energia nunca foi prioritário.
Extra: implodir hidrelétricas piseagrama.org/implodir-hidre…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Aroeira 🌿 #MarcoTemporalNão

Aroeira 🌿 #MarcoTemporalNão Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @andrearoeirap

15 Sep
Um exercício interessante para entender como o S/SE chegou ao estado de penúria dos rios -secos, rasos, inavegáveis, sem força na foz, sem peixes- é ver as usinas hidrelétricas no site da ANA.

São bacias onde quase não existe mais rio, mas uma sequência de lagos barrados. Veja🧶 Image
Em operação:
são 222 usinas hidrelétricas (UHEs, grande porte)
209 pequenas centrais (PCHs, médio a grande porte)
319 centrais geradoras (CGHs, pequeno porte)

750 usinas brasileiras.
[não conta aqui os barramentos para captação de água, que é muito mais]
sigel.aneel.gov.br/portal/home/we… Image
Aqui o estado atual do rio Paraná. Na sequência as barragens para energia em sua bacia.
Read 13 tweets
9 Sep
Eu vou tentar ser bem suave para evitar mais ruídos do que vai gerar: é compreensível que alguém se recuse a ir a uma manifestação puxada pelo MBL por conta da cruzada anti-indígena e antiambiental do deputado Kim.

Mas é o seguinte: não vai sobrar manifestação pra vocês irem.
Não vai dar pra ir a uma manifestação com Dilma Rousseff, p.ex., que literalmente cagou pro licenciamento ambiental e pros direitos indígenas mto antes de Kim Kataguiri relatar um PL.

Aliás, o PL do Kim não foi votado. Aprovaram um muito pior, de um ex-ministro de Dilma.
Não vai dar pra ir a uma manifestação com Kátia Abreu, que tratou pessoalmente de dizimar o Código Florestal. Nem com o PCdoB, que fez o relatório.

Aliás, vcs podem não lembrar, mas quem inaugurou a coisa de mandar ônibus cheio de gado pra Brasília foi Kátia Abreu e a CNA, 2011.
Read 6 tweets
8 Sep
"Eu fico perplexo porque a tese da segurança jurídica parece que funciona só para um lado, os ruralistas. Também os índios têm direito à segurança jurídica, de que essas terras já reconhecidas e homologadas não podem ser novamente discutidas."
valor.globo.com/brasil/noticia…
"a gente deseja que essa decisão seja aquela determinada nas quatro linhas da Constituição, para usar uma linguagem contemporânea."
Sobre a manobra ruralista de adiar a votação e aprovar uma lei:

"Eu não consigo imaginar como um PL possa mexer com uma cláusula pétrea da Constituição. Mesmo se fosse uma PEC, eu não estou seguro que seria possível. Eu não vejo como, à luz da nossa CF, alterar o artigo 231"
Read 5 tweets
8 Sep
Não esquecer: a partir de hoje o STF vai se pronunciar contra o golpismo e dará seguimento ao julgamento do #MarcoTemporalNao, um dos mais importantes da história para a sobrevivência dos povos indígenas da América do Sul. Pressão!
O placar segue 1x0 com o voto do relator, Fachin, antecipado em julho. Os advogados já falaram, a PGR foi favorável aos indígenas. Agora é votar.
Mulheres indígenas de ~150 etnias que já estavam acampadas em Brasília nas últimas semanas (são mais de 1 mil indígenas até hoje), ou que chegaram ontem mesmo, irão seguir em rezas e cantos até o STF hoje.
Amanhã farão a II Marcha das Mulheres Indígenas na capital.
Read 4 tweets
10 Aug
Brasil é um país com imenso contingente de pessoas vulneráveis e em insegurança, sem saneamento, água, saúde. Tem cidades que inundam e desmoronam com facilidade. Tem a matriz energética dependente de regularidade hídrica e os rios estão sumindo. Tem ainda:
+🧶
O maior patrimônio biológico do mundo, que vai colapsar e gerar reações em cadeia, inclusive na agricultura. Tem a economia, balança comercial e suprimentos de comida e combustíveis reféns de uma agricultura totalmente dependente de estabilidade climática, biodiversidade e chuva.
Sabe a estrada e o porto que construímos pra escoar a soja? Dinheiro jogado fora. Sabe a usina que custou dezenas de bilhões? Serve pra nada. Sabe o caríssimo parque de MG que ia salvar o pato-mergulhão? Ficou quente demais.
O pato fugiu pro Paraná e morreu procurando um rio novo
Read 12 tweets
9 Aug
Você tem incertezas em relação à afirmação de que o aquecimento global - e as consequentes mudanças climáticas - é real, disruptivo, gravíssimo, urgente e desencadeado pelo homem?
Você tem dúvidas em relação à afirmação de que essas mudanças do clima são a maior "ameaça" a direitos humanos na história do mundo?
Você duvida que as mudanças climáticas vão deteriorar a qualidade de vida média das próximas gerações de humanos na Terra por milênios?
Read 4 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal Become our Patreon

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(