Novata na Amazônia, a Gana Gold já faturou mais de R$1 bilhão de reais com mineração industrial de ouro. Outra façanha da empresa é que ela faz isso com uma licença irregular, sem ser incomodada por nenhuma esfera de poder. Segue o 🧶.
O relatório de viabilidade da mina entregue à ANM pela empresa informava que ela iria explorar cerca de 96 kg de ouro por ano, mas, em oito meses de 2021, a Gana já retirou mais de 3 toneladas do minério, faturando R$ 883 milhões, 32 vezes o previsto.
O tipo de autorização dado pela ANM estipula um limite de material bruto a ser extraído do solo. Para cumprir isso, a mina da Gana precisaria ter um teor de ouro de 62 g/t. Só um detalhe, a mina mais rentável do mundo, da Austrália, tem teor de 42 g/t. 🤔 kitco.com/commentaries/2…
A marca bilionária foi alcançada em pouco mais de um ano de operação. Para isso, a Gana Gold utiliza uma estrutura gigantesca montada no meio da floresta, com maquinário pesado e indústria de beneficiamento, pista de pouso e heliponto.
Mas esse aparato industrial todo tem vários problemas. A licença de operação da mina foi emitida pela prefeitura de Itaituba, que só pode licenciar garimpo, uma atividade com impacto ambiental menor. Mesmo assim, a Agência Nacional de Mineração permitiu os trabalhos da Gana Gold.
A licença foi emitida em apenas 9 dias. Na mesma época, o engenheiro/lobista Guilherme Aggens, recém contratado pela Gana, viajou a Brasília com o secretário de Meio Ambiente de Itaituba, Bruno Rolim, para uma extensa agenda pró-mineração. Teve até reunião com @onyxlorenzoni.
O licenciamento deveria ser feito pelo órgão ambiental do @GovernoPara e apenas após autorização do @ICMBio, pois a mina fica dentro da APA Tapajós, uma unidade de conservação federal vizinha da TI Munduruku. Nada disso foi feito.
A Gana Gold não fez o licenciamento pelo órgão estadual, mas teve a sua atividade avalizada pelo governo @helderbarbalho de outra forma. Em fevereiro, o emedebista assinou um acordo com a empresa para "promover" a indústria aurífera no Pará. sedeme.pa.gov.br/noticias/gover…
Lembram da pista de pouso e do heliponto? Pois é, a Gana Gold não tem registro na @oficial_Anac para elas. São estruturas clandestinas.
Imagens: Divulgação/Gana Gold
A Gana Gold também é investigada pela Polícia Federal de São Paulo, suspeita de ser a produtora de uma carga de 39 kg de ouro transportada ilegalmente para Jundiaí no mês passado. gov.br/pf/pt-br/assun…
Com o "clube da morte" de Tarcísio, São Paulo caminha para um destino perigoso: a milicianização. Sim, o mesmo enredo do Rio dos anos 90. E a gente já sabe como isso termina. 🧶
Da Patamo 500 no Rio ao novo "clube da morte" em SP: como surgem os matadores fardados e o mercado de extermínio no Brasil. Spoiler: tudo começa com um aval do Estado.
Uma investigação do @Metropoles revelou que 22 policiais da PM em SP foram responsáveis por 1 a cada 5 mortes causadas por PMs no estado inteiro. Menos de 1% do efetivo. 20% das execuções.
No banco dos réus, diante de Alexandre de Moraes, Bolsonaro preferiu o silêncio ao confronto. Evitou repetir as ameaças de golpe, os insultos ao Supremo e a retórica golpista que marcou sua presidência. Mas o que ele não disse diz tanto quanto o que tentou esconder. 🧶
Bolsonaro disse que seu governo foi “excepcional”. Que inventou o Pix. Que levou água ao Nordeste. E que acabou com a corrupção. Acusou o STF, atacou as urnas eletrônicas, pediu desculpas por fake news. Nada de novo sob o sol.
Mas se houve algo que vale notar no interrogatório foi o que Bolsonaro não disse.
Bolsonaro não disse que já chamou Moraes de canalha diante de milhares de apoiadores, no 7 de Setembro de 2021. Nem que gritou em cima de um trio elétrico: “Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha!”. Diante do STF, o valentão sumiu.
Fomos ao evento do PL em Fortaleza, onde big techs ensinaram a usar a inteligência artificial para impulsionar a extrema direita. O que descobrimos? Prepara-se para 2026. 🧶
"Participei de um seminário do PL em Fortaleza, na última sexta-feira, 30, onde representantes do Google e da Meta ensinaram técnicas de IA para influenciar as redes".
– Sérgio de Souza
"O evento reuniu políticos, influenciadores e ativistas bolsonaristas, escancarando a parceria das big techs com a extrema direita".
Fraude, calote, banco digital e blindagem de ex-vereador INSS que, por acaso, é filiado ao PL. Foi assim que a Conafer descontou milhões das aposentadorias de idosos. 🧶
Um empresário denunciou a fraude da Conafer no INSS em 2021 e foi ameaçado por isso.
Bruno Deitos, representante da empresa Premier Recursos Humanos, contou para a Polícia Civil do Distrito Federal que a Conafer fraudava assinaturas de filiados para descontar aposentadorias.
Um dia depois de prestar depoimento na polícia, Bruno voltou na delegacia para contar que foi intimidado.
Investigados por tentar derrubar a democracia, oficiais do Exército receberam medalhas e promoções. Seis deles podem virar réus hoje pela trama golpista.
Vem no fio 🧶
Militares denunciados por tentativa de golpe receberam medalhas e até foram promovidos após o 8 de Janeiro.
Mesmo sob investigação da Polícia Federal, oficiais da ativa foram homenageados por ministérios e pelo Exército.
Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação pela ONG Fiquem Sabendo, especializada em transparência pública.