Intercept Brasil Profile picture
Sep 20, 2021 11 tweets 7 min read Read on X
Novata na Amazônia, a Gana Gold já faturou mais de R$1 bilhão de reais com mineração industrial de ouro. Outra façanha da empresa é que ela faz isso com uma licença irregular, sem ser incomodada por nenhuma esfera de poder. Segue o 🧶.
O relatório de viabilidade da mina entregue à ANM pela empresa informava que ela iria explorar cerca de 96 kg de ouro por ano, mas, em oito meses de 2021, a Gana já retirou mais de 3 toneladas do minério, faturando R$ 883 milhões, 32 vezes o previsto.
O tipo de autorização dado pela ANM estipula um limite de material bruto a ser extraído do solo. Para cumprir isso, a mina da Gana precisaria ter um teor de ouro de 62 g/t. Só um detalhe, a mina mais rentável do mundo, da Austrália, tem teor de 42 g/t. 🤔 kitco.com/commentaries/2…
A marca bilionária foi alcançada em pouco mais de um ano de operação. Para isso, a Gana Gold utiliza uma estrutura gigantesca montada no meio da floresta, com maquinário pesado e indústria de beneficiamento, pista de pouso e heliponto.

Imagem: © Airbus DS / Earthrise
Mas esse aparato industrial todo tem vários problemas. A licença de operação da mina foi emitida pela prefeitura de Itaituba, que só pode licenciar garimpo, uma atividade com impacto ambiental menor. Mesmo assim, a Agência Nacional de Mineração permitiu os trabalhos da Gana Gold.
A licença foi emitida em apenas 9 dias. Na mesma época, o engenheiro/lobista Guilherme Aggens, recém contratado pela Gana, viajou a Brasília com o secretário de Meio Ambiente de Itaituba, Bruno Rolim, para uma extensa agenda pró-mineração. Teve até reunião com @onyxlorenzoni.
O licenciamento deveria ser feito pelo órgão ambiental do @GovernoPara e apenas após autorização do @ICMBio, pois a mina fica dentro da APA Tapajós, uma unidade de conservação federal vizinha da TI Munduruku. Nada disso foi feito.
A Gana Gold não fez o licenciamento pelo órgão estadual, mas teve a sua atividade avalizada pelo governo @helderbarbalho de outra forma. Em fevereiro, o emedebista assinou um acordo com a empresa para "promover" a indústria aurífera no Pará. sedeme.pa.gov.br/noticias/gover…
Lembram da pista de pouso e do heliponto? Pois é, a Gana Gold não tem registro na @oficial_Anac para elas. São estruturas clandestinas.

Imagens: Divulgação/Gana Gold
A Gana Gold também é investigada pela Polícia Federal de São Paulo, suspeita de ser a produtora de uma carga de 39 kg de ouro transportada ilegalmente para Jundiaí no mês passado. gov.br/pf/pt-br/assun…
Saiba mais detalhes sobre essa operação bilionária e irregular dentro de uma área protegida da Amazônia na nossa reportagem em parceria com o @Rainforest_RIN, do @pulitzercenter. Texto de @hyurypotter e edição de @alexdesanti. theintercept.com/2021/09/16/min…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Intercept Brasil

Intercept Brasil Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @TheInterceptBr

Dec 10
Puxamos o fio de quem está por trás de ‘Black Horse’, a cinebiografia sobre Bolsonaro.

Encontramos uma teia de empresas e ONGs especializada em faturar milhões de dinheiro público com conexões profundas com o bolsonarismo.

Leia a reportagem completa: intercept.com.br/2025/12/10/dar…Image
‘Dark Horse', a cinebiografia de Bolsonaro, foi gravada nas últimas semanas em São Paulo. O filme é todo em inglês, e tem como protagonista Jim Caviezel, o ator de “A Paixão de Cristo”.

A dimensão da gravação não deixa dúvidas: trata-se de uma superprodução. Mas quem está por trás dela?
Nós descobrimos que não é exatamente uma produtora hollywoodiana – mas, sim, uma brasileira com profundas conexões com evangélicos e políticos de direita.
Read 17 tweets
Dec 8
O plano de transformar São Paulo em uma ‘potência educacional’ com metas agressivas, plataformas digitais e lógica de mercado está adoecendo profissionais e alunos em uma escala sem precedentes.

E a educação? Não melhorou. Image
Tarcísio de Freitas, do Republicanos, e seu secretário de educação, Renato Feder, implementaram um sistema de metas agressivas, com a imposição do uso de plataformas online de ensino.
É assim que Feder define o sistema: “A gente mudou a lei aqui em São Paulo. Se o diretor não entrega resultado, ele perde o cargo. Eles têm meta mínima. Tem de subir 0,2 a cada ano. Se não subir, tchau!”.
Read 10 tweets
Dec 5
5 ESCÂNDALOS DO PARTIDO DE TARCÍSIO

Uma sequência de episódios envolvendo membros do Republicanos, partido de Tarcísio de Freitas e Hugo Motta, vem revelando um padrão que passa despercebido quando cada caso é analisado de forma isolada…

Vamos aos fatos. Image
Os membros do Republicanos costumam pregar austeridade no uso do dinheiro público enquanto circulam em jatinhos pagos com fundo partidário e ostentam jantares com bifes folheados a ouro.
Em agosto, o Republicanos exibiu em propaganda nacional o ex-prefeito de Embu das Artes, Ney Santos.

Ele foi investigado durante quase 11 anos por suspeita de lavar dinheiro para o PCC usando uma rede de postos de combustíveis. Mesmo com esse histórico, foi apresentado como rosto do partido.
Read 9 tweets
Sep 30
A Universal já ativou sua máquina política para 2026. Prints, vídeos e documentos obtidos pelo Intercept mostram como a igreja de Edir Macedo organiza fiéis e usa grupos de WhatsApp para garantir mandatos.

Entenda 👇 Image
A maior igreja neopentecostal do país está usando sua base para garantir mandatos aos seus candidatos. Nós conseguimos prints e vídeos que mostram como funciona a máquina política da Universal.

Diante das denúncias reveladas, o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL/RJ) acionou o Procurador-Geral Eleitoral, Paulo Gonet Branco, pedindo investigação sobre o uso da estrutura da Universal em benefício de seus candidatos nas eleições de 2026.

👉 intercept.com.br/2025/09/15/des…
O bilionário Edir Macedo, fundador da Universal, tem hoje sob os seus domínios um verdadeiro império: além da igreja, que segundo o IBGE tem 1,8 milhão de fiéis, é dono também da TV Record, do banco Digimais e de mais de 120 outras empresas.
Read 7 tweets
Sep 22
Descobrimos como funciona a máquina política da igreja Universal 🧵 Image
“Vocês estão indo para a maior guerra da história de vocês". Foi assim que um bispo da Universal se referiu às eleições de 2026. E o Intercept descobriu como funciona a engrenagem por trás desse discurso.
Documentos e vídeos internos mostram que a Universal, que diz ter mais de 7 milhões de fiéis, já começou a mobilizar sua base para eleger seus candidatos. E a máquina começa a funcionar muito antes da campanha oficial.
Read 9 tweets
Jul 8
Os deputados mais ricos do Congresso ajudaram a derrubar o imposto sobre grandes fortunas e o IOF. Coincidência? Veja quem são eles. 🧶 Image
Eunício Oliveira, MDB. Image
Jadyel Alencar, Republicanos. Image
Read 12 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(