Novata na Amazônia, a Gana Gold já faturou mais de R$1 bilhão de reais com mineração industrial de ouro. Outra façanha da empresa é que ela faz isso com uma licença irregular, sem ser incomodada por nenhuma esfera de poder. Segue o 🧶.
O relatório de viabilidade da mina entregue à ANM pela empresa informava que ela iria explorar cerca de 96 kg de ouro por ano, mas, em oito meses de 2021, a Gana já retirou mais de 3 toneladas do minério, faturando R$ 883 milhões, 32 vezes o previsto.
O tipo de autorização dado pela ANM estipula um limite de material bruto a ser extraído do solo. Para cumprir isso, a mina da Gana precisaria ter um teor de ouro de 62 g/t. Só um detalhe, a mina mais rentável do mundo, da Austrália, tem teor de 42 g/t. 🤔 kitco.com/commentaries/2…
A marca bilionária foi alcançada em pouco mais de um ano de operação. Para isso, a Gana Gold utiliza uma estrutura gigantesca montada no meio da floresta, com maquinário pesado e indústria de beneficiamento, pista de pouso e heliponto.
Mas esse aparato industrial todo tem vários problemas. A licença de operação da mina foi emitida pela prefeitura de Itaituba, que só pode licenciar garimpo, uma atividade com impacto ambiental menor. Mesmo assim, a Agência Nacional de Mineração permitiu os trabalhos da Gana Gold.
A licença foi emitida em apenas 9 dias. Na mesma época, o engenheiro/lobista Guilherme Aggens, recém contratado pela Gana, viajou a Brasília com o secretário de Meio Ambiente de Itaituba, Bruno Rolim, para uma extensa agenda pró-mineração. Teve até reunião com @onyxlorenzoni.
O licenciamento deveria ser feito pelo órgão ambiental do @GovernoPara e apenas após autorização do @ICMBio, pois a mina fica dentro da APA Tapajós, uma unidade de conservação federal vizinha da TI Munduruku. Nada disso foi feito.
A Gana Gold não fez o licenciamento pelo órgão estadual, mas teve a sua atividade avalizada pelo governo @helderbarbalho de outra forma. Em fevereiro, o emedebista assinou um acordo com a empresa para "promover" a indústria aurífera no Pará. sedeme.pa.gov.br/noticias/gover…
Lembram da pista de pouso e do heliponto? Pois é, a Gana Gold não tem registro na @oficial_Anac para elas. São estruturas clandestinas.
Imagens: Divulgação/Gana Gold
A Gana Gold também é investigada pela Polícia Federal de São Paulo, suspeita de ser a produtora de uma carga de 39 kg de ouro transportada ilegalmente para Jundiaí no mês passado. gov.br/pf/pt-br/assun…
Um senador brasileiro viajou aos EUA em voo comercial. Em suas mãos, um projeto de lei: ele queria um 'feedback’ dos gringos para seguir com a votação. O caso brasileiro escancara a luta global para regular a IA.
Em março de 2024, o senador @astropontes, do PL paulista, viajou com uma comitiva de outros parlamentares e representantes brasileiros a Washington. O objetivo? Discutir o projeto de lei brasileiro para regular a inteligência artificial.
Pontes não informou os nomes dos americanos com quem se reuniu, mas publicações nas redes sociais mostraram que a delegação visitou integrantes do governo dos EUA, funcionários de think tanks, e executivos de três grandes empresas de IA: Amazon, Google e Microsoft.
"Pedimos a eles que analisassem a nossa legislação e nos dessem um feedback".
“Eles acharam que eu estava morto e me jogaram lá“. É assim que Ezequiel Ferreira Leite, um jovem negro de 19 anos, descreve o final da sessão de tortura à qual afirma ter sido submetido em um supermercado da rede Coelho Diniz, em Governador Valadares.
“Eles acharam que eu estava morto e me jogaram lá".
É assim que Ezequiel Ferreira Leite descreve o final da sessão de tortura à qual conta ter sido submetido em um supermercado da rede Coelho Diniz, que pertence à família do deputado federal e secretário-geral do MDB de Minas Gerais, Hercílio Coelho Diniz.
A vítima conta que a sessão de tortura ocorreu em novembro de 2023, na unidade Pio XII do supermercado, em Governador Valadares, Minas Gerais.
Denúncias contra Alysson Mascaro vão de estupro a beijos forçados. Vítimas afirmam que o professor se aproximava com promessas de apoio profissional e reafirmava sua influência no meio jurídico – o que fez com que elas ficassem em silêncio. Até agora.
Dez homens acusam o jurista e professor de Direito da Universidade de São Paulo, Alysson Leandro Mascaro, de assédio e abuso sexual. Todos são alunos ou ex-alunos e têm entre 24 e 38 anos.
Os relatos citam episódios que teriam ocorrido entre 2006 e o início de 2024 que incluem condutas inadequadas, beijos forçados e até estupro.
“Um partido para defender a Amazônia” de uma “agremiação estudantil”: vídeo exclusivo mostra como coletores do MBL convenciam as pessoas na rua a assinarem apoio para criação de seu partido Missão.
ASSISTA o vídeo que mostra o momento da abordagem 👇🏼
O episódio ocorreu em julho deste ano na capital paulista e revela a estratégia do grupo para coletar assinaturas: esconder o MBL e apelar para pautas que não são prioridade do movimento.
Em dez anos de história, o MBL não se notabilizou por defender a Amazônia ou políticas a favor do meio ambiente. Pelo contrário, o grupo sempre se alinhou aos interesses do agronegócio.
Você tem razão em ficar confuso com as regras da eleição da “maior democracia do mundo”. É intencional.
Vem que a gente te explica 🧶
“Tudo bem se você não entender por que os Estados Unidos usarão o colégio eleitoral, uma série de disputas em que o vencedor em cada estado leva tudo, para determinar o resultado de sua eleição presidencial, em vez da contagem nacional”.
Andrew Fishman
“A candidata com milhões de votos a mais pode, de fato, perder a corrida, como aconteceu com Hillary Clinton em 2016”.