Notas Não Aleatórias Profile picture
Sep 27, 2021 12 tweets 6 min read Read on X
✨Divulgação Científica (DC) e Ensino de Ciências (EC) são a mesma coisa?✨
Apesar da resposta parecer simples, existem vários pequenos detalhes (e outros nem tão pequenos assim) que aproximam e afastam estas duas áreas!

Se esse assunto te interessa, segue o fio!
+ Duas meninas desenhadas A da direita, superior, tem um cader
Já de saída é importante situar que não! Não se trata da mesma coisa.
Divulgação científica é do campo da COMUNICAÇÃO
Ensino de ciências (ou educação em ciências) é do campo da EDUCAÇÃO.
E há profissionais e formações distintas para cada um deles! De modo geral, temos que:
+ A imagem contém um infográfico. Na parte de cima "Div
Claro que "pessoas não acadêmicas", no caso da DC, pode querer dizer "pessoas fora da nossa área".
Quer dizer: se eu, por exemplo, estiver lendo materiais de engenharia, física, letras pode ser DC para mim! Enquanto para estes profissionais, ler biologia pode ser DC também!
+
Mas o que é, afinal Divulgação Científica?
Não existe só um conceito e existem diferentes modos de pensar a própria DC e como se faz divulgação. Então eu trouxe um pouco de como tenho pensado e debatido a DC no meu cotidiano! Um infográfico conduzindo noções sobre Divulgação cientInfográfico contendo o conceito de divulgação > Tornar de
E Ensino em Ciências?
Tomando como ação escolarizada, trata-se de uma atividade institucional, realizada a partir de estratégias didáticas para um público específico, ao longo de um tempo determinado.
Profissão com formação em licenciaturas de ciências (inclui bio/quim/fis)
+ Infográfico contendo informações sobre o Ensino de Ciênc
Em resumo, há algumas diferenças sim entre as duas áreas!
Mesmo que tenhamos como objetivo que 'pessoas sem formação acadêmica' ou 'pessoas fora da minha área' compreendam o que é e como se faz ciência, isso se dá com estratégias e objetivos diferentes!
+ Um resumo das imagens anteriores em duas colunas, a primeira
✨Mas será que tem como trabalhar estas áreas conjuntamente?✨

🗣️Claro que sim, né! hehehe

Abaixo tem algumas sugestões com pesquisas que apontam possibilidades (os links estarão ao final)
Claro que são apenas 4 exemplos e nem tem como dar conta disso em um tweet né gentes...
+ imagem com um texto no centro escrito: mas tem como trabalhaa imagem contém prints de tela com exemplos de trabalhos de
E aqui, antes de mandar os links dos estudos, um jabazinho:
gostou? Compartilha, salva, espalha por aí :-p

Este material foi baseado no livro
Bessa, E, Franca, C e Arnt, A. (2015) Divulgação científica e redação para professores. Editora Ideias. cutt.ly/DCeredacao
+ imagem com todas as citações, elas estão detalhadas nos pdesenho de uma menina fazendo sinal de ok com a mão, piscan
Estudos citados:
Coutinho-Silva, R, et al. Interação museu de ciências-universidade: contribuições para o ensino não-formal de ciências. cutt.ly/AEQm6ol

Lima, GS e Giordan, M (2017) Propósitos da Divulgação Científica no planejamento de ensino.
cutt.ly/XEQQyrR
+
Santos, PRC et al (2021) Coleção Didática Zoológica: DC e auxílio para o ensino e aprendizagem de ciências.
cutt.ly/NEQQuRv

Carvalho, FB (2020) A Divulgação Científica a partir de HQ para o ensino de ciências no 6º ano.
cutt.ly/rEQQpm2
+
Quer mais conteúdos sobre este tema?
Segue o blog do PEmCie
blogs.unicamp.br/pemcie

Segue também o blog do CEDiCiências
blogs.unicamp.br/cediciencias
@threadreaderapp compile please

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Notas Não Aleatórias

Notas Não Aleatórias Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ntsnaleatorias

Apr 12, 2023
Fiz esse texto para o Blogs em função da quantidade GIGANTE de mensagens que recebemos nos últimos dias.

Recebeu mensagem contendo ameaças? Respira fundo e pensa bem antes de compartilhar.

Sim. Sabemos que não é um pedido simples: mas definitivamente é importante!
O texto completo está em:

blogs.unicamp.br/pemcie/2023/04…
Lembrando que o @govbr lançou um canal de denúncias para ameaças em escolas, que pode ser acessado em:
mj.gov.br/escolasegura
Read 6 tweets
Jan 27, 2023
Faz DÉCADAS que cientistas questionam não só a noção de gênero, como a própria definição de sexo biológico como binário.
Se biologues até hoje veem o mundo pelo viés do binarismo, estudando qualquer outra forma dentro do espaço clínico, estamos absolutamente mal na história.
+
Mal especialmente por negar a EXISTÊNCIA de diversidade na formação dos corpos de seres humanos, e tudo o que sai fora desse enquadramento binário, vira capítulo da patologia - e estudo da medicina por consequência.
E qual a relevância desse debate?
+
A exclusão da diversidade de corpos, formas, estruturas anatômicas e fisiológicas, historicamente marginaliza pessoas - muitas vezes as colocando como “menos humanas”
(oi, eugenia, ainda por aí??? /ironia, porém depende)
Read 17 tweets
Sep 17, 2022
✨Qual caminho devo tomar?
A pergunta é de Alice para o Gato Cheshire, que responde que sem saber qual o destino, qualquer caminho serve
Essa ideia serve para a divulgação científica também?
Hoje eu resolvi falar um pouco sobre a importância do planejamento e estudo na DC!
1/14
+
O texto completo está publicado aqui:

blogs.unicamp.br/cediciencias/2…
2/14
Ao contrário do que pode parecer, Gato Cheshire não está falando de chegar em algum lugar, mas sobre caminhar sem destino. Pode ser legal no início, se teu interesse é apreciar o caminho.
Mas numa trajetória profissional, em algum momento precisamos de algo + específico.
3/14
+
Read 20 tweets
Sep 15, 2022
✨Como eu nunca pensei sobre isso antes?

Sempre sou surpreendida por esta pergunta de estudantes (de graduação e pós) da unicamp ou de outros espaços (gente que falo aqui no tt, p.ex.).
Isso sempre vem com falas de depreciação sobre si mesmo!
E resolvi escrever sobre isso
1/15
+
O texto completo está aqui:

(Sim, eu resolvi escrever um texto que fala de aprendizado a partir dessa pergunta)
2/15
blogs.unicamp.br/pemcie/2022/09…
Uma das grandes questões nas falas é:
em que momento da vida normalizamos o fato de alguém em início de carreira acadêmica sentir-se um fracasso por não ter a mesma compreensão (e experiência) de alguém que tem uma longa trajetória no campo de atuação?
Tem sentido isso?
3/15
+
Read 19 tweets
Sep 15, 2022
Tava escrevendo um texto sobre aprendizado e carreira acadêmica, fui atrás da referência do Iván Izquierdo.
Achei um texto dele e colo aqui a conclusão final.
E eu to chorando pq, sinceramente... Que privilégio ter tido aula com um neurocientista que nas palavras, tinha poesia. trecho de um artigo de Iván Izquierdo "A melhor forma
O artigo completo
scielo.br/j/ea/a/5N7GQLB…
sorry, to sensível pela clássica noção de que a pandemia nos roubou Izquierdo e to lendo artigos dele e me sentindo absolutamente um ser privilegiado de ter conhecido esse professor.
Ele tem vários livros MUITO legais sobre aprendizado, memória, esquecimento, acessíveis
+
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(