NO AR. Aos mil dias de governo, 2 a cada 3 declarações falsas de Bolsonaro são repetidas aosfatos.org/noticias/aos-m…
📈 O contador do Aos Fatos de declarações de Jair Bolsonaro mostra que, aos mil dias de governo, o presidente já cometeu 3.989 falsidades e distorções em suas falas. Desse número, 2.496 (62,5%) foram reprisadas.
🗣️ Cinco afirmações são responsáveis por 10,4% do total de falas recorrentes (repetidas 415 vezes) e abordam aspectos da pandemia e da conduta ética do governo. aosfatos.org/noticias/aos-m…
💸 A alegação mais repetida por Bolsonaro, com 121 registros, é a de que não há casos de corrupção ou desvios na sua gestão. É FALSO, pois atuais e ex-integrantes do governo são investigados ou respondem a processos na Justiça.
🔎 Entre esses, estão Ciro Nogueira (Casa Civil) e Ricardo Salles (Meio Ambiente). Além disso, a CPI da Covid-19 apura um suposto esquema para a compra superfaturada da vacina Covaxin e irregularidades na aquisição de imunizantes. aosfatos.org/todas-as-decla…
👨⚖️ Amplamente desmentida, a segunda afirmação mais recorrente (99 repetições) é a de que o STF (Supremo Tribunal Federal) impediu o governo federal de agir contra a pandemia, tendo delegado essa função a governadores e prefeitos.
⚖️ O que foi decidido, no entanto, é que todas as esferas do Poder Executivo deveriam trabalhar em conjunto e que não cabia ao governo federal revogar medidas de isolamento decretadas por estados e municípios. aosfatos.org/todas-as-decla…
🦠 Bolsonaro repetiu ainda 78 vezes que sempre se preocupou com a Covid-19 e com a economia na mesma proporção, o que é desmentido pelo fato de ter se posicionado contrariamente à vacinação e às medidas de isolamento em momentos críticos da pandemia. aosfatos.org/todas-as-decla…
😷 A Covid-19 é, aliás, o assunto predominante no discurso desinformativo do presidente: aparece em 1.937 alegações falsas ou distorcidas, 48,6% do total checado como enganoso.
📺 O balanço também concluiu que Bolsonaro desinforma mais nas transmissões ao vivo nas redes sociais. Esses vídeos concentram 1.180 declarações falsas ou distorcidas, o que corresponde quase 29,6% do total de alegações checadas como enganosas.
✨ O contador de declarações de Bolsonaro monitora declarações falsas e distorcidas do presidente desde a sua posse. Ajude a mantê-lo funcionando. Apoie o Aos Fatos: aosfatos.org/mais/
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
EXCLUSIVO. A ameaça de Elon Musk ao STF foi explorada por apoiadores de Trump e Bolsonaro em uma estratégia coordenada para retratar o Brasil como um país em escalada autoritária – e que deveria servir como um alerta para o eleitor americano.
Os principais pontos de contato com os americanos são dois extremistas investigados pelo STF e radicados nos Estados Unidos: o blogueiro foragido Allan dos Santos e o ex-comentarista da Jovem Pan Paulo Figueiredo Filho.
No lado americano, destacam-se Jim Pfaff, presidente da organização de lobby The Conservative Caucus, e o influencer Mario Nawfal, cujo podcast contou com a participação de Musk e representantes da extrema-direita brasileira para discutir os Twitter Files.
Das primeiras horas após os atos golpistas até hoje, nossa equipe produziu reportagens que combateram a desinformação em torno do #8deJaneiro e ajudaram a entender o maior ataque às instituições brasileiras desde a redemocratização.
Relembre: 🧵
GOLPEFLIX. Com mídias coletadas pelo Radar Aos Fatos, construímos a memória digital do 8 de janeiro.
Lançado em março, o especial é uma amostra histórica do conteúdo que alimentou o golpismo. A preservação do acervo conta com o apoio da @MuckRock.
NO AR. CPMI do 8 de Janeiro aprova relatório que pede indiciamento de Bolsonaro e mais 60 pessoas.
Checagens e contador de mentiras de Jair Bolsonaro do Aos Fatos serviram como subsídio para relatora @ElizianeGama pedir indiciamento do ex-presidente. ⬇️ aosfatos.org/bipe/cpmi-do-8…
⚖️Com 1.332 páginas, o documento pede o indiciamento de 61 pessoas — incluindo Jair Bolsonaro — pelos crimes de associação criminosa, violência política, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. 🧵
🤖 O relatório traça antecedentes de ameaças e ataques à democracia, nos quais se enquadram respectivamente estratégias de manipulação de redes para disseminação de desinformação e declarações diretas de Bolsonaro e seus apoiadores contra o sistema eleitoral. 🧵
🚨Desde que o Hamas — organização extremista que controla a Faixa de Gaza — iniciou um conflito com Israel no sábado (7), que já deixou ao menos 1.500 mortos, uma onda de desinformação atingiu as redes. Confira a seguir o que já checamos: 🧵
É FALSO que um vídeo mostrando diversas pessoas em parapentes registra o momento em que militantes do grupo extremista Hamas invadiram uma festa em Israel no último sábado (7). Entenda ⬇️ aosfatos.org/noticias/falso…
Identificamos que as imagens circulam ao menos desde o dia 27 de setembro deste ano nas redes sociais e foram gravadas no Egito. As publicações com esse conteúdo enganoso acumulam mais de 150 mil visualizações no TikTok.