Jamesons Profile picture
Oct 8, 2021 47 tweets 18 min read Read on X
HOMEM-ARANHA E O CIDADÃO DE BEM!

Em 1985 a Marvel publicou uma das mais ousadas, envolventes, humanas e profundas histórias do Homem-Aranha.

A HQ introduziu o vilão Devorador de Pecados e permanece atual até hoje.

Segue a thread pra entender tudo direitinho.

⬇️⬇️⬇️
O arco do Devorador de Pecados foi escrito em 1985 pelo escritor @PeterDavid_PAD e desenhado por Rich Buckler, nas páginas de Peter Parker: The Spectacular Spider-Men #107-110.

A trama apresenta um novo vilão que mata de maneira inescrupulosa os inocentes.
O que me fez criar essa thread foi o mix de sensações e reflexões que essa HQ me trouxe.

Dá para relacionara trama com diversas pautas que eram relevantes nos Estados Unidos de 1985, mas que ainda são bastante atuais no Brasil de 2021.

Sem mais enrolações, bora lá então.
O gibi já começa com um soco no estômago. A Capitã Jean DeWolf, que era amiga do Homem-Aranha e seu contato com a polícia, foi encontrada morta com um rombo no seu estômago.

Ela foi baleada por uma escopeta e morreu na hora. Seus colegas encontraram seu corpo sem vida já.
Assim que soube da notícia, o Homem-Aranha passou a investigar quem poderia ter matado a sua amiga de maneira tão cruel.

O herói então manteve contato com o detetive Stan Carter, que estava investigando o caso.
Só que enquanto eles investigavam, um segundo assassinato aconteceu.

A vítima dessa vez foi o Juiz Horace Rosenthal. Um magistrado que acreditava no sistema, nas Leis e que era um mentor para Matt Murdock, o herói advogado Demolidor.
O Juiz acreditava que sair prendendo deliberadamente as pessoas não era a solução ou mesmo algo justo. Ainda mais se fossem jovens sem histórico criminal. Para ele, todos eram iguais perante a Lei.

Foi morto igual a Capitã Jean DeWolf.
Mas dessa vez o Homem-Aranha e o Demolidor estava próximos e conseguiram ir atrás do vilão, que por sorte conseguiu fugir.

Uma curiosidade desse arco: é nessa história que Homem-Aranha e o Demolidor revelam um para o outro as suas identidades secretas pela primeira vez.
Ao visitar o quarto da falecida Jean, Peter descobre que ela gostava muito do Homem-Aranha, mais do que ele imaginava. Ele começou a pensar que talvez eles pudessem ter ficado juntos.

O caso se tornou muito mais pessoal para ele a partir de então.
E então tivemos um terceiro assassinato: o Reverendo Bernard Finn.

O Devorador de Pecados foi se confessar (pois era uma pessoa muito religiosa) e após se aconselhar com o líder religioso, também o baleou mortalmente.
O Reverendo era conhecido por sua solidariedade e por ter uma grande preocupação com a reforma penitenciária.

Assim como o juiz, se preocupava com o destino de criminosos.
Já deu pra entender, né?

O Devorador de Pecados é o popular "Cidadão de Bem". Uma pessoa religiosa e que se revolta contra aqueles que pensam diferente.

Sejam os magistrados (do STF e esferas menores) e até com líderes religiosos (cito aqui o Padre Júlio Lancellotti).
Nessa altura da história, o Homem-Aranha começou a ficar desequilibrado.

Quebrou estabelecimentos, usou força excessiva com ladrões comuns, tentou descolar informações com o Rei do Crime e até chantageou traficantes.

Tudo para descobrir quem era o Devorador de Pecados.
Antes de seguir e revelar a identidade do Devorador, deixo como utilidade pública o aviso que essa HQ está em promoção na Amazon.

O material tem capa dura e custa R$69,90 mas tá saindo por R$55. Quadrinho de alta qualidade. Recomendo.

Link pra comprar: amzn.to/3llS2Co
Continuando:

Peter segue investigando e então descobre a identidade do vilão: Stan Carter.

O Detetive de polícia com quem esteve trabalhando no caso esse tempo todo.

Sim, o assassino religioso também era policial, olha que irônico.
Sua próxima vítima seria John Jonah Jameson, o jornalista Editor-Chefe do Clarim Diário, mas o Aranha sabia que ele estava viajando então foi o mais rápido para a casa dele para proteger sua esposa Marla Jameson.

Peter chega e o Devorador quase matou sua amiga Betty Brant.
Betty pergunta pq ela será morta e o Devorador confessa tudo:

"Você não me importa, queria o Jameson porque ele se opõe aos justiceiros mascarados. Matei o Padre porque ele era contra a pena de morte. Matei o juiz porque ele mimava os criminosos. Matei Jean .. porque eu quis!"
Nisso o Homem-Aranha chega. Primeiro quebra a espingarda e na sequência espanca brutalmente o Stan.

O Devorador chega a pedir desculpas enquanto apanha, mas Peter não para de lhe agredir.

Ele só para quando o Demolidor intervém e o nocauteia. Peter quase matou o vilão.
A HQ tem umas tramas paralelas, como um inquilino da pensão da Tia May que é um senhor de idade, que também era contra o falecido juiz, e saiu armado na rua baleando trombadinhas que o tentaram roubar no trem.
Tem também a população que, revoltada com o Devorador de Pecados, tenta invadir a delegacia de polícia para linchar o vilão.

E o Homem-Aranha iria deixar isso acontecer, foi preciso novamente o Demolidor intervir.
A história termina com um tom pacificador.

Agora que Peter sabe a identidade do Demolidor, Murdock se oferece para auxiliar o senhorzinho que baleou os jovens na rua.

Mostrando para o Peter que o sistema funciona, é preciso de ordem e não se faz justiça com as próximas mãos.
O Demolidor passou o arco inteiro tentando convencer o Peter a acreditar no sistema.

Ele até exemplifica que se fossemos para a barbárie, boa parte da população de NY acredita que o Homem-Aranha é um criminoso.

Seria justa ele ser preso?
No final da HQ temos uma revelação que muda de maneira significativa a história:

Stan Carter, no passado, passou por experimentos na SHIELD para ganhar poderes. O experimento falhou e resquícios do soro afetaram a sua sanidade.

E por isso ele saiu matando deliberadamente.
A história termina aí. Até que, três anos depois, Peter David voltou para a HQ e em Peter Parker: The Spectacular Spider-Man #134-136, escreveu uma continuação tão interessante quanto a história original.

A nova história tem arte do lendário Sal Buscema.
A história se aprofunda na vida de Carter.

Descobrimos que ele ficou 1 ano internado em um Hospital para Doentes Mentais e foi retirado do seu corpo quaisquer restos do soro que tirava a sua sanidade.

E os psicólogos decidiram que ele estava apto para voltar a sociedade.
CALMA QUE NÃO ACABOU!

Atingi o limite de tweets que posso lançar de uma única vez. Vou seguir com a thread agora.

Aguenta aí que falta só mais um pouquinho hahahahaha
Descobrimos no novo arco que, apesar de curado do soro, Stan possui na sua cabeça uma voz tentando lhe corromper. Como se o Devorador de Pecados fosse uma personalidade alternativa.

Stan mantém o controle, mas o Devorador fica no seu ombro, como o diabo, tentando lhe corromper.
Stan tem consciência de todos os crimes que cometeu. Na época ele não fez nada consciente, estava fora de si.

Mas mesmo assim ainda é um homem triste, cabisbaixo e que fica se punindo por tudo o que aconteceu.

OBS: esse resto de thread talvez tenha gatilhos. Fica o aviso.
Peter, assim que descobre que Stan foi solto, fica revoltado. Como pode um assassino desses estar nas ruas novamente?

A sua primeira reação é ir pessoalmente até o apartamento de Carter para lhe enfrentar.
Mas quando encontra o ex-vilão, Peter fica apavorado.

Stan agora precisa de muletas para andar e não consegue falar sem gaguejar.

Ele apanhou no hospital? Fizeram testes? Nada disso.

São sequelas da agressão feita pelo Homem-Aranha quando ele foi preso. Peter bateu mt forte.
Peter o criticou por tentar fazer com que ele se sinta culpado.

Mas Stan falou que não, ele mereceu toda a punição que recebeu.

E isso mexeu com o Aranha, que até passou a ter dificuldades para enfrentar vilões, com medo de bater muito forte neles.
Inclusive, o Homem-Aranha foi derrotado pelo Electro e caiu em cima de um carro de um cidadão, destruindo-o todo.

A população revoltada com o herói tentou linchá-lo enquanto estava desacordado. Mas Stan apareceu, fingiu ser o Devorador de Pecados novamente e salvou o Peter.
Stan então tentou voltar ao mercado de trabalho.

Na polícia ele foi recusado, não há lugar para assassinos lá, eles disseram.

No setor privado de segurança ele foi recusado. Ele tentou uma vaga em lanchonetes de fast food, mas foi considerado velho demais para a vaga.
Stan já se culpava por tudo o que fez quando estava em surto devido ao soro. O Homem-Aranha foi até a sua casa jogar mais culpa ainda.

A sociedade o julga. Não consegue uma ressocialização. E lá no fundo, o Devorador de Pecados segue tentando corromper ele. Cada vez mais.
Até que, após perder todas as esperanças e ser convencido por um agente que não contratou, ele aceitou dar uma entrevista na TV contando a sua história.
Peter imediatamente se revoltou ao descobrir isso.

Ele partiu para o estúdio, invadiu o local e ao vivo na TV e acusou Stan de estar explorando as coisas horríveis que fez. Que ele não tem consciência e está agora querendo lucrar com isso.
Durante o bate-boca, pela primeira vez Carter se estressa e confessa que era amante de Jean DeWolf.

Deixa claro que a sua morte é a que ele mais sente, pois gostava dela e não fez nada de maneira consciente.

Ele já se culpa todos os dias por isso.
Após o programa de TV, após sofrer sozinho em casa, remoendo tudo o que fez sob influência do soro, ele decide vestir uma última vez a roupa do Devorador de Pecados.

Ele sequestra um garotinho, aponta a arma para a sua cabeça e chama atenção da polícia.
Acontece que nunca foi a intenção de Stan assassinar o garoto.

Ele apenas cansou de todo o sofrimento que passou e decidiu tirar a própria vida.

Ele provocou a polícia e assim que largou a criança, foi fuzilado pela polícia.
Segundos antes de morrer, ele chegou a ver a imagem do Devorador de Pecados sumindo da sua cabeça.

"Eu venci. O Devorador de Pecados está morto. Agora eu posso viver". Foram suas últimas palavras para o Homem-Aranha.

Sua escopeta estava sem munição. Ele não mataria a criança.
A história termina assim, com esse soco no estômago.

Eu sei que é complicado humanizar um vilão. Termina a história e você inevitavelmente fica triste pela morte do Stan.

Mas há um debate muito importante aqui.
O Homem-Aranha tava tão mergulhado em ódio e vingança que, nesse arco, ele que parecia o cidadão de bem.

Tava tão fora de si que não conseguiu ter empatia. Foi incapaz de perceber a dor do outro. E não foi por falta de aviso. A Mary Jane tentou alertar que ele tava exagerando.
Peter David fez um grande trabalho aqui. Um gibi que oferece muitas reflexões.

Leitura recomendadíssima.

E se você já leu, comenta aí o que achou. E se vai comprar a HQ, comenta aqui depois que ler o que achou.
Mas e então, o que achou da thread? Mil desculpas por ter deixado ela gigantesca. Na próxima me controlarei mais.

Se você gosta desse tipo de conteúdo, então aproveita para nos seguir.

Dá um RT e marca um amigo tbm.

Até a próxima :)
Só pra concluir (agora real).

Chamei o Peter de cidadão de bem no final pq me lembrou mt a dinâmica com traficantes de bairro.

As pessoas condenam os viciados que traficam no bairro. Mas ninguém se preocupa com o fornecedor. O peixe grande.
É muito o que rola aqui. Em nenhum momento o Peter se revolta contra a SHIELD. Ele tá preocupado com o Stan, que fez coisas horríveis sim, mas que foi igualmente vítima da SHIELD.

Ele pune o Stan e ignora a SHIELD.

E quem sai ileso? SHIELD e os fornecedores de drogas.
Peter viu o escopo micro e ignorou o macro.

Não que traficantes de bairro sejam inocentes. Devem ser punidos, mas é preciso ir atrás do peixe grande. E esse deve ser punido de maneira exemplar.

Enfim, posso ter viajado, mas foi um paralelo que fez sentido pra mim lol

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jamesons

Jamesons Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @SiteJamesons

Nov 22
🚨 MANIFESTO ÀS PÁGINAS NERDS!

Há quem diga que "página nerd não tem que falar de política". Mas será que não tem mesmo?

Ou será que é justamente por evitarmos o debate, a reflexão e o pensamento crítico que o mundo segue sendo moldado por quem grita mais alto?

Segue o fio 🧶Image
Image
Image
A política vive nas histórias que moldaram nossa imaginação. Ela é parte da essência que nos fez nerds, porque ser nerd também é acreditar na força das ideias para mudar o mundo. Image
A política está em cada ato de rebeldia contra o autoritarismo. Quando a Aliança Rebelde se levanta contra o Império em Star Wars, mostrando que resistir é uma escolha e uma responsabilidade, isso é política. Image
Read 17 tweets
Oct 30
🚨 TUDO SOBRE A NOVA FEITICEIRA SUPREMA!

A Marvel oficializou hoje que a Wanda Maximoff, a nossa Feiticeira Escarlate, será agora a Feiticeira Suprema da Terra.

E a novidade veio recheada de detalhes adicionais. E vou contar tudo pra vocês agora.

Segue o fio 🧶Image
Antes de começar, deixa eu dar uma mendigada.

O infeliz do dono dessa rede social fodeu tanto o algoritmo do Twitter que os fios não estão mais engajando. Eles simplesmente não aparecem para as pessoas.

Deixa teu like nos tweets e o RT nesse fio. Isso nos ajuda DEMAIS ❤️ Image
Vamos lá: atualmente a Marvel está publicando a saga Um Mundo Sob Destino, onde o Dr. Destino se apossou do manto de Feiticeiro Supremo da Terra do Dr. Estranho e se autodeclarou Imperador da Terra.

Por óbvio isso não funcionou e ao final da história ele perderá o título. Image
Read 17 tweets
Sep 20
🚨 FICÇÃO vs REALIDADE!

Chegamos em um ponto em que a fronteira entre a ficção e a realidade é bastante tênue. E não, o futuro não chegou com skates voadores.

Estamos em 2025, e o que desponta no horizonte é a sombra da opressão e do autoritarismo.

Segue o fio 🧶Image
Image
Em 2017, quando Donald Trump estava para se eleger Presidente dos Estados Unidos, o roteirista Charles Soule, que na época era o escritor do quadrinho do Demolidor, surgiu com uma ideia:

Tornar Wilson Fisk, o Rei do Crime, o Prefeito de Nova Iorque. Image
A ideia em si não é nova. O arquétipo de figuras sombrias ascendendo ao poder ecoa em nossa história desde os tempos Gregos, séculos antes de Cristo.

E há exemplos recentes bem evidentes, que tenho certeza de que você consegue imaginar sozinho. Image
Read 21 tweets
Aug 26
🚨 A DIREITA É INIMIGA DOS X-MEN!

Vocês já pararam para analisar com atenção quem são os vilões dos X-Men?

Basicamente quase todos tem uma coisinha em comum e nessa thread eu quero mostrar isso pra vocês.

Segue o fio 🧶Image
Image
Vamos começar tirando o elefante branco da sala: o Magneto.

Devido aos filmes e animações, muitos acham que ele é o maior vilão dos X-Men. Acontece que o Mestre do Magnetismo nem mesmo é um vilão.

Há anos ele é um grande aliado dos X-Men. No máximo ele é um antagonista. Image
Erik Lehnsherr é um judeu que vivenciou o Holocausto, sendo um sobrevivente dos Campos de Concentração Nazistas.

Depois de enfrentar o pior que a humanidade podia oferecer, por ser mutante vivenciou seu segundo Genocídio, em Genosha.

Repito: ele sobreviveu a 2 genocídios. Image
Read 22 tweets
Aug 24
🚨 ESSA TEORIA EXPLICA TUDO!

Uma nova teoria surgiu no mundinho nerd e ela é simplesmente ABSURDA! Ela explica várias incongruências no MCU.

Corrigindo inclusive erros que ocorreram fora das telas.

Segue o fio que te conto tudo agora 🧶Image
Image
Image
Como a maioria de vocês já sabem, quando o MCU teve início, lá em 2008 com o primeiro filme do Homem de Ferro, a Marvel Studios não podia usar vários dos seus principais heróis.

Pois no final dos anos 90 a Marvel vendeu os direitos cinematográficos dos principais heróis. Image
A Sony comprou os direitos do Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma. E entre 2002 e 2014 lançou 5 filmes do Miranha.

A Fox comprou X-Men, Quarteto Fantástico e Demolidor.

Já a Universal ficou com o Hulk.

Por isso tantos filmes com heróis da Marvel não tem relação com o MCU. Image
Image
Read 22 tweets
Jun 21
🚨 A SIGLA LGBTQIAPN+ SEGUNDO A MARVEL!

A sigla que representa a comunidade é extensa e muitas vezes nem todo mundo reconhece todos os seus significados.

Vamos explicar cada uma das letras trazendo heróis da Marvel como exemplo. Tudo bastante didático.

Segue o fio 🧶Image
Image
Image
1 - L de Lésbicas

São mulheres que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero. Ou seja, mulheres que gostam de mulheres. Bem simples.

No MCU temos alguns exemplos, como a America Chavez, a Agatha Harkness, Valquíria e a Negasonic (dos filmes do Deadpool).Image
Image
Image
Image
2 - G de Gay

São homens que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero. Ou seja, homens que gostam de homens. Bem simples também.

No MCU, é o caso do Wiccano, da série da Agatha e do Phastos, lá de Eternos.Image
Image
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(