Na próxima vez que você ouvir que não havia "nada" na América antes da chegada dos europeus, compartilhe esse fio 👇
Na América do Norte, povos como os Haudenosaunee tomavam decisões por consenso, com equidade entre homens e mulheres, quase como uma democracia. Os líderes podiam até ser destituídos pelo povo, algo bem diferente das monarquias europeias da época.
Já na Mesoamérica, a metrópole mexica Tenochtitlán era maior que Paris. Seus habitantes tinham coleta de esgoto e banheiros públicos. Um sistema de canais evitava que a cidade inundasse. Após a conquista espanhola, a engenharia europeia causou enchentes e surtos de tifo.
Já os maias foram um dos quatro únicos povos da humanidade a desenvolverem a escrita de forma independente. E deram ao mundo o símbolo matemático do zero, que tornou possível fazer cálculos mais avançados, com números maiores.
Na América do Sul, os povos amazônicos desenvolveram um tipo único de urbanismo, em que grandes centros se misturavam com a floresta (como este da imagem) e os nativos a manejavam segundo suas necessidades, sem destrui-la – mesmo com populações de milhares.
E nos Andes, o império inca tinha se tornado o mais extenso do mundo, com uma expansão só comparável ao romano. Todas as províncias tinham seu censo de pessoas e produtos, mesmo sem o domínio da escrita. A informação era guardada em um sistema sofisticado de nós em cordões de lã.
E olha que ainda não falamos do milho, uma invenção (isso mesmo, foi manipulação genética) mesoamericana que mudou a alimentação de toda a humanidade. A dieta na América, com batata, tomate, mandioca, abóbora, abacate, feijões, era mais nutritiva que em muitas partes do mundo.
À partir da chegada dos europeus, muitos dos povos originários foram dizimados por doenças trazidas de além-mar, até mesmo antes do contato direto com eles. Por isso, há muito o que descobrir ainda sobre a história do continente.
Mas quando Cristóvão Colombo chegou, ao “novo mundo”, em 12 de outubro de 1492, ele já era muito mais sofisticado, complexo e diverso do que se imagina. Dá uma olhada no nosso especial interativo para saber mais: bbc.in/3ALuN9n
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Ciro Gomes abre o debate fazendo pergunta a Lula sobre concentração de riqueza no Brasil durante o governo do petista.
"É isso que o senhor deseja repetir?"
Lula responde dizendo que seu governo tirou brasileiros da pobreza.
Ciro diz que se afastou do governo do PT por causa das "contradições" e que Lula "falseia" informações do seu governo. :"Gerou a tragédia do Bolsnoaro", disse o pedetista. "Por que ele foi foi eleito depois do PT?
Em 2018, grande parte dos executivos da Faria Lima votou em Bolsonaro.
Depois de 4 anos de governo, será que algo mudou nas posições do mercado financeiro?
"80% da Faria Lima votaria no Bolsonaro", diz o economista Renato Breia
Para ele, o voto no atual presidente é motivado, em parte, por uma avaliação negativa do mercado quanto à gestão econômica nos governos do PT bbc.com/portuguese/bra…
Para Breia, o governo Bolsonaro também cometeu erros na gestão da economia e se mostrou “irresponsável fiscalmente” em algumas ocasiões
Ele diz, porém, que um governo Lula seria ainda mais nocivo, lembrando que o ex-presidente prometeu acabar com o “teto de gastos”
João, um homem negro de 23 anos, foi condenado a 9 anos de prisão por um assalto ocorrido em 2018, em SP.
Ele foi abordado pela PM porque corria (da chuva) na madrugada e foi reconhecido por uma foto enviada no WhatsApp.
João só foi inocentado após escrever carta ao STF. 🧵👇
Na carta, João escreveu:
"Aos excelentíssimos senhores ministros [...]
Peço que meu processo seja revisado porque estou sendo punido por algo que não cometi. Para uma possível condenação tudo deve ser claro como a luz. Condenação exige certeza, e não 'alta probabilidade"
Os policiais procuravam pelos responsáveis por um assalto na periferia de SP.
Segundo João, ele voltava de uma balada, correndo na chuva para chegar rápido em casa, quando foi parado pela PM.
Há 70 anos, morria a mítica primeira-dama argentina Eva Perón
Mas você sabia que o corpo dela teve um destino extraordinário e macabro, antes de ser sepultado na Recoleta, em Buenos Aires? 👇🧶
Evita morreu aos 33 anos em razão de um câncer do colo do útero
Mas Perón, seu marido, queria que ela fosse embalsamada e que seus restos mortais descansassem num mausoléu faraônico que seria construído. Um anatomista espanhol iniciou o trabalho de conservação horas após a morte
Como o mausoléu não ficou pronto, o corpo permaneceu por anos na maior central sindical da Argentina.
Os planos tomaram um rumo inesperado em 1955, quando Perón foi derrubado por um golpe militar e teve que sair do país, deixando o corpo pra trás
Recife, 1962 - evangélicos se reúnem num dos mais significativos movimentos de engajamento social de lideranças progressistas cristãs na América Latina.
Um evento de 8 dias que, depois, a ditadura militar no Brasil tentou apagar - hoje, poucos sabem da existência dele. 🧵👇
O tema era "Cristo e o Processo Revolucionário Brasileiro", com o intuito de discutir a responsabilidade das igrejas diante das mudanças políticas e sociais enfrentadas na época.
Alguns pontos discutidos:
• Movimentos sociais e estudantis
• Reformas de base
• Reforma agrária
Comunistas? Segundo pesquisador Marcus de Matos, as pautas estavam próximas à esquerda, mas os integrantes não se diziam comunistas.
Muitos se identificavam com uma corrente que defendia "ouvir a crítica ao capitalismo, mas encontrar a resposta do cristianismo a essas questões"
Denúncias envolvendo garimpeiros, estupro de uma menina indígena e desaparecimento dos moradores de aldeia colocaram a campanha #CADEOSYANOMAMI nos Trending Topics do Twitter nesta semana.
Veja o que se sabe até agora 🧶
Em 25 de abril, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana (Condisi-YY), Júnior Hekukari, divulgou um vídeo dizendo ter recebido a informação de que uma menina de 11 ou 12 anos teria morrido na comunidade de Aracaçá após ser estuprada por garimpeiros
Então, nos dias 27 e 28 de abril, uma comitiva de órgãos federais visitou a aldeia para apurar a denúncia. Após a expedição, foi divulgado um vídeo que mostrava parte da aldeia queimada e sem a presença dos moradores