Diante de militantes partidários, imprensa e uma seleção de ex-aliados traidores de Bolsonaro, Moro fez do ato de sua filiação um evento de campanha.
Mas ao mentir para agradar a plateia, se expôs mais do que deveria.
Sigam o fio. ⬇️
No discurso de quase 1 hora, lido em tom monocórdico, disse groselhas tipo "ain, saúde e educação de qualidade".
Mas mentiu sobre alguns assuntos, e silenciou covardemente sobre outros.
Vou pontuar aqui os principais trechos e mostrar que sua pré-candidatura começou com o pé esquerdo enfiado na lama.
1) "Eu nunca fui um político."
De fato, nunca exerceu cargo político. Mas é difícil saber se ele mentiu agora, ou mentiu antes quando negava essa possibilidade.⬇️
2) "Fui juiz por 22 anos e me dediquei a fazer justiça aplicando a lei. Meu propósito sempre foi ser justo com todos."
Mas no caso Banestado atuou como juiz e acusador ao mesmo tempo.
É por isso que nunca criticou os inquéritos ilegais do Alexandre?⬇️
3) "Quando aceitei o cargo, não o fiz por poder ou prestígio. Eu acreditava em uma missão. Queria combater a corrupção, mas, para isso, eu precisava do apoio do governo e esse apoio me foi negado."
Essa é uma das piores mentiras e merece um desdobramento.⬇️
3.1) Até as pedras da Praça dos Três Poderes sabem que Moro SEMPRE quis chegar ao STF.
Em 2019, Bolsonaro revelou que tinha esse compromisso com o ex-juiz. Pq ele não desmentiu o Presidente à época?
Pq era verdade!⬇️
3.2) O Governo lhe negou apoio, Moro?
O problema é que ele esqueceu que era um subordinado. Não era ele que tinha que ser apoiado. Ele que tinha que apoiar o Governo e compreender que existem outras variáveis além da sua vontade pessoal. Não aprendeu nada com Guedes?⬇️
3.3) No início do Governo, Bolsonaro mandou uma MP reorganizando a Esplanada. A pedido de Moro, o COAF foi colocado na pasta da Justiça.
Mas o Congresso achou que tinha que ir para a Economia.
No fim do prazo, o próprio Moro assinou uma carta concordando com a mudança. E aí?⬇️
3.4) No auge da Vaza Jato, quando Moro estava sob fogo cerrado da imprensa e da oposição, o Presidente e o Governo deram demonstrações públicas de apoio a ele. O que mais ele queria? A faixa presidencial?
3.5) A confiança era tanta que Bolsonaro chegou a cogitar Moro para vice em 2022. Mas aposto que ninguém lembra disso, não é? E teria apoio da base.⬇️
4) "Quando vi meu trabalho boicotado e quando foi quebrada a promessa de que o governo combateria a corrupção..."
Em 2019, a Lava Jato teve 12 fases e 9 em 2020. Como assim não teve combate à corrupção? Ele era o MJ!⬇️ google.com/amp/s/www.cnnb…
4.1) Ele sabe que a resistência em avançar no combate à corrupção vem do Congresso, e nos últimos anos, do próprio STF.
Mas no seu discurso ele não fez críticas diretas a nenhum deles, pq membros do seu atual partido tbm votaram a favor de coisas que ele acha errado.⬇️
5) "Junto com a pandemia, vimos com tristeza outros flagelos. Escolas sem aulas por falta de estrutura. Empregos e negócios sendo perdidos. Mercados, padarias e restaurantes de portas fechadas."
A hipocrisia aqui foi longe demais. Ele viu os flagelos e e não fez nada!⬇️
5.1) Foi exatamente por causa dessa apatia que Bolsonaro soltou os cachorros em cima dele naquela reunião ministerial que escancarou a indiferença do Ministro da Justiça com as injustiças que aconteciam no Brasil.⬇️
6) "Quando o governo resolve vender uma empresa estatal como a Eletrobrás, aprova junto uma série de jabutis."
Aqui é mau caratismo ou não sabe nada do funcionamento do Congresso.
O Governo mandou a MP da Eletrobrás apenas com privatização. O Congresso enfiou os jabutis!⬇️
7) "Jamais iremos propor o controle sobre a imprensa, social ou qualquer que seja o nome com que se queira disfarçar a censura e o controle do conteúdo."
Querendo agradar os blogueiros da grande mídia ele mistura duas coisas distintas: reação legítima a mentiras, com censura.⬇️
7.1) Mas de novo não dá um pio sobre a censura odiosa que o STF promove contra qualquer jornalista ou cidadão que ouse questionar a "santidade" dos iluministros.
Ele não viu Oswaldo Eustáquio? Não viu Wellington Macedo?
Essa indignação seletiva o coloca ao lado do mal.⬇️
8) "Precisamos proteger a família brasileira contra a violência, contra a desagregação e contra as drogas que ameaçam nossas crianças, jovens e adultos."
Aqui ele dá umas migalhas de conservadorismo. Tem método.
Mas Moro é contra pautas relevantes do conservadorismo.⬇️
8.1) É desarmamentista.⬇️
8.2) Na sua tese de Doutorado, defendeu o ativismo judicial, achando positivo até mesmo se for feito para casos como o aborto.⬇️
9) "Temos a maior floresta do mundo, a Amazônia. Infelizmente, alguns veem a floresta como um incômodo e hoje nossa imagem no exterior é péssima."
Moro está de joelhos para o terrorismo climático, a nova coqueluche globalista da esquerda progressista mundial.
Que tristeza.⬇️
9.1) O marido de Rosângela ignora que o Brasil é um dos países que mais preserva florestas no mundo, segundo a ONU?
Essa imagem "péssima", se existe, é pq gente canalha sai do Brasil e vai lá pra fora exportar mentiras por pura disputa política.⬇️ google.com/amp/s/jovempan…
O resto do discurso é puro messianismo barato, auto exaltação e total falta de senso. Fez pouco caso até de possíveis aliados da tal terceira via que foram lá, tipo Mandetta e Alessandro Vieira. Tipo assim: "eu sou o cara, vcs que me sigam". Sem tato político nenhum!⬇️
Moro foi levado a acreditar que era realmente "o cara" e que chegou onde chegou por méritos próprios. Caiu na lábia de Joice Hasselman e cia, ela própria já caído em desgraça, e agora tenta fazer dele seu novo hospedeiro.⬇️
O fato positivo dessa pré candidatura é que agora todos conhecerão quem, de fato, é Sérgio Moro.
Ele vai sucumbir diante das contradições da sua própria "biografia" e terminar como Narciso, que morreu apaixonado por sua própria imagem.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
São necessários 54 senadores para cassar um Ministro do STF.
36 foi o máximo de apoio nessa atual composição do SF, mesmo com a Vaza Toga.
A oposição não tem voto para eleger o presidente do Senado (42) e nem cassar ministro.⬇️🧶
Pautar um impeachment e o acusado escapar, seria um tiro no pé, além de fortalecê-lo ainda mais.
Davi Alcolumbre, ou qualquer outro, não tem como fazer acordo sobre isso.
Assim, o pragmatismo de descartar logo essa hipótese abre espaço para negociar coisas mais concretas.⬇️
Nesse sentido, o acordo costurado pelo PL em troca do apoio a Alcolumbre envolve a 1ª vice-presidência da Casa e, no mínimo, a presidência de uma comissão relevante. E isso não é pouca coisa para quem não ficou com nada da última vez.⬇️
O Congresso aprovou em tempo recorde, e promulgou a Emenda Constitucional do “corte de gastos” enviada por Lula.
Entre as medidas, um limite aos supersalários acima do teto constitucional.
Será?
Sigam o 🧶⬇️
O atual art. 37 da CF diz no seu parágrafo 11:
“Não serão computadas, para efeito dos limites remuneratórios de que trata o inciso XI do caput deste artigo, as parcelas de caráter indenizatório previstas em lei.”
Ou seja, salários acima do teto somente via lei.
Mas ao longo dos anos, interpretações do Judiciário adotaram interpretações bem elásticas de “lei”, podendo ser qualquer norma emanada a respeito de qualquer verba que não seja salário.⬇️
Belo Horizonte terá segundo turno entre Bruno Engler (PL) e Fuad Noman (PSD), atual prefeito que busca a reeleição.
Além de esconder o apoio de Lula, o que mais o candidato apoiado pela esquerda não quer que o belo-horizontino descubra?
Sigam o 🧶⬇️
As prestações de contas eleitorais são um vasto campo de pesquisa para quem tem paciência de garimpar e encontrar algumas conexões. E o Fuad tem algumas interessantes.⬇️
Entre os doadores da sua campanha no 1º turno, alguns nomes conhecidos, como Carlos Geo Quick, que foi um dos diretores condenados por crimes financeiros no Banco Neon (Pottencial).⬇️
A entrevista de Eduardo Tagliaferro é chocante, para dizer o mínimo.
A seguir os pontos mais graves revelados pelo ex-assessor, na minha opinião.⬇️
Aqui ele relata que o delegado que o ouviu no episódio da prisão por violência doméstica disse que o ministro Alexandre ligou atrás do telefone dele. E que em 6 dias o telefone teria sido levado a Brasília e depois devolvido.⬇️
Para ele, isso foi feito para usá-lo como bode expiatório, pq já sabiam que as mensagens que ele tinha eram comprometedoras para uma certa autoridade. Mas se ele fosse culpado de um “vazamento” de sigilo funcional, o criminoso passaria a ser ele. Como de fato está acontecendo.⬇️
Essa treta fake entre Bolsonaro e Marçal na disputa em SP é um exemplo de como a leitura de alguns ainda é superficial.
Para ilustrar o que quero dizer, vamos voltar a 2018 e o contexto que levou Bolsonaro à Presidência.
Vem de 🧶⬇️
O candidato “da vez” do sistema era Geraldo Alckmin, apoiado por vários partidos do centrão.
PS.: em função de estratégias eleitorais, os demais partidos lançam candidatos, mas os competitivos eram, direta ou indiretamente, parte do mesmo sistema de Alckmin.⬇️
O candidato do “outro lado” era Fernando Haddad, que substituiu Lula às pressas na corrida eleitoral. Mas, obviamente, sem a capacidade de absorver todo o eleitorado lulista, que não é necessariamente petista.⬇️