Jamesons Profile picture
Nov 13, 2021 18 tweets 7 min read Read on X
QUEM LACRA NÃO LUCRA: A HIPOCRISIA!

Só queria tentar verbalizar uma incoerência muito profunda que eu vejo nesse discurso e que me incomoda demais.

A gente ironiza e fala muito sobre esse mantra dos preconceituosos, mas queria focar em um ponto específico.

Segue o fio ⬇️⬇️⬇️
"Quem lacra não lucra" é uma frase usada por preconceituosos.

A intenção deles é resumir numa sentença que se você colocar diversidade (ou seja, "lacrar") em um filme, série, HQ ou onde for, você não vai "lucrar".

A ideia é dizer que homens, heteros e brancos vendem mais.
E a gente sabe que isso é mentira.

O MCU mesmo tem provado isso. Capitã Marvel e Pantera Negra, filmes protagonizados por uma heroína e um herói negro, arrecadaram mais de $1 bilhão cada.

Mas o ponto que quero focar aqui não é esse.
O lance é que existem sim duas visões sobre o consumo de conteúdos mais diversos.

1 - Esse que apontei acima, que evidencia que esse público existe e consome o material.

2 - Mas também ainda é um risco investir em diversidade.

E é sobre esse segundo tópico que eu quero falar.
O risco existe não pq negros, mulheres ou a comunidade LGBT não consomem filmes, HQs ou jogos de video game, o risco existe pq o povo hétero, branco e heterossexual BOICOTA produções com diversidade.

Quando a "lacração" não "lucra", mts vezes é resultado do preconceito.
E é muito simples perceber isso.

Você já viu algum membro da comunidade LGBT boicotar os Vingadores, seja nos filmes ou nas HQs, devido a histórica falta de representatividade na equipe?

Eu nunca vi.

Agora se botarem UM MÍSERO herói LGBT na equipe, heteros vão boicotar.
Olha a franquia mutante, são CENTENAS de personagens. E historicamente, ligado a comunidade LGBT, com algum certo protagonismo entre os heróis, tínhamos apenas o Estrela Polar.

Foi a Marvel revelar que o Homem de Gelo é gay que heteros já começaram a boicotar.
A comunidade LGBT é uma parcela extremamente significativa do fandom dos X-Men.

Essas pessoas ABRAÇARAM os mutantes mesmo que a maioria dos heróis sejam heteros. O pessoal entendeu a mensagem da HQ.

Dai depois de 51 anos, por causa de UM herói gay, heteros querem boicotar?
Vejam esse poster.

Tem mais de 50 mutantes aí.
4 da comunidade LGBT.
4 negros.

E todo mundo ama de paixão os X-Men, né?

Mas e se fossem só 4 brancos e só 4 heteros, você acha que o cidadão de bem continuaria comprando a HQ sem reclamar ou boicotar?
O gibi do Wolverine todo mundo lê, hetero ou não. Todo mundo acompanha os relacionamentos heteros. Os dilemas heteros dele.

Mas dai sai uma HQ do Homem de Gelo e o publico hetero boicota.

"Deus me livre ler esse gibi, vão achar que sou gay".

A masculinidade quase não é frágil!
Isso me lembra um pouco o filme Enrolados da Disney.

O estúdio tinha medo que com o título "Rapunzel" os meninos não quisessem assistir ao filme. Então mudaram pra Enrolados.

Veja bem, é o MESMO filme, mas por causa de um TÍTULO ele vira filme de "menininha".
Outra vertente dessa lógica é o que está acontecendo com Eternos. Países conservadores estão barrando a exibição do filme por ele ter uma minúscula cena de sexo e um beijo entre dois homens.

Quem boicota, barra e censura é sempre o padrão hetero e homem.
E isso tudo remete ao que o autor da revista mensal do Homem de Gelo, Sina Grace, nos falou quando o entrevistamos.

Nos próximos tweets vamos transcrever a resposta dele.

Nesse link vc confere a entrevista completa: jamesons.com.br/exclusivo-sina…
"Olha, sobre quem acha que a decisão [de ter o Bobby gay] foi feita “para ganhar dinheiro”, essa foi a maior piada que eu já ouvi desde o começo da pandemia e eu gostaria de agradecer a pessoa por me fazer rir!"
"É um risco enorme ter um personagem já estabelecido e então divulgá-lo como gay, considerando que em vários países no mundo dizem que a homossexualidade não é real e um crime digno de punição."
"Você tem que utilizar vários recursos de marketing para atingir uma pequena audiência, e você com certeza terá gente que vai desaprovar. Dito isto, eu não acho que foi pouco real ou feito pelo dinheiro."
Falamos TUUDO isso só pra deixar claro que o discurso "quem lacra não lucra" é errado não só do princípio de que é mentiroso, pois lucra sim, mas que tbm é igualmente errado devido a hipocrisia, pois há um enorme esforço preconceituoso para tentar fazer essas obras não lucrarem.
Essa thread ficou mais longa do que eu tinha planejado originalmente, me desculpem 😅

Mas você gosta desse tipo de conteúdo? Então aproveita para nos seguir. Isso nos ajuda DEMAIS.

E prometemos seguir trazendo conteúdo assim.

Até a próxima :)

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Jamesons

Jamesons Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @SiteJamesons

Nov 22
🚨 MANIFESTO ÀS PÁGINAS NERDS!

Há quem diga que "página nerd não tem que falar de política". Mas será que não tem mesmo?

Ou será que é justamente por evitarmos o debate, a reflexão e o pensamento crítico que o mundo segue sendo moldado por quem grita mais alto?

Segue o fio 🧶Image
Image
Image
A política vive nas histórias que moldaram nossa imaginação. Ela é parte da essência que nos fez nerds, porque ser nerd também é acreditar na força das ideias para mudar o mundo. Image
A política está em cada ato de rebeldia contra o autoritarismo. Quando a Aliança Rebelde se levanta contra o Império em Star Wars, mostrando que resistir é uma escolha e uma responsabilidade, isso é política. Image
Read 17 tweets
Oct 30
🚨 TUDO SOBRE A NOVA FEITICEIRA SUPREMA!

A Marvel oficializou hoje que a Wanda Maximoff, a nossa Feiticeira Escarlate, será agora a Feiticeira Suprema da Terra.

E a novidade veio recheada de detalhes adicionais. E vou contar tudo pra vocês agora.

Segue o fio 🧶Image
Antes de começar, deixa eu dar uma mendigada.

O infeliz do dono dessa rede social fodeu tanto o algoritmo do Twitter que os fios não estão mais engajando. Eles simplesmente não aparecem para as pessoas.

Deixa teu like nos tweets e o RT nesse fio. Isso nos ajuda DEMAIS ❤️ Image
Vamos lá: atualmente a Marvel está publicando a saga Um Mundo Sob Destino, onde o Dr. Destino se apossou do manto de Feiticeiro Supremo da Terra do Dr. Estranho e se autodeclarou Imperador da Terra.

Por óbvio isso não funcionou e ao final da história ele perderá o título. Image
Read 17 tweets
Sep 20
🚨 FICÇÃO vs REALIDADE!

Chegamos em um ponto em que a fronteira entre a ficção e a realidade é bastante tênue. E não, o futuro não chegou com skates voadores.

Estamos em 2025, e o que desponta no horizonte é a sombra da opressão e do autoritarismo.

Segue o fio 🧶Image
Image
Em 2017, quando Donald Trump estava para se eleger Presidente dos Estados Unidos, o roteirista Charles Soule, que na época era o escritor do quadrinho do Demolidor, surgiu com uma ideia:

Tornar Wilson Fisk, o Rei do Crime, o Prefeito de Nova Iorque. Image
A ideia em si não é nova. O arquétipo de figuras sombrias ascendendo ao poder ecoa em nossa história desde os tempos Gregos, séculos antes de Cristo.

E há exemplos recentes bem evidentes, que tenho certeza de que você consegue imaginar sozinho. Image
Read 21 tweets
Aug 26
🚨 A DIREITA É INIMIGA DOS X-MEN!

Vocês já pararam para analisar com atenção quem são os vilões dos X-Men?

Basicamente quase todos tem uma coisinha em comum e nessa thread eu quero mostrar isso pra vocês.

Segue o fio 🧶Image
Image
Vamos começar tirando o elefante branco da sala: o Magneto.

Devido aos filmes e animações, muitos acham que ele é o maior vilão dos X-Men. Acontece que o Mestre do Magnetismo nem mesmo é um vilão.

Há anos ele é um grande aliado dos X-Men. No máximo ele é um antagonista. Image
Erik Lehnsherr é um judeu que vivenciou o Holocausto, sendo um sobrevivente dos Campos de Concentração Nazistas.

Depois de enfrentar o pior que a humanidade podia oferecer, por ser mutante vivenciou seu segundo Genocídio, em Genosha.

Repito: ele sobreviveu a 2 genocídios. Image
Read 22 tweets
Aug 24
🚨 ESSA TEORIA EXPLICA TUDO!

Uma nova teoria surgiu no mundinho nerd e ela é simplesmente ABSURDA! Ela explica várias incongruências no MCU.

Corrigindo inclusive erros que ocorreram fora das telas.

Segue o fio que te conto tudo agora 🧶Image
Image
Image
Como a maioria de vocês já sabem, quando o MCU teve início, lá em 2008 com o primeiro filme do Homem de Ferro, a Marvel Studios não podia usar vários dos seus principais heróis.

Pois no final dos anos 90 a Marvel vendeu os direitos cinematográficos dos principais heróis. Image
A Sony comprou os direitos do Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma. E entre 2002 e 2014 lançou 5 filmes do Miranha.

A Fox comprou X-Men, Quarteto Fantástico e Demolidor.

Já a Universal ficou com o Hulk.

Por isso tantos filmes com heróis da Marvel não tem relação com o MCU. Image
Image
Read 22 tweets
Jun 21
🚨 A SIGLA LGBTQIAPN+ SEGUNDO A MARVEL!

A sigla que representa a comunidade é extensa e muitas vezes nem todo mundo reconhece todos os seus significados.

Vamos explicar cada uma das letras trazendo heróis da Marvel como exemplo. Tudo bastante didático.

Segue o fio 🧶Image
Image
Image
1 - L de Lésbicas

São mulheres que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero. Ou seja, mulheres que gostam de mulheres. Bem simples.

No MCU temos alguns exemplos, como a America Chavez, a Agatha Harkness, Valquíria e a Negasonic (dos filmes do Deadpool).Image
Image
Image
Image
2 - G de Gay

São homens que sentem atração sexual ou afetiva por pessoas do mesmo gênero. Ou seja, homens que gostam de homens. Bem simples também.

No MCU, é o caso do Wiccano, da série da Agatha e do Phastos, lá de Eternos.Image
Image
Read 19 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(