Ontem eu e @Terciofotografo passamos o dia no Salgueiro, onde 10 pessoas foram mortas, e conversamos com testemunhas que viram mortes e corpos. Vou resumir aqui oq elas contaram, que diverge da narrativa de confronto da polícia. A história tá na @folha:www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021…
1. No sábado, o 7º batalhão (o mais letal do estado neste ano) entrou e o policial Leandro Rumbelsperger da Silva foi morto. A polícia diz que ele foi atacado; o tráfico diz que não o matou.
2. Naquela manhã, um jovem teria sido levado num caveirão após um baile funk e apareceu morto no dia seguinte, sem partes do corpo. Não está claro se ele seria Igor Coutinho, que a polícia afirma ter sido socorrido pelo Samu no domingo e morrido no hospital.
3. Também no sábado, um outro adolescente sem envolvimento com o crime teria sido levado num caveirão, mas apareceu vivo no mesmo dia, depois que lideranças da favela alertaram autoridades.
4. A essa altura, cerca de 30 traficantes já estavam escondidos no mangue. Eles passaram a noite ali, com roupas camufladas, abastecidos por barras de cereal e água.
5. No domingo, o Bope voltou a entrar e uma idosa foi baleada no braço durante tiroteio; ela passa bem. Mais tarde, os policiais invadiram um bar com piscina e fizeram uma festa com cerveja e churrasco, dizem moradores. Os restos de comida ainda estão ali, sem sinais da perícia.
6. No muro deixaram um recado: "Obrigado pela recepção, ass: Δ [delta] force, bonde do caça siri". Nas bancadas e no freezer estilhaçado, as palavras "milícia Ecko" e os nomes do miliciano "Tandera" e da facção rival "TCP".
7. Em certo momento, os agentes usaram dois drones para mapear a área do mangue. Provavelmente nessas imagens, viram o eletricista Élio Araújo, de 52 anos, levando refrigerante e comida ao grupo que se escondia, entre eles um filho seu de consideração.
8. Cercaram o mangue por várias entradas, uma delas pela trilha que sai do clube. Um tiro de desespero disparado pelos criminosos teria feito com que cerca de oito policiais localizassem um dos grupos que descansava.
9. Élio teria sido o 1º a ser morto. Um dos vizinhos que carregou o corpo conta que ele tinha a garganta "raspada de faca" e um tiro que entrou pelas costas e saiu pela barriga. Um vídeo de fato mostra o pescoço exposto. Ele diz que, de perto, não era ferimento de arma de fogo.
10. Outros 2 não tinham envolvimento com o crime, segundo os relatos: David e o adolescente Kauã. Não está claro o motivo de estarem no mangue, se foram levados mortos ou mortos ali, por ex. Ao menos um traficante também teria sido morto após se render, e outro estaria sem pênis.
11. Todos os traficantes na mata levavam fuzis e pistolas, mas apenas 2 pistolas foram oficialmente apreendidas pela PM, junto com munições, carregadores e grandes quantidades de maconha, cocaína e crack. Duas mochilas com uma quantidade vultosa de dinheiro também teriam sumido.
12. A Polícia Civil afirmou que ainda aguardava os resultados dos laudos de necropsia e que ouvirá mais testemunhas. As pessoas com quem falamos, porém, não têm intenção de prestar depoimento.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh