Dimensão espiritual, integrante das paisagens urbanas, morada de Exú, depósito de estereótipos racistas e ponto de partida para uma nova filosofia. Quem vem aí é ela: a Encruzilhada.

Fio por: @blfv__
Terreno de dominância espiritual

Nas religiões de matrizes africanas, a encruza conecta a esfera material ao aspecto espiritual. Esse caminho que se divide em dois ou mais serve de morada de Exu, orixá guardião da comunicação, e suas falanges, como as Pombagiras.
Ogum, orixá dos caminhos, é o dono do meio das encruzilhadas.
Oferendas, entrega e respeito

A dimensão espiritual das encruzilhadas não são acessadas apenas ao pisar em sua dimensão física. De acordo com as orientações de cada corrente, a entrada e a saída do território espiritual das encruzilhadas se dá ao seguir uma série de rituais.
Nelas, é possível fazer as entregas, ofertas para se livrar de um quiumba (espírito obsessor), e as oferendas, que são pedidos ou agradecimentos ofertados aos orixás e falanges já citadas.
No meio do caminho, tinha o racismo

No YouTube, é possível encontrar uma matéria sobre um caso de exorcismo liderado pela clarividente Márcia Sensitiva; com uma atmosfera que investe na narrativa "sobrenatural", a matéria acompanha a ida de Márcia e mais médiuns à residência +
de uma dona de casa que mora próxima a uma encruzilhada. Na ocasião, Márcia afirma que "a encruzilhada é rota de espíritos trevosos", e, com uma cruz de madeira na mesa, ensina um combinado feito com limão, "a planta do demônio", segundo ela.
A construção de narrativas como essa da Rede Manchete estão conectadas ao racismo religioso e suas diversas formas de oprimir, ofender, violentar e distorcer as religiões de matriz africana. A encruzilhada é tão mal dita quanto o seu morador Exu. oglobo.globo.com/brasil/casos-d…
De acordo com o Brasil de Fato, 1.400 casos de crimes do tipo foram registrados só no estado do Rio de Janeiro em 2020. E uma matéria do O Globo discute casos em que a intolerância contra religiões de matrizes africanas têm pautado perda da guarda de filhos por mães praticantes.
Cruzando possibilidades filosóficas, pedagógicas e poéticas

Tão múltiplos quanto os caminhos que uma encruzilhada pode apresentar são os domínios que ela pode compor e reger. Sua propriedade espiritual também pode indicar um projeto revolucionário.
O livro "Pedagogia das Encruzilhadas" (2019), de Luiz Rufino, aponta a encruzilhada como "um projeto político, poético e ético, porque é educativo, é um projeto de educação, encarnado por Exu, tem Exu como o seu fundamento".
"A encruzilhada não é antiocidental. Não é antibranca. Ela é, a rigor, um signo negro africano. Tem essa identidade política. Trabalha não com a exclusão do outro, e sim com a presença desse outro".

Luiz Rufino em entrevista para @elastica em 2021: elastica.abril.com.br/especiais/luiz…
Pelas esquinas do mundo

A encruzilhada implica na dinâmica da perspectiva, é composta pelos cantos, atravessamentos, e transforma qualquer lugar em mais uma esquina do mundo, sem centros nem periferias. Afinal, de acordo com Rufino, ela "contesta a dimensão de um mundo partido".
A encruzilhada nos convida a quebrar a lógica da evolução pautada nas retas, num "caminhar pra frente" que segue apenas um sentido. “"Qual é a possibilidade do ser diante à grande engenharia do estado colonial?…”
“Essa é a questão que, para nós, encontrarmos caminhos enquanto possibilidade, a gente não vai poder apostar nos caminhos retos, nos caminhos de obsessão positivista (...). Eu acho que a gente precisa ir tomar uma inspiração de Exu [de] que nós vivemos numa espiral do tempo".

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with BRASA 🔥

BRASA 🔥 Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @brasamag

23 Nov
O espiritual está no afeto, na conexão em vida e fora dela que deixa a gente em choque, em transe de alegria, na ancestralidade. Separamos 9 capas de disco de Hip Hop que mostram a espiritualidade em suas mais diversas nuances!

Rito de Passá - @mctha_ por Francisco Jr Image
Pedras, Flechas, Lanças, Espadas e Espelhos - @thiagoelnino por Robinho Santana e Guilherme Kozlowski Image
Àtúnwa - @biadoxum por @_Ionemaria Image
Read 9 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(