paiva Profile picture
25 Nov, 19 tweets, 6 min read
Tenho contato com vários investidores, eu presenciei o nascimento de uma "REPRESENTAÇÃO" do que é OPERAR no mercado financeiro, e o resultado chegou agora com o IBOV caindo 22% e pessoas perdendo 70% do patrimônio🤪

É uma thread, vou explicar o que aconteceu...
Pra começar, meu background é muito técnico, sou FX Trader aposentado, então eu sempre analisei Macro, essas inclusive são as minhas maiores contribuições dentro da plataforma da Investfy, e toda exposição que eu faço é justificada nesse tipo de análise..
Qual é o problema? O problema é que faz um tempo que se criou uma imagem do operador de mercado aqui, da grande maravilha de se operar e ganhar muito dinheiro de casa, operando a bosta mais complicada dessa bolsa: ÍNDICE FUTURO
Cara, o número de operações e de utilidades que se tem para o WIN são INFINITAS, ele pode ser utilizado de colateral pra uma porrada de coisa, tantas que qualquer análise baseada em dados de pós mercado é inútil, fica a dica;
Isso porque, você simplesmente não sabe quanto de Delta cada contrato está pressionando o basket, porque a própria composição do basket pode estar sendo usada como colateral: cash and carry é um exemplo.
Mas tudo bem, a complexidade da análise não é o problema aqui, eu só quis utilizar um exemplo do como isso realmente é complexo. Uma ferramenta pouco utilizada aqui no BZ que te aprofunda na análise em geral é o Volume at Market, estude ela pra se aprofundar...
O problema aqui é a porcaria da ideia de que pra você ser um OPERADOR você tem que boletar quantidades INDECENTES nesta porcaria deste contrato futuro. Pessoas falando:

"Só 10" ( 200 mil ntl)
"Só 20" (400 mil ntl)
"Só 30" (600 mil ntl)

NÃO - FAZ - SENTIDO
Pensa comigo, você não abre uma exposição de 600 mil reais pra tirar 6k. Vejam a proporção disso, é simplesmente idiota.

E você pode argumentar: "Mas o índice nunca vai a 0"

E eu contra argumento: a maioria das pessoas que opera assim nem sequer tem 600 mil reais investidos.
Então vamos aos fatos: o IBOV caiu 22% em 122 dias.

Quando avisamos da queda muitas pessoas que falam com a gente reduziram sua exposição, mas CONTINUARAM NEGOCIANDO INDICE FUTURO.
De longe operações no intraday foram o grande vilão dessa queda para muita gente, não aceitando operar 10, 20, 30 contratos.

"A mas se eu não operar 80 eu nem to operando"

VOCÊ TA OPERANDO DE UMA MANEIRA BURRA AMIGO, RESPIRA
O negócio é o seguinte, não há necessidade de se tirar 15 mil reais do índice futuro todos os dias, coloque isso em perspectiva, em um winrate de 2/3, e veja o quão quazilionário você vai ser se conseguir fazer isso consistentemente.
Esse instrumento não foi feito pra isso, e a exposição além de ter que respeitar o sizing da carteira, vejam só: ELA PRECISA FAZER SENTIDO ESTRATÉGICAMENTE EM RELAÇÃO AO PORTFÓLIO.

É extremamente fácil, durante o intraday, as pessoas se alavancarem 800% esquecendo disso..
Amigo, se você tira 3 mil reais dia operando no mercado você é um herói, no longo prazo e colocando isso em uma carteira bem montada é jogo. Pra que você vai abrir uma exposição gigante pra querer fazer tudo com pressa?
Já vimos boletas altíssimas aqui, de gente abrindo 200 milhões de reais em exposição pra tirar 50 mil reais do índice, claramente metendo aquele médio pra trás, aluno do Vinicius Ibrahim, isso NÃO É OPERAR!
Foram várias pessoas falando conosco nessa queda tomando opções, operando futuros, se metendo com alavancagem, quando tava claro pelo MACRO que as coisas iriam piorar.

É uma merda o cara te falar "perdi 70% do PL em índice futuro" mas eu escutei mais de uma vez...
Você, que ta postando boleta de 100k na internet, você ta trabalhando "PROS CARA". Contribuindo pra essa merda de mentalidade de achar que volume é qualidade, quando na verdade tempo é qualidade.
Esse maluco aqui é o Edward, Edward Seykota. O malando botou 60% ao ano durante 30 anos.

30 fucking anos, se acha que ele acordou todo dia de manhã abrindo 50 milhões de ntl em futuros pra fazer isso? Dica: não.
Então amigo, você que ta ai boletando índice loucamente: você não precisa de mais de 15 contratos. Você precisa entender os instrumentos que você está utilizando, e sobreviver ao teste do tempo. Assim você vai conseguir tirar o que quer do mercado.
É isso, vimos isso acontecendo mais de uma vez durante essa queda, e se eu puder atingir pelo menos uma pessoa, e fazer ela refletir sobre essa idiotice, esse rage já valeu a pena.

Então pense cara, não seja manipulado pela indústria.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with paiva

paiva Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(