A adm aqui assistiu ao podcast do Nico com o Grosjean que saiu na semana passada e achou o papo tão legal que escreveu um texto sobre a importância de pilotos como Grosjean falarem abertamente sobre acompanhamento terapêutico. Segue o fio

Nico e Grosjean conversaram sobre várias coisas, do começo da carreira de Romain no motorsport, como foi ser companheiro de equipe do Alonso e do Kimi, da temporada de 2012 quando o francês ganhou a fama de bater muito e, é claro, do acidente em Bahrein em 2020.
Mas, na singela opinião da adm aqui (que, diga-se de passagem, é formada em psicologia), a parte mais importante da conversa foi o relato de Romain sobre o trabalho que tem feito com sua psicóloga desde 2012.
Nico puxa a conversa falando sobre como Grosjean sempre foi muito aberto sobre isso, diferente dele, que relatou ter passado por uma terapeuta em 2006 com sessões de duas horas a cada dois dias, algo sobre o qual ele não falava na época.
youtube.com/clip/UgkxEix7X…
O franco-suiço contou que conheceu sua psicóloga no Instituto de Paris em junho de 2012 e que ligou para ela após o incidente em Spa, no qual Grosjean bateu na largada e tirou da corrida Alonso, Perez e Hamilton. Como resultado, Romain foi suspenso de uma corrida depois disso.
Se você também não lembra de todos os detalhes como a adm, pode ler mais sobre o acidente aqui: ge.globo.com/motor/formula-…
Sem entrar no mérito de se a fama pelos acidentes é merecida ou não, Grosjean conta como ligou para a psicóloga após a corrida, procurando entender o que ele poderia fazer melhor para evitar situações como aquela. A terapia começou com uma estratégia de conscientemente diminuir +
os riscos corridos nas corridas, para aumentar sua confiança naturalmente. Até um momento em 2013 no qual eles decidiram que ele poderia voltar a se arriscar mais, que ele descreveu com a psicóloga falando “you can go and be more engaging in lap 1” (sic).
Grosjean falou sobre o trabalho com a psicóloga ser contínuo, e, acredito que é possível ver os resultados desse acompanhamento em suas falas durante o podcast.
O piloto se mostra muito autoconsciente sobre os erros e acertos que teve, que também transparece quando ele fala sobre o acidente do ano passado.
Uma das frases de Grosjean que merece muito destaque foi “you work on the good moments and on the dark ones”, jogando luz sobre o fato que o processo da terapia é esse mesmo, continuo, trabalhando tanto nas partes boas quanto nas partes ruins.
A saúde mental tem ganhado mais destaque na Fórmula 1 ultimamente, o que é ótimo e são relatos como esse, sinceros e abertos que permitem os avanços da categoria nesse assunto tão importante.
E Romain merece bastante crédito nisso, se você pesquisar Grosjean+Terapia (ou therapy) no Google é possível ver como o piloto sempre falou sobre a questão abertamente.
Esse episódio do podcast do Nico está disponível no youtube e no spotify. Os pilotos também conversaram bastante sobre o acidente e sobre o futuro de Grosjean na Indy, vale lembrar que o episódio foi gravado antes de Romain decidir correr nas pistas ovais do campeonato.
Foi muito gostoso de ouvir ele falando como está satisfeito com sua história na F1 e sobre seus planos para Indy e até vontade de correr uma Le Mans. E agora fico aqui, ansiosa pra saber se vão traduzir o livro que ele acabou de publicar com sua esposa, Marion: Le Mort en Face.
ufa! Muito obrigada pra quem chegou até aquiii, se vocês curtiram esse tipo de conteúdo conta pra gente que vontade de ficar dissertando sobre F1 não falta!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Portal Race Cast

Portal Race Cast Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @RaceCastBR

9 Dec
outra informação que eu acho importante pra quem vai comprar interlagos hoje saber:
o site deu um trabalhão na hora de aceitar os cartões... Ele só aceitou um cartão do santander. Os outros, mesmo do santander tb não passavam de jeito nenhum! Ter o cartão online em mãos ajuda!
em casa tentamos vááários, com limite liberado. Desde o cartão físico até o online e dava na hora falando que o cartão não autorizou... Ai ligávamos no banco e falavam que nem tinha rolado tentativa de compra, então que eles não tinham barrado nada...
e pra encher o saco da galera do evento: usem e abusem do insta do GP de São Paulo, foi por lá que eu consegui algumas respostas que me ajudaram.
Read 5 tweets
9 Dec
Já que hoje abre a pré venda pra Interlagos 2022, a gente trouxe algumas informações básicas de cada setor: preço (de 2022), o que dá pra ver, se tem cadeira e telão, se é coberto e um pouco da experiência das adms nas que elas foram!
segue o fio

#F1 #interlagos #saopaulogp
SETOR G (foto: internet)
Preço: R$ 710,00
É coberto? Não
Invade a pista? Não
Vê o pódio? Não.
O que dá pra ver: todo miolo entre a reta oposta e subida do café
SETOR Q
Preço: R$ 650,00
É coberto? Não
Invade a pista? Não
Vê o pódio? Não.
O que dá pra ver: ocupa o centro da reta oposta, dando visão a todo miolo entre a reta oposta e subida do café
Read 28 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(