IPTU é aluguel. Nossas propriedades não nos pertencem – pertencem ao Estado. Meu pai teve problemas financeiros ao longo de dois anos e atrasou os pagamentos. Agora, para pagar a dívida, está pensando em vender o único terreno que possui para pagar pelo "direito" de mantê-lo.
É a mesma situação da Hilda Hilst antes de falecer: estava tentando vender seus terrenos para pagar a dívida do IPTU. É como se a pessoa vendesse a roupa do corpo, já paga, para, nu em pelo, pagar pelo direito de usá-las. É o aumento progressivo dos impostos proposto por Marx...
...para minar a propriedade privada. "Ah, o IPTU paga pelos benefícios recebidos." Sim, paga os salários de um monte de funcionários à toa, pelos buracos das ruas, pelo lixo que se vê em todas as partes, pelas obras faraônicas e a corrupção resultante, etc.
E o aumento do IPTU é uma ótima ferramenta para consagrar o casamento entre burocratas e empreiteiros: tornam a vida numa casa impagável, o que faz com que o proprietário a venda para uma construtora, que erguerá ali um edifício de apartamentos. É a vaquinha para pagar pelo IPTU.
"Nossa, você paga 1000 reais de IPTU! Eu só pago 50 reais." Sim, você paga 50 reais e seus inúmeros vizinhos de apartamento pagam a mesma coisa. É a vaquinha do IPTU. O dono da casa demolida, que vivia onde seu prédio está agora, pagava tudo sozinho. Vendeu a casa por isso.
Em suma...
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh