1) Uma tendência que surgiu com o crescimento das empresas tech é a análise Unit Economics. Esse tipo de estudo é muito interessante para entender vários tipos de modelos de negócios - apesar de estar sujeito ao típico GIGO (garbage in, garbage out) .
2) A análise de Unit Economics tem como objetivo resumir o modelo de negócios de uma companhia em uma única unidade.
3) Essa unidade pode ser definida de muitas maneiras. Pode ser o cliente uma empresa de software (ex. receita por cliente), um vendedor (resultado por vendedor) ou até um assento do avião (ex. custo por assento voado numa companhia aérea)
4) Por exemplo se a unidade for um cliente de um banco digital se analisa o custo de adquirir esse cliente, as receitas que são geradas ao longo do tempo e os custos associados a servir esse cliente.
5) Na figura abaixo vemos a análise de Unit economics do Nubank que mostra um déficit no começo da vida do cliente que se converte em bons resultados posteriormente. (curva J)
6) Mas conceito de Unit Economics é muito mais amplo do que as estimativas da vida do cliente para empresas tech. A Localiza, por exemplo, calcula indicadores por cada carro operacional: O investimento, as receitas, os custos e o valor de revenda.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh