Educação é porta para empregos de melhor qualidade, amplia oportunidades e possibilita um desenvolvimento econômico mais equânime. O domínio da ciência e Tecnologia (C&T) é condição para tornar as empresas competitivas globalmente, aumentar a riqueza e fortalecer a soberania.
Nos anos recentes, tem havido um retrocesso nas políticas de C&T no país. O desmonte das instituições públicas, na direção do Estado mínimo, é a marca de um governo que aprofunda a agenda neoliberal. Vamos na direção oposta da China e de outros países nesse setor.
Ultrapassando as piores previsões, caminhamos atualmente rumo ao obscurantismo, sob um governo que nega a ciência em todos seus atos. O descaso intencional com a saúde pública é a face mais cruel dessa aversão ao conhecimento, com a perda de quase 620 mil vidas para a Covid-19
Felizmente, testemunhamos o enorme esforço da comunidade científica brasileira e seu compromisso com a vida, na busca de soluções para a gravíssima crise sanitária. E testemunhamos a rápida resposta do SUS, que sobreviveu às tentativas de desmonte.
O próximo governo terá o enorme desafio de retomar o crescimento econômico, criar empregos, superar a pobreza e reduzir a desigualdade. Certamente contará com o empenho de nossa comunidade científica, que fez o Brasil se tornar o 13º maior produtor mundial de ciência.
Será fundamental restabelecer uma política e um plano de ciência, tecnologia e informação, recuperar as agências federais e prover orçamentos adequados, em esforço conjunto do Estado e das empresas.
Educação e ciência são essenciais para a reconstrução e o futuro do Brasil. Meu artigo, com o ex-ministro Sergio Rezende, publicado hoje lula.com.br/educacao-e-cie…
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Dona Lindu foi o primeiro e maior exemplo de perseverança que tive na vida. Quando não havia pão para dar de comer aos filhos, ela dizia: "Amanhã vai ter. Amanhã vai ser melhor". Cresci ouvindo de minha mãe o conselho que me acompanha por toda a vida: "Teima, meu filho, teima."
Com o tempo, descobri que aquele conselho não era apenas para mim. Entendi que perseverar é um ato político.É uma arma na mão do oprimido, que o impede de desistir. Aprendi a teimar e a acreditar que amanhã vai ser melhor. Mas que é preciso lutar para construir esse amanhã.
O diploma de torneiro mecânico me abriu as portas da cidadania. Com o macacão sujo de graxa que eu vestia com orgulho, pude finalmente tomar café, almoçar e jantar diariamente – um direito que muitos anos depois, na Presidência, fiz questão de garantir a todos os brasileiros.
1 - Já tenho 22 vices... Enquanto ainda nem decidi se sou candidato. A escolha de um vice tem que ser levada muito a sério. Tem que ser alguém que some, e não que tenha divergência.
2 - Tenho extraordinária relação de respeito com o Alckmin, fui presidente enquanto ele era governador. Não há nada que aconteceu entre nós que não possa ser reconciliado.
3 - Política é como futebol, você dá uma canelada no cara, ele cai chorando de dor, mas depois que termina o jogo, eles se encontram, se abraçam, vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo. Política é assim. Nas divergências todo mundo joga bruto porque quer ganhar.
1 - A única vantagem da gente ficar velho é que a gente vira contador de história. Das coisas que vocês não viveram e que a gente pode contar. Porque o futuro é uma ficção, é ilusão. E o presente, enquanto eu falei, já passou. Por isso me orgulho de ter passado.
2 - Todo mundo discute muito o futuro e a nossa experiência de futuro é que as coisas vem melhorando para poucos e piorando para muitos. Os ricos ganharam muito dinheiro durante a crise e os pobres ficaram mais pobres. E o povo trabalhador?!
3 - A elite brasileira sabe que a fome existe porque lê nos jornais. Mas quem lê não sente. A fome só sabe o que é quando você acorda de estômago vazio. Quando você vê uma criança morrer porque não ingeriu as calorias necessárias. Essa gente que nós temos que representar.
1 - Muita gente acha que eu deveria esquecer o que eu passei. Eu digo pra vocês, não é possível esquecer. O que é possível é deixar que isso seja o mais importante. Não ficar refém do ódio. Mas não é possível esquecer.
2 - Eu nunca imaginei que seria acusado de corrupção. Nunca imaginei que tentariam destruir nossa imagem. Eu acreditava que tinham aprendido a lidar com a existência de um Partido dos Trabalhadores.
3 - Sempre inventaram coisas sobre mim. Lembro que quando eu nunca tinha subido num avião, diziam que eu só andava de 1ª classe. E e esse Memorial da Verdade agora ajuda a gente a começar a combater a mentira.
1- Muita gente já entendeu que hoje você não pode discutir desenvolvimento econômico, sem discutir desenvolvimento ambiental. A consciência ambiental cresce a cada dia na sociedade. Não é possível desassociar. O planeta é uma casa, e todo mundo que mora nela tem que estar bem.
2 - E não adianta os ricos quererem alugar foguete e subirem pro céu pra tentar evitar de viver aqui na terra. Não, nós temos que construir um planeta saudável. É possível compatibilizar o crescimento agrícola com a questão ambiental.
3 - É possível pensar em desenvolvimento industrial preservando o meio ambiente. O que nós precisamos ter em mente é que é preciso preservar os ecossistemas de cada país no mundo. Dá pra tirar proveito da riqueza da biodiversidade gerando lucro pra sociedade.