Nunca uma vi uma lista com imagens das obras que estiveram na Semana de Arte Moderna de 1922, que completa 100 anos no mês que vem. Não é à toa, não se tem uma certeza absoluta sobre todas as elas. Mas vou tentar juntar aqui o que conhecemos [+]
A capa do catálogo da Semana de Arte Moderna, feita pelo Di Cavalcanti [+]
A capa do programa da Semana de Arte Moderna, também do Di Cavalcanti [+]
De Anita Malfatti (parte 1): A Estudante Russa, O Homem Amarelo, O Japonês, A Mulher de Cabelos Verdes [+]
De Anita Malfatti (parte 2): A Onda, A Ventania, Rochedos, Penhascos [+]
De Victor Brecheret: Soror Dolorosa, Ídolo, Pietà, Cabeça de Cristo [+]
De Victor Brecheret (parte 2): Sapho, Vitória e Cabeça de Mulher. Esta última não é certeza - mas como esta estava na coleção de Mário de Andrade com Cabeça de Cristo e Vitória, é um chute razoável. [+]
De Victor Brecheret, listradas mas que não achei (ou achei várias obras com o mesmo nome): Gênio, Angelus, O Regresso, Torso, Baixo Relevo. [+]
De Anita Malfatti (parte 3): O Homem de Sete Cores, Baianas. Sobre a segunda, parece não haver certeza se era esta obra aqui, mesmo pq - se não me engano - ela sempre é dada como pintada entre 1920 e 1930. [+]
De Anita Malfatti, LISTADAS (não “listradas”, como escrevi acima) mas que não achei (ou achei várias obras com o mesmo nome): O Fauno, Casa de Chá, Pedras Preciosas, Flores Amarelas, Impressão Divisionista, Árvores Japonesas, Capa de Livro, Cristo, São Sebastião e Moemas. [+]
De Emiliano Di Cavalcanti, não achei NENHUMA das listadas. Alguém + estudado pode ajudar nos comentários. Segue a lista: Ao Pé da Cruz, O Homem do Mar, Café Turco (2 versões), Retrato, A Dúvida, Intimidade, Ilustrações para um Livro, Coqueteria, Boêmios, A Piedade de Inerte. [+]
De John Graz: Retrato do Ministro G, Paisagem da Espanha. [+]
Obras de John Graz que foram listadas, mas não achei ou tinham um nome genérico demais: Missa no Túmulo, São Francisco Falando aos Pássaros, Natureza Morta (duas obras), Paisagem da Suíça, Paisagem da Espanha (outra). [+]
De Martins Ribeiro, não achei nenhuma. Segue a lista: Tédio (duas versões), Desenho (tbm duas). [+]
De Zina Aita: A Sombra. [+]
Obras listadas de Zina Aita, mas que não consegui localizar imagens: Estudo de Cabeça, Paisagem Decorativa, Máscaras Sianezas, Aquarium, Figura, Painel Decorativo, 25 Impressões. [+]
Cabe notar que o catálogo não era preciso nos nomes, tinha erros, omissões, obras que não foram expostas e TUDO O QUE VC CONSEGUIR IMAGINAR. Então não leve esta lista como uma verdade absoluta. [+]
De João Fernando de Almeida Prado: esse não muito, a listagem dele diz apenas “dois desenhos”. [+]
Inácio da Costa Ferreira, o Ferrignac teve exposta uma obra chamada Natureza Dadaísta. E é só isso o que sabemos. [+]
De Vicente Rego Monteiro: Retrato de Ronald de Carvalho e Cabeças de Negras. [+]
Obras de Vicente Rego Monteiro que foram listadas mas que não achei: Retrato (dois), Cabeça Verde, Baile no Assyrio, Lenda Brasileira (duas obras) e Cubismo (duas tbm).
A esta altura, você deve estar se perguntando: CADÊ A TARSILA DO AMARAL, MEU DEUS?!? Pois não tem. Ela não participou, estava morando em Paris. Aqui tem um vídeo raro dela falando sobre o assunto:
Notei q este fio JÁ ABRE COM UM ERRO DE DIGITAÇÃO. É o meu jeitinho. Volto amanhã pra colocar o foi executado na parte musical da Semana de 22. Sabia q teve música? Pois teve. E palestras e poesia. Inclusive na época ninguém ligou MAIS pras artes plásticas. Era o evento todo. [+]
Para quem não conhece a Aracy A. Amaral, ela é uma historiadora e crítica. Foi ela quem publicou a única referência q temos do posicionamento das obras no Teatro Municipal de São Paulo. É um rascunho do Yan de Almeida Prado. Seguem a imagem e a capa do livro da Aracy. [+]
Voltando brevemente à Tarsila: li em algum livro q ela chegou a fazer murais/painéis em apartamentos de Paris. Mas não sabemos nada sobre isso. Então imagine: é possível q em Paris haja uma ou mais obras da Tarsila que não conhecemos, possivelmente com tinta branca por cima. [+]
Sobre o João Fernando de Almeida Prado (ou Yan de Almeida Prado, é a mesma pessoa): em 1972 o MASP fez uma exposição sobre os 50 anos da Semana de 22 e mostrou este desenho (sem dizer q ele estava na mostra original). Ele é da revista Klaxon, de 1922. [+]
Chegando com a primeira CORREÇÃO: aparentemente a Cabeça de Mulher, do Brecheret, que esteve na Semana é esta aqui, não a que eu postei acima. [+]
Encontrei a outra Paisagem da Espanha, do John Graz. Na verdade a obra se chama Ciprestes em Toledo. [+]
De Wilhelm Haarberg: duas imagens de Mãe e Filho. [+]
Opa, três obras do Di Cavalcanti: Retrato de Moça, Mulher em Pé e Boêmios (Amigos). As duas primeiras não estão listadas no catálogo da Semana, mas no livro da coleção particular do Mário de Andrade elas constam como participantes. [+]
Inclusive esse livro é um tesouro. O cara tinha uma coleção impressionante. [+]
Na parte de arquitetura, de Antônio Moya: Pantheon, Monumento, Residência e Residência (Palácio). [+]
Para quem pediu poesia, Ronald de Carvalho leu “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, “o hino antiparnasiano da Semana de Arte Moderna”, segundo Marcos Augusto Gonçalves em 1922 - A Semana que Não Terminou, livro que também recomendo! [+]
Sobre música na Semana de 22, recomendo esta palestra da Flávia Toni: [+]
Não estritamente ligado à Semana, mas uma curiosidade: em 2015 foi encontrada uma gravação com a voz do Mário de Andrade! É um registro dos anos 40, achado na Universidade de Indiana, nos EUA, em um disco de alumínio [+]
E se vocês quiser ver o Mário de Andrade em movimento, mesmo que brevemente, há este registro aqui: [+]
Atualização sobre as obras do Vicente do Rego Monteiro na Semana de 22:
E se você está decepcionado com a falta de conteúdo da Tarsila do Amaral, siga o perfil Tarsila Falsa, no Instagram, que mostra falsificações bizarras de obras da artista: instagram.com/tarsilafalsa?u… [+]
A recepção da imprensa em crítica de A Gazeta e a programação musical da Semana. Essas reproduções são do livro Semana de 22 - Antes do Começo, Depois do Fim. Ainda não li, mas está na minha lista de próximos. [+]
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Eu amo o debate “arte feita por inteligência artificial é arte?” pq a solução é muito simples: não.
Se não envolve humano, não é arte. “Ah, mas o homem fez a programação”. E daí? Pq o cara fez um pincel ele é pintor?
E mais: só que tem interesse financeiro alega que inteligência artificial cria arte. Pessoas que querem vender a tecnologia ou as “obras”. É uma ideia impulsionada pelo mercado
Ainda estou apurando, mas se for rolar vai ser neste fio aqui. Comenta aí pra acompanhar
Essa história vai ser bem diferente da outra. A pessoa pediu para que eu não divulgasse o nome dela e nem postasse as fotos que ela me mostrou. Isso se chama RESPONSABILIDADE JURÍDICA. 😂 Ela e o filho pequeno foram morar no apartamento um pouco antes da pandemia
Esta noite acordei três vezes, olhei no relógio, olhei pra minha namorada dormindo ao lado (coberta até a cabeça, tava frio) e dormi de novo. Acordei pela manhã e descobri que ELA TINHA DORMIDO NA SALA, vendo TV.
Inclusive sonhei Q estava em uma casa e estava tudo cheio de poeira. Abandonado mesmo. Era a casa de um padre, vizinho dos meus avós. No sonho fiquei fuçando nas pilhas - tinha discos, revistas, livros. E em um caderno aberto estava escrito: AGORA É TARDE DEMAIS, ELE SAIU
Agorinha minha namorada foi pro andar de cima com o gato. Deu um tempo o gato apareceu, subiu na mesa onde eu estava trabalhando, ficou olhando pra minha cara um tempão e foi embora. Quando ela desceu, contei pra ela. Ela: “vc está maluco, o gato ficou comigo o tempo todo”
Acabei de me lembrar de uma história que me intriga há anos. Um amigo (ele que se manifeste aqui!) uma vez alugou um apartamento que tinha um quarto trancado. Alugaram o apartamento pra ele, disseram que não podia abrir aquele quarto E ELE ACEITOU DE BOA.
Se me lembro bem, ele ficou um tempão morando lá até finalmente abrir o quarto. Como pode?
O apartamento era super grande, esse amigo fazia altas festas. O quarto virou um lance meio folclórico, falavam que tinha um cara preso lá dentro. Deram até nome: Pedrinho. Nas festas, tinha gente que jurava que se vc batesse 2 vezes na porta, o Pedrinho batia 1 vez de volta