ATENÇÃO: descobrimos o porquê do APAGÃO nos dados do Ministério da Saúde há 27 dias. O principal sistema da pasta, chamado de Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), também foi afetado pelo ataque hacker. E o governo ñ informou publicamente sobre isso. Segue o fio da apuração 👇
A RNDS é conhecida por ser a “plataforma-mãe” que reúne todas as informações registradas por estados e municípios. Ou seja: mesmo que, lá na ponta, os registros sejam feitos, eles ainda não estão chegando nessa "rede-mor" do Ministério da Saúde.
O ConecteSUS é um dos sistemas que "suga" os dados da RNDS. Por isso você, que tomou uma vacina covid-19 após o ataque hacker, não consegue ver o registro no app. E nem verá, até que a RNDS seja restabelecida.
Por isso também instituições como a Fiocruz não conseguem atualizar o boletim Infogripe desde o dia 6 de dezembro. E outros grupos, como a @analise_covid19, também estão com dificuldades em compilar os dados da pandemia por conta do apagão do Ministério da Saúde.
Todos os detalhes em seguida na #RádioGaúcha e em @gzhdigital. Alô @analise_covid19 @marfcg @oatila
Ah, outra coisa que apuramos: sistemas nos estados e municípios, como e-SUS Notifica e SI-PNI, da vacinação, voltaram com a necessidade de uma atualização de segurança. Sem essa atualização, sistemas seguem instáveis. Por isso, municípios não estão conseguindo fazer os registros.
Estou aqui no Ministério da Saúde e o secretário-executivo Rodrigo Cruz veio falar comigo após a divulgação da informação. Disse que MS está coletando os dados, que não há apagão, e que a RNDS deve normalizar até segunda. Ainda aguardamos um posicionamento oficial da pasta.
MATÉRIA NO AR! Entenda o "apagão" na divulgação dos dados do Ministério da Saúde, o que é a RNDS e o que está acontecendo nos registros nos estados e municípios. Em @gzhdigital

gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/…
ATUALIZAÇÃO: Ministério da Saúde admite que a integração de dados do governo com os estados e municípios (feita pela RNDS) ainda não foi restabelecida.

“Os dados lançados após o dia 10 ainda não constam nas plataformas”.

Dia 10 foi o dia do primeiro ataque hacker 👇
Na capa de #ZH de hoje, o real motivo que ainda causa um apagão na divulgação dos dados da pandemia pelo Ministério da Saúde, após os ataques cibernéticos.

O problema está no sistema central, que segue fora do ar. E, até a nossa reportagem, o discurso era: “tudo normalizado”.
Ué, então não tá tudo restabelecido🤔

Ministério da Saúde admite falha em sistema central e confirma que dados da covid lançados após ataque hacker ainda não estão disponíveis

Em @gzhdigital, mais um capítulo do apagão na divulgação dos dados da pandemia
gauchazh.clicrbs.com.br/saude/noticia/…

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Marina Pagno

Marina Pagno Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @marinapagno

5 Jan
ATENÇÃO: Ministério da Saúde volta atrás e NÃO IRÁ MAIS exigir receita médica na vacinação de crianças contra a covid-19. Documento que será enviado aos estados e municípios e cita apenas recomendação para “termo de assentimento de pais e responsáveis” que não tiverem presentes.
Tive acesso ao esboço do ofício do Ministério da Saúde sobre a vacinação das crianças. Não há mais o termo "receita médica" nas recomendações da pasta. Além disso, vacinação terá uma ordem de prioridade:
1) crianças com 5 a 11 anos com deficiência permanente ou com comorbidades;
2) crianças indígenas e quilombolas;
3) crianças que vivam em lar com pessoas com alto risco para covid;
4) crianças sem comorbidades: 10 e 11 anos / 8 e 9 anos / 6 e 7 anos / 5 anos.

@gzhdigital
Read 5 tweets
4 Jan
Começou a audiência pública do Ministério da Saúde que vai debater a vacinação das crianças contra a covid no Brasil. Reunião é presidida pela secretária de enfrentamento à covid-19, Rosana Leite de Melo. Presença do ministro Marcelo Queiroga não foi confirmada. @gzhdigital Image
A audiência pública será dividida em 2 blocos. No primeiro, serão ouvidos os representantes das entidades convidados pelo Ministério da Saúde. No segundo, os convidados vão responder as perguntas enviadas pela população através do através do Whatsapp: (61) 99320-6913. @gzhdigital
Ministério da Saúde atualizou agora o número de contribuições recebidas através da consulta pública: 99 mil. A maioria não concordou com a apresentação da receita médica para vacinar as crianças. Mesmo assim, posicionamento da pasta não deve mudar. @gzhdigital
Read 18 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(