Senhoras e senhores, nós levaremos anos para mensurar o que está acontecendo por esses dias no Brasil. É a destruição de todos os fundamentos da saúde pública, diante da indiferença generalizada dos brasileiros, com raras e honrosas exceções.
Os olhos de todas as forças políticas estão voltados para eleições presidenciais, como se a propagação vertiginosa de variantes virais fosse passível de reversão, e se as ideias e práticas que sustentam este descalabro também pudessem ser revertidas em uma eleição. Não podem.
Atravessam classes sociais. Destroem em meses o que se construiu em décadas. Transformam saúde pública em combustível eleitoral, carne de canhão para propaganda. Mais de meio milhão perderam a vida em vão, essa é a verdade. E virão outros milhares, inclusive crianças.
Brasil segue flamejante em direção ao seu passado de indicadores de saúde deploráveis, de obscurantismo nas práticas de saúde, uma republiqueta que nem o adjetivo bananeira merece. Porque morre um empregado, tem outro na fila pelo emprego, não é mesmo? Isso inclui a classe média.
Eu falo de crime continuado em relação ao governo federal. Mas a responsabilidade deste não exclui a dos demais. Autoridades, empresas, atores omissos ou cúmplices, é muita gente. É gente demais. A vida ordinária dos genocidas, como bem disse Richard Rechtman.
Tanta gente se vendeu e segue se vendendo por tão pouco, sem absolutamente nenhuma visão de futuro ou coletiva. Lenta ou súbita, somos um país em que se promove e cultua a morte sem desassossegos grandes.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Deisy Ventura

Deisy Ventura Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @Deisy_Ventura

28 Dec 20
Além do falso caráter "inesperado" da pandemia, retrospectivas dão eco ao dramalhão em torno de máscaras, ficar em casa, evitar aglomerações, apresentados como "novo normal". Entre o ridículo e a sordidez, narrativas vão ocultando que estamos mergulhados no odioso velho normal 👇
Novo normal seria a valorização dos serviços essenciais e de seus trabalhadores, jamais ocorrida, sequer com o pessoal da saúde! Ou valorizar seria bater palmas na sacada e mandar mensagens fofas enquanto eles adoecem e morrem no front? 👇
Novo normal seria colocar dedo na ferida das origens ambientais das mutações virais e da reemergência de doenças infecciosas, e dar um fim à farra de devastação ambiental p/ganho de poucos desgraçados. Novo normal seria, uma vez na vida, dar prioridade de fato à saúde pública 👇
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(