Eu demorei anos para entender o que era PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS e ficava muito mal por isso. Mas, depois de um tempo, eu percebi que era uma DÚVIDA COMUM. Nesta thread eu vou te explicar de forma CLARA e DIDÁTICA. #devtips#oop
A programação orientada a objetos é um PARADIGMA DE PROGRAMAÇÃO que trata da COMUNICAÇÃO entre objetos através da troca de MENSAGENS. Mas, afinal, o que é um OBJETO?
O OBJETO é uma representação concreta de uma abstração que possui CARACTERÍSTICAS, COMPORTAMENTOS e ESTADO ATUAL.
As características são as PROPRIEDADES de um objetos. Os comportamentos são as AÇÕES ou OPERAÇÕES que acontecem internamente no objeto (e que PODEM alterar as suas propriedades). E o estado atual é uma "FOTOGRAFIA" das propriedades naquele exato momento.
Por exemplo: Um objeto `carroPopular` possui as PROPRIEDADES nome, cor e velocidadeAtual com os valores Celta, prata e 40 e as AÇÕES acelerar e freiar. A ação `acelerar` muda o ESTADO ATUAL do objeto aumentando o valor da propriedade `velocidadeAtual` para um valor maior...
... e a ação `freiar` faz a operação inversa.
Um objeto funciona como uma CÁPSULA e não precisamos saber como ele funciona internamente. Você não precisa saber o que acontece quando aceleramos o carro. Basta enviar a MENSAGEM para "acelerar" que o carro se moverá mais rápido...
... e a mensagem para "freiar" que o carro se moverá mais devagar. Essa é um PILAR da orientação a objetos chamado ENCAPSULAMENTO.
A orientação a objetos pode ser baseada em CLASSES ou em PROTÓTIPOS.
Uma CLASSE é um MOLDE para a criação de objetos, isto é, ela descreve quais CARACTERÍSTICAS e COMPORTAMENTOS um objeto deverá ter. A partir de uma classe criamos INSTÂNCIAS, isto é, o OBJETO propriamente dito em memória.
Espero que essas dicas tenham sido úteis para você! :)
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Galera, a dica de hoje é sobre GIT. Uma ferramenta MUITO IMPORTANTE e utilizada no dia-a-dia de quem trabalha com programação e que ainda causa MUITA DÚVIDA, desde iniciantes até pessoas mais experientes. Nesta thread eu vou falar como fazer um BOM COMMIT. Bora lá? #devtips#git
Vou começar com a DEFINIÇÃO de um commit. Um COMMIT é, de maneira simples, uma FOTOGRAFIA DO REPOSITÓRIO de código com INFORMAÇÕES RELEVANTES em um determinado MOMENTO NO TEMPO.
Um CONJUNTO DE COMMITS em ordem cronológica é responsável por CONTAR A HISTÓRIA do seu repositório.
As INFORMAÇÕES RELEVANTES contidas em um commit são:
1. referência para o COMMIT PAI (se houver) 2. nome e e-mail do(a) AUTOR(A) e/ou COMMITTER 3. DATA E HORA do commit 4. MENSAGEM do commit
O #PHP 8.1 foi lançado hoje com inúmeras funcionalidades. 🐘😍
- enums
- propriedades readonly
- fibers
- melhorias de desempenho
- array unpacking com chaves em string
- new in initializers
- pure intersection type
- tipo never
- first-class callable syntax
E muito mais! 👏🏽
Há um ano atrás foi lançado o #PHP 8.0 também com muitas funcionalidades. Vamos relembrar? 👇🏽
- JIT
- attributes/annotations
- named parameters
- constructor property promotion
- null safe operator
- union types
- match expression
- novas funções de string
- throw expression
- mixed type
- weakmaps
- non-capturing catches
- trailing comma na lista de parâmetros
- ::class em objetos
- melhora na consistência interna de tipos
@nelson_senna Cara, rola um preconceito pesado c/ desenvolvedores PHP no Brasil, infelizmente. As pessoas acham que escolher uma linguagem (ou ser escolhido por ela) define um programador como bom ou ruim. Já fui em diversos meetups e eventos e cansei de ser olhado torto por trabalhar com PHP.
@nelson_senna Cara, conheço engenheiros(as) de software que surgiram no mundo #PHP e são tão fodas quanto os(as) que surgiram nos mundos Java, C# ou Ruby, por exemplo. Não preciso nem citar nomes pois você conhece todos(as) eles(as).
@nelson_senna As pessoas são permissivas com problemas de design de certas linguagens como JavaScript, mas que viram a artilharia para criticar o PHP. Muita gente também se utilizam de FUD para desacreditar o PHP e a plataforma mesmo tendo evoluído monstruosamente nos últimos anos.