Ontem eu fiz postagem sobre o #MartinLutherKingDay no Insta conectando com algumas coisas que tenho vivido no presente e vim compartilhar com vcs aqui. Junto com essa ilustra "Martinho Lutero Negro" que é antiga mas eu amo. Segue o fio:
+ Dentre os muitos prints que recebi sobre a polêmica (injustificada) da música "Clareou", um em particular me envolvia pessoalmente e me chamou a atenção. Não vou expor aqui o print, mas segue o diálogo:
"Amigos, é apenas impressão minha ou samba também entrou na música Adventista? Ainda por cima terminando o clipe em frente uma igreja católica e com alguns *aparentando trajes* de pai de santo?"
.
"Os trajes aparentando pai de santo é impressão" ++
"Tem um carinha lá de branco e lenço na cabeça que me passou essa leve impressão" | "Essa parte do clipe."
.
Junto com essa mensagem havia um print do clipe onde eu aparecia, de trança, bandana e de branco - algo que antes eu evitava fazer justamente para fugir do estereótipo.+
Esse comentário torna evidentes a intolerância religiosa e o racismo aprendidos pelo indivíduo e a triste realidade de que ele não está acostumado a ver pretos sendo quem são e assumindo o que Deus lhes proporcionou como herança — invisibilidade. +
O que temos feito com a diversidade criada por Deus em nossas igrejas?

Isso me deixou matutando o quanto falta ao cristão protestante conversar sobre temas importantes que eram a base do movimento em seu início e precisava se desenvolver a partir dali para se tornar algo melhor+
maior, mais parecido com o Evangelho - ou seja, mais inclusivo. Eu temo que deixamos de reformar, de protestar, de não nos conformar com o mundo. Transformamos de novo o Evangelho em ferramenta de controle, ao invés de libertação.
+
Por isso hj é dia de pensar em Martinho Lutero. Não da Alemanha. O de Atlanta.

Aquele que dizia sem medo, em suas teses pregadas em caminhadas e sermões memoráveis: “Temos o dever moral de desobedecer a leis injustas!". Aquele Lutero que tinha, como diz @gladir :
"A palavra na ponta da língua
A história na palma da mão
A esperança, uma força infinda
E ainda mais forte, o perdão
Sua arte é vencer os temores
E os horrores secretos do não
É provar alegrias e dores
E os rigores de alguma prisão
E ainda sonhar com justiça
+
...Que é mestiça de paz e de pão
Ele é Negro! Martinho Lutero negro!"

Que a reforma não morra em nossas igrejas decoradas com a imagem de um Deus limitado pelo poder do homem a uma imagem branca, eurocêntrica e que persegue as diferenças.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with LUZ (já ouviu "Cabelo bom"?)

LUZ (já ouviu

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @teolonerd

Jan 18
Um líder cristão realmente preocupado com sua igreja coloca as pessoas acima da regra, pois a regra na Bíblia existe para cuidar das pessoas, não p/ definir qual merece ou não um espaço na comunidade. Se for por merecimento, ninguém fica. Por isso o julgamento não é nossa tarefa.
+ isso está claro em TODO o Ministério de Cristo, está claro no episódio das Parteiras em Êxodo 1, de Raabe em Josué, e por toda a Bíblia. Os pecados que incitam a ira de Deus são pecados de injustiça, opressão e violência de qualquer forma. Mas e a disciplina eclesiástica? Bem +
Os textos que baseiam o princípio da disciplina eclesiástica estão rodeados de parábolas sobre perdão e aceitação. A disciplina é para se aplicar em uma comunidade onde todos se sintam à vontade pra cumprir o princípio de Tiago de confessar uns aos outros, mas isso só é possível+
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Too expensive? Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(