Fio ▪️ A MEGAFAUNA DO BRASIL 🐘

O termo megafauna engloba grandes mamíferos que viveram entre 2,5 milhões até cerca de 12 mil anos atrás. Vamos conhecer, entender sua biologia e por quê aqui no Brasil não estão mais presentes.
Pra falar da megafauna na América do Sul, precisamos falar primeiro do Grande Intercâmbio Americano (GABI).
O GABI foi o processo de troca faunística entre a América do Sul e América do Norte. Animais do Sul foram para o Norte e animais no Norte foram para o Sul.
Isso só foi possível pois por volta de 10 milhões de anos atrás, atividades tectônicas promoveram surgimento de terra entre as Américas, promovendo um tipo de "ponte" entre a América do Sul e a América do Norte, que estavam separadas desde o Cretáceo.
Tatus, preguiças, antas (primitivas), aves gigantes, gambás, saíram do Sul e foram para o Norte.

Carnívoros, proboscídeos (mamutes), roedores cricetídeos (ratos), camelídeos (vivos até hoje, ex: Lhama), cavalos; saíram do Norte e foram para o Sul.

Esses são alguns exemplos.
Agora podemos começar a falar da nossa megafauna. Com animais nativos da América do Sul misturados com os animais da América do Norte, temos a formação da megafauna do pleistoceno. Vamos falar de alguns agora, um por um:
A preguiça-gigante (Eremotherium sp) podia pesar cerca de 5 toneladas e passar dos 6 metros de comprimento. Esses animais deixaram, além dos fósseis, tocas escavadas que formam verdadeiros túneis. Essas tocas existem no aqui no Brasil!

🖌️: Rodolfo Nogueira
O tigre-dente-de-sabre (Smilodon populator) um caçador das preguiças-gigantes, podia medir 1,2 metros de altura e 2,1 metros de comprimento, pesando cerca de 400 kgs. Seu dente podia chegar aos 28 cm de comprimento.

🖌️Mauricio Antón
Tatus gigantes (Glyptodon sp) também faziam parte da nossa megafauna. Podiam chegar a mais de 3 metros de comprimento e pesar mais de uma tonelada.
Na segunda foto, um exemplo fóssil desse animal incrível.
Os mastodontes podiam medir até 5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura. Essa arte incrível do (@JuliotheArtist) mostra um desses animais caminhando ao lado de animais que ainda encontramos pelo Brasil, como o jacaré e o tuiuiú.

🖌️Julio Lacerda (@JuliotheArtist)
O xenorinotério (Xenorhinotherium sp) talvez seja o mais estranho. Um animal grande, medindo até 2,5 metros de comprimento e 2,5 metros de altura e que pesava cerca de 800 kgs.
O toxodonte (Toxodon platensis) pesando mais de uma tonelada e medindo cerca de 3 metros de comprimento, também chamado de ''hipopótamo sul-americano''.

🖌️Jorge Blanco
Já tivemos ursos no Brasil. O urso-de-focinho-curto (Arcthotherium wingei) era um dos grandes predadores da época, podendo chegar aos 150 kgs.

🖌️: Artigo referenciado no final
O fim do pleistoceno marca outro fator de extrema importância na história da terra: a chegada do humanos nas Américas.
A extinção desses animais é discutida na academia até hoje, mas alguns pontos importantes foram cruciais para as extinções, e é o que vamos falar agora:
Estudos mostram que no fim do pleistoceno tivemos um aumento da temperatura repentino no planeta, o que os cientistas imaginam que foi um dos responsáveis pela extinção da megafauna. Alguns cientistas também dizem que surgimento de patógenos pode ter contribuído.
Mas também há outra hipótese: seres humanos. Alguns cientistas defendem que os humanos foram os grandes responsáveis pela extinção da megafauna. A chegada dos humanos em alguns locais bate com o tempo de extinção desses animais, como por exemplo aqui na América do Sul.
Provavelmente a extinção da megafauna ocorreu por conta de todos esses fatores juntos, pois ocorreram ao mesmo tempo. Talvez isso explique o por que da extinção da megafauna tenha sido tão rápida.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Biodiversidade Brasileira

Biodiversidade Brasileira Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @BiodiversidadeB

Feb 1
Uma das histórias mais fascinantes já vistas em fósseis. Uma mãe carrega seu filho em uma caminhada de mais de 1 km caminhando super rápido, no meio de mamutes, preguiças-gigantes e tigres-dente-de-sabre. Ela vai com criança, mas volta sozinha... +
Essa história está registrada no Novo México, EUA. As pegadas fósseis são datadas em cerca de 11 mil anos, e mostram as pegadas de uma possível mãe (ou um homem adolescente) que alterna levando uma criança (cerca de 2 anos) no colo e hora caminhando com a criança no chão.
Como sabemos tudo isso? Pelo formato da pegada conseguimos ver onde a pressão foi maior na hora de pisar, e conseguimos ver diferenças quando há apenas a pegada da mulher com a criança no colo, e na volta, apenas a mulher, sem a criança.
Read 9 tweets
Jan 17
As pinturas rupestres contam como era o passado através de imagens. São registros super legais e bem abundantes no Brasil. Algumas pinturas demonstram animais, contam histórias e mostram o cotidiano desses seres humanos que viveram milhares de anos atrás.

Segue o fio:
A Serra da Capivara é um dos locais onde mais existem registros de pinturas rupestres no planeta. A idade das artes está entre 12 e 6 mil anos atrás.

Animais são representado nas pinturas, como pro exemplo, essa família de capivara.
Um dos animais mais representados nas pinturas são os cervos (veados). Em alguns casos, até com muitos detalhes, que é possível até arriscar a espécie em questão.
Read 8 tweets
Sep 8, 2021
7 de setembro marca a data em que o último tigre-da-tasmânia morreu e entrou para pra triste lista de animais completamente extintos.

A história do tigre-da-tasmânia lembra a história da nossa onça-pintada, e ela está caminhando para o mesmo fim. Segue o fio para entender:
O tigre-da-tasmânia vivia em partes da Oceania e foi extinto em definitivo em 7 de setembro de 1936, com último individuo da espécie morrendo completamente solitário.

As causas da extinção são algumas, e infelizmente vemos isso com os nossos olhos aqui no Brasil também:
Uma das principais causas da extinção do tigre foi por que eles eram considerados ameaças a rebanhos (ovelhas, cabras, etc), com isso, os criadores dos rebanhos matavam esse animal, inclusive com recompensas pela morte do animal.
Read 9 tweets
Sep 6, 2021
Se o ser humano veio do macaco, por que ainda existem macacos?

Muita gente usa este 'argumento' para tentar falar que a Evolução é uma farsa, ou as vezes por não saber mesmo, uma dúvida normal. Vamos resolver e explicar essa pergunta agora! Segue o fio:
A frase ''homem veio do macaco'' já inicia errada pelo motivo: quando você fala que veio de algum lugar, se pressupõe que você não esteja mais lá, e é ai que essa frase está errada. Nós não viemos do macaco, nós somos macacos!

Foto: dedo de um gorila com despigmentação.
O ponto vermelho marca onde houve a separação das linhagens que deram origem aos chimpanzés (nossos parentes vivos mais próximos) e a linhagem dos seres humanos! Essa divisão ocorreu há cerca de 7 milhões de anos.
Read 13 tweets
Sep 3, 2021
A Carta de Pero Vaz de Caminha é o documento que Pero Vaz registrou as suas primeiras impressões sobre a terra que depois viria a ser chamada de Brasil.

Alguns animais e plantas são descritos na carta, mas quais?

Segue o fio:
''Estavam com um 'sombreiro' na cabeça com penas vermelhas como de papagaio.''

Muito provavelmente eram penas de uma arara-vermelha (Ara chloropterus), por sua distribuição e cores das penas.
E logo em seguida falam de ''penas de ave amarela''. Como falam que também traziam em seus corpos, imagino que sejam penas de arara-canindé (Ara ararauna)
Read 11 tweets
Sep 1, 2021
Quem me acompanha no Instagram viu que eu passei quase 1 mês viajando pelo Cerrado. Vou contar como foi essa experiência mostrando algumas fotos que tirei, segue o fio:
Em ambientes com pouca iluminação conseguimos fazer esse tipo de foto de longa exposição. O céu do Cerrado é simplesmente incrível.
Pela primeira vez vi um urubu-rei! Animal lindo demais, infelizmente ameaçado de extinção em várias partes do Brasil.

Uma pena as fotos não terem ficado tão boas.
Read 14 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(