EstudeVasco Profile picture
Feb 11 18 tweets 7 min read
11/02/1924 - Há 98 anos nascia José Lázaro Robles, o Pinga, ídolo do Vasco e um dos maiores nomes da história do futebol luso-brasileiro.

Mais sobre a carreira de Pinga ⬇️
Pinga teve que superar um grande obstáculo para se tornar jogador, seu pai.

O sr. José Robles não queria jogadores de futebol na família, mas sim profissionais que possuíssem carreiras mais sólidas que pudessem mudar o nível de vida dos Robles.
Contudo, mesmo com a resistência do pai, Pinga e um de seus irmãos, Arnaldo (ou Pinga II), conseguiram entrar para os times juvenis do Juventus-SP, com ambos indo depois para a Portuguesa, em momentos diferentes (Arnaldo foi antes de Pinga).
Estreou nos profissionais da Lusa em 1946 e 7 anos depois já era o maior artilheiro da história do clube.

É bom destacar que ser artilheiro da Portuguesa neste período significava muito. Era um dos grandes nacionais e teve um dos times mais fortes do mundo de 49 a 55.
Mesmo não sendo centroavante, Pinga era o grande artilheiro da Portuguesa do fim dos anos 40 e começou a ser notado na seleção brasileira, sendo pré-convocado para o Sul-Americano de 1949 e para a Copa do Mundo de 1950, mas ficando de fora das convocações finais para os torneios.
Ao lado de Djalma Santos, Julinho e Bradãozinho, Pinga levou a Lusa ao seu auge histórico. O time ganhou uma brilhante Fita Azul em 1951 e o título do Rio-SP de 1952 vencido justamente numa final contra o Vasco, tendo Pinga feito 3 gols nas duas partidas da decisão.
Ainda em 1952, Pinga foi campeão brasileiro pela seleção paulista e campeão pan-americano pela seleção brasileira como titular, se consolidando como um dos melhores meias do futebol brasileiro.
No meio de 1953, após o Sul-Americano de 1953, o Vasco desembolsou 1 milhão e 300 mil cruzeiros para comprar Pinga, uma fortuna para a época.

Detalhe: Antônio Soares Calçada foi um dos nomes por trás da negociação com o ídolo da Lusa.
Pinga estreou pelo Vasco na Copa Rivadávia, no clássico contra o Fluminense, no qual Pinga fez um dos gols da vitória vascaína. Ele ainda faria mais 5 gols no torneio, incluindo dois na final contra o São Paulo, e seria o artilheiro da competição.
Em 1954, Pinga manteve suas ótimas atuações e foi convocado para a Copa do Mundo. Na estreia da competição, o meia fez dois gols na goleada brasileira sobre o México. Terminou o torneio com 2 gols em 2 jogos.

Ele foi o primeiro Camisa 10 fixo da história da Seleção em Copas.
A história de Pinga na Seleção terminaria em 1955, com o título da Taça Oswaldo Cruz em cima do Paraguai. Ao todo, ele fez 19 jogos, marcou 10 gols e conquistou 3 títulos pelo Brasil.

Neste ano, ele foi o artilheiro máximo do Vasco, com 34 gols.
Em 1956, Pinga foi um dos líderes do forte esquadrão vascaíno campeão carioca e vice-campeão da Pequena Copa do Mundo. O Vasco de Pinga ainda bateria o Real Madrid de Di Stéfano neste ano, feito que fez do cruz-maltino o primeiro clube não-espanhol a vencer um campeão europeu.
Em 1957, Pinga participou da gloriosa excursão vascaína que rendeu os títulos do Torneio de Paris (vs Real Madrid) e do Troféu Teresa Herrera (vs Athletic Bilbao), e vitórias marcantes sobre o Barcelona e Benfica. Neste ano, ainda seria o artilheiro vascaíno no Estadual.
Em 1958, o craque foi protagonista de uma das melhores temporadas da história do clube, conquistando 3 títulos com o Gigante: o Rio-São Paulo, o Super-super Carioca e o Torneio Início.

Pinga foi o artilheiro do Vasco na temporada com 26 gols.
No biênio 1959-1960, o Vasco não conquistou títulos, mas, ainda assim, Pinga obteve destaque, fazendo mais de 60 gols no período, marca que o fez passar Russinho na artilharia histórica do Gigante, se tornando então o 2º maior artilheiro da história do clube - só atrás de Ademir.
Nas temporadas de 1961 e 1962 Pinga fez seus últimos jogos e gols pelo Cruzmaltino, e depois se transferiu para o Juventus da Mooca, clube onde ele havia dado os primeiros passos no futebol.

Encerraria sua carreira no Moleque Travesso em 1964.
Ao fim de sua vida futebolística, Pinga era o maior artilheiro histórico da Portuguesa (202 gols) e o 2º maior artilheiro da história do Vasco (252 gols). Foram quase 500 gols em pouco mais de 700 jogos na carreira. Um ídolo eterno do futebol brasileiro.
Referências:

🗞️Revista do Esporte (RJ), edições 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99 e 254
🗞️Manchete Esportiva (RJ), edição nº 80
➡️tardesdepacaembu.wordpress.com

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with EstudeVasco

EstudeVasco Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @EstudeVasco

Jan 7
07/01/1922 – CENTENÁRIO DE CHICO

Há 100 anos nascia Francisco Aramburu, o Chico, ídolo do Expresso da Vitória.

Confira um pouco da trajetória e dos feitos do melhor ponta-esquerda da história do Vasco⬇️

#Chico100
Chico começou sua carreira futebolística no Ferro Carril, time de Uruguaiana-RS, sua cidade natal. Em 1941 chegou ao Grêmio onde teve bastante destaque. No final de 1942 esteve muito perto de fechar com o Botafogo, mas acabou acertando com o Vasco.
Sua estreia pelo Gigante foi no início de 1943 contra o São Paulo. A partir de então, o ponteiro gaúcho ficaria mais 12 temporadas no Vasco, sendo o único integrante do Expresso da Vitória a ficar no Vasco de 1944 a 1953 de forma ininterrupta.
Read 18 tweets
Dec 31, 2021
2021 marcou a pior temporada vascaína de todos os tempos. Mas para não terminar o ano só falando deste Vasco melancólico, preparamos um fio com as 20 melhores temporadas da história do Vasco.

Separamos números e feitos de times de 8 décadas diferentes. Chega mais!⬇️ Image
20ª - 1934

⚔️38 jogos
✅22 vitórias
❌7 derrotas
📈65.7% de aproveitamento
⚽️80 gols pró
🏆Carioca
➡️1º time do Vasco campeão na era profissional
➡️1ª temporada que o Vasco venceu todos os integrantes do 'Trio de Ferro' paulistano Image
Time base de 1934:
Rei (Quarenta II, Marques), Domingos (Lino, Brun) e Itália; Gringo (Tinoco), Fausto (Jucá) e Mola (Calocero); Orlando (Bahianinho, Navamuel), Almir (Leônidas, Lamana), Gradim (Quarenta), Nena (Russinho) e D'Alessandro (Carreiro).
Téc: 'Harry' Welfare
Read 43 tweets
May 22, 2021
22/05/1907 - Há 114 anos nascia Luiz Gervazoni, mais conhecido como "Itália", um dos maiores zagueiros da história do Vasco.
Itália era vascaíno de coração e jogou toda a sua carreira no Vasco, tendo sido o primeiro jogador a alcançar a marca de 400 partidas pelo Gigante.

Ele era o capitão dos fortes esquadrões do Vasco campeões cariocas de 1929 e 1934.
Entre 1929 e 1931, formou uma famosa dupla de zaga ao lado de Brilhante. Os dois atuaram juntos na defesa em 94 partidas, tendo quase 72% de aproveitamento.

Eles formaram a primeira dupla de zaga titular do Brasil em Copas do Mundo.
Read 6 tweets
May 19, 2021
19/05/1975 - Há 46 anos nascia Delma Gonçalves, mais conhecida como "Pretinha", a maior jogadora da História do Vasco.

Confira números e feitos da craque 👇🏻
Delma começou a carreira na Liga Desportiva de Nova Iguaçu. Ainda com 16 anos se destacou muito num amistoso contra a Seleção Brasileira, o que a fez ser convocada para a primeira Copa do Mundo Feminina em 1991.
Depois da Copa, Pretinha foi para o Clube dos Subtenentes e Sargentos do II Exército, onde ficou até 1993, quando acertou com o Vasco. Desde então ela começou a escrever a história do futebol feminino do Gigante, tornando o Club numa potência nacional.

[IMG: Pretinha no CSS]
Read 13 tweets
May 14, 2021
11/04/1921 – CENTENÁRIO DE ELY

Há 100 anos nascia Ely do Amparo, ídolo do Expresso da Vitória e um dos melhores médios-direitos da história do futebol.

Números e trajetória do craque 👇🏻
Ely começou a carreira nos juvenis do América na metade final dos anos 1930. Depois foi para o time amador dos rubros onde ficou até 1940, quando acertou com o Canto do Rio tendo atuado pelo time amador do Cantusca até o início de 1943.
Mesmo no time amador, Ely chegou a treinar com a seleção carioca profissional ainda em 1942, e estava acompanhado de ninguém mais que Danilo Alvim, que à época ainda era do América.
Read 19 tweets
May 11, 2021
Vasco e Sporting fizeram alguns jogos marcantes na história.

1º jogo intercontinental do Vasco foi contra o Sporting
1º jogo do Estádio José Alvalade foi Sporting x Vasco, jogo que marcou também a despedida do ídolo Ademir do Vasco. Image
Além desses dois jogos, tanto Vasco quanto Sporting tiveram seus auges nos anos 40. O Gigante tinha o Expresso e os Leões tinham os Cinco Violinos (quinteto ofensivo que fez mais de 1200 gols combinados pelo Sporting). E os esquadrões se enfrentaram...
O Expresso (sem Ademir) venceu os Cinco Violinos em 15 de Junho de 1947, quando os 5 atuaram pela Seleção de Lisboa contra o Vasco. Uma semana depois, foi a vez dos Cinco Violinos vencerem o confronto, mas agora jogando pelo próprio Sporting.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

:(