Quando a palavra fome é colocada em pauta, sempre penso, será que as pessoas sabem o que é fome de fato.
Como a fome afeta a pessoa e o que está ao seu redor?
A palavra fome é à sensação fisiológica que faz com que o corpo demonstre que precisa de alimento.
A grelina, o hormônio da fome, é um tipo de hormônio peptídico secretado pelas células grelinérgicas localizadas em todo o TGI, principalmente do estômago e, em menor grau, do duodeno. Atua como um neuropeptídeo no SNC.
Além de regular o apetite, também desempenha um papel significativo na regulação da distribuição e taxa de uso de energia. A grelina atua como receptor acoplado à proteína G (GPCR) denominado receptor secretagogo do hormônio do crescimento (GHSR) ou receptor de grelina.
Possui 28 aminoácidos e contém um grupo n-octanoil no resíduo de serina na posição 3. Relata-se que a grelina exerce sua ação em diversos tipos de tecidos como duodeno, jejuno, íleo, cólon, pulmão, coração, pâncreas, rim, testículo, hipófise e hipotálamo, e baixa expressão no SNC
Estudos revelam que a administração de grelina em ratos induz a ingestão alimentar e redução do gasto energético. A principal função fisiológica e biológica da grelina inclui a secreção do GH, estimulação de se alimentar, secreção de ácido gástrico, regulação da motilidade +
regulação das secreções pancreática endócrinas e exócrinas
Depois de atravessar a barreira hematoencefálica, a grelina atinge o tronco encefálico e transmite seu sinal através do nervo vago. No hipotálamo, ativa o núcleo arqueado, o núcleo paraventricular, a região dorsomedial, o núcleo central da amígdala e o núcleo do trato solitário.
Ao estimular a atividade dos neurônios NPY/AGRP e diminuir a atividade dos neurônios POMC e CART, a grelina aumenta o apetite e a ingestão de alimentos. A AMPK regula a disponibilidade de combustível estimulando as vias de produção de ATP e inibindo as vias de consumo de ATP.
Após a depleção de ATP, o AMP aumenta e induz a ativação da AMPK por fosforilação. A AMPK ativada então induz a fosforilação da acetil-CoA carboxilase (ACC), o que leva à inibição da atividade da ACC e à diminuição dos níveis de malonil-CoA
resultando no aumento da oxidação de ácidos graxos através da ativação da carnitina-palmitoil transferase 1 (CPT1 ).
SIRT1 e p53 são necessários para a ativação de AMPK induzida por grelina. mTOR é regulado pela razão AMP/ATP celular; A atividade do mTOR ↓ quando o AMP/ ATP ↑
Por outro lado, a atividade do mTOR aumenta quando a relação AMP/ATP diminui e é ativada pela AMPK. O mTOR ativado fosforila S6-quinase-1 (S6K1), proteína ribossomal S6 (S6) e proteína de ligação ao fator de iniciação 4E (4E-BP1)
A sinalização mTOR hipotalâmica medeia a ação orexígena da grelina. Em seguida, a ativação de mTOR mediada por grelina induz o aumento dos fatores de transcrição CREB-pCREB, FoxO-pFoxO1 e BSX que, por sua vez, ativam a síntese de NPY e AGRP e, assim você quer comer algo.
Entende-se que ao se conhecer mais profundamente esse mecanismo, podemos de um lado saber como ajudar pessoas com distúrbios alimentares, como a anorexia podem receber ajuda medicamentosa, por exemplo, a própria grelina se torna uma candidata a IFA (insumo farmacêutico ativo)
Por outro lado, há uma cascata de reações que ocorre na pessoa quando o mecanismo da fome é ativado, porém não há alimento para comer.
Raiva, angústia, medo, insegurança, já falamos sobre isso em outra #twitclass
Sabemos então que esses mecanismos mexem com todo o corpo.
19 milhões de brasileiros passando fome; 55% das famílias estão em insegurança alimentar, segundo a Rede Penssam, atualmente 119 milhões de pessoas passam por algum tipo de restrição alimentar no Brasil
As consequências podem ser irreversíveis para a capacidade das pessoas a reagirem de forma positiva, a situação atual no nosso país é semelhante a do ano de 1974 quando pessoas faziam sopa de papelão para comer algo, mas com o agravante que hoje há falta de papelão no país.
A gravidade dessa situação pode gerar um aumento dos níveis de violência, como também gerar respostas claras pela ausência de uma política pública efetiva, uma vez que apenas com a solidariedade, não é possível dar alguma segurança alimentar a todas as pessoas no país.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
O Sol serve como a principal fonte de energia para o clima da Terra. Parte da luz solar recebida é refletida diretamente de volta ao espaço, especialmente por superfícies brilhantes, como gelo e nuvens, e o restante é absorvido pela superfície e pela atmosfera.
Grande parte dessa energia solar absorvida é reemitida como calor (ondas longas ou radiação infravermelha). A atmosfera, por sua vez, absorve e irradia calor, alguns dos quais escapam para o espaço.
Qualquer perturbação neste equilíbrio de energia de entrada e saída afetará o clima. Por exemplo, pequenas mudanças na produção de energia do Sol afetarão esse equilíbrio diretamente.