Novamente da sessão extraordinária do TCU no dia 15: aqui vai uma pequena exposição do VOTO, pela privatização da Eletrobrás, do ministro do TCU Benjamin Zymler
Lembremos: o placar foi 6 a 1 pela privataria. 6 ministros de um lado, Vital do Rego de outro
(FIO)👇🏻👇🏻👇🏻
Zymler foi do setor elétrico – trabalhou em Furnas e se graduou engenheiro pelo IME. Sabe bem o que está em jogo. Foi dele a frase “ainda não está no nível de maturidade adequado a privatização da Eletrobrás. SE A ELETROBRÁS FOSSE MINHA, EU NÃO A PRIVATIZARIA COM ESSAS CONTAS”
ORA ORA ORA...
O Brazil é mesmo inacreditável, não!?
T
C
U
Tribunal de Contas da U N I Ã O ? ? ? ! ! !
ARTIGO 71 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL!!??
Zymler concorda q quem comprar as 22 usinas se apropriará do ganho financeiro da descotização (bem ESSENCIAL vendido a X hoje será vendido a 5X amanhã) e não precisará investir. Admite q tal processo de venda difere de outras concessões de serviços públicos (...)
O estarrecedor voto do ministro Benjamin Zymler apresenta várias camadas de perplexidade. Eis uma:
“Se nós eventualmente errarmos, não precificarmos algum risco ou oportunidade, o MERCADO o fará e oferecerá ágio em relação à outorga ou deságio em relação à tarifa”
Diz desconhecer o estudo da Fiesp q trata do impacto tarifário de 14a16% nos primeiros 5anos e 4,3a6,5% AO ANO (nos 25 anos seguintes) p o consumidor. Ameniza ESPERANÇANDO quanto ao “ambiente de contratação livre, q vai reduzir o custo de energia no médio e longo prazo”, (...)
quanto ao “aumento de eficiência do setor privado pela exploração de novas fontes de energia”
Aquele trololó Globonius!
Levanta dúvidas relativas ao estudo da EPE referente ao custo em reais pelo Mwh qdo precifica a potência, afinal esse modelo não estaria ainda sedimentado, podendo considerar variáveis distintas. Por ainda não se ter “o estado da arte suficiente para o mercado de potência”, (...)
coloca de forma genérica o assunto na prateleira dos RISCOS e muda o prumo da conversa para a “tremenda OPORTUNIDADE” da venda da Eletrobrás!
Afirma q EPE, Aneel, Ministério deveriam ter se ocupado do assunto (precificação da potência), (...)
mas invalidou o trabalho da EPE, antes demonstrado pelo ministro Vital do Rego
Minimiza a ocorrência de leilão de potência em dez2021 e, provavelmente constrangido, sugere q se estabeleça uma cláusula p qdo a comercialização do fator potência render frutos p o Tesouro, a CDE(...)
A cláusula seria uma RECOMENDAÇÃO!
Quer dizer
Se o bolo crescer, deem um pedacinho p quem pagou por décadas as usinas: a população brasileira
E essa é só uma recomendação, porque não se pode assustar O-O-MERCADO com obrigações, pendências!
Grand finale:
“SE A ELETROBRÁS FOSSE MINHA, EU NÃO A PRIVATIZARIA COM ESSAS CONTAS”
“Esse movimento de privatização da Eletrobrás deveria ser acompanhado por estudos sólidos de impacto tarifário QUE NÃO EXISTIRAM”
ARTIGOS 70 e 71 DA CONSTITUIÇÃO, ministro Benjamin! És um guardião do INTERESSE PÚBLICO!
[DA FISCALIZAÇÃO CONTÁBIL, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA]
O voto relatado nos tweets anteriores foi um dos seis gols contra o Brasil. Partida terminará 6 a 1 para alguma ESTATAL ESTRANGEIRA?
Link para a histórica sessão do dia 15:
Vc brasileirinho vai se lembrar, pelo BOLSO!
A fraude eleitoral passa. O BOLETO fica!
Exponho aqui alguns aspectos da explanação clara e contundente do ministro do TCU Vital do Rego na sessão de ontem, que tratou da privatização da Eletrobrás, a maior empresa de energia da América Latina.
(FIOZÃO)👇
O ministro do TCU destacou 3 falhas na modelagem econômico-financeira para venda da empresa: (1) preço da energia elétrica no longo prazo (variável potência) (2) risco hidrológico (3) taxa de desconto dos fluxos de caixa
C a mudança da matriz energética p entrada de usinas intermitentes, o sistema elétrico passou a requerer +e+ POTÊNCIA. Prevista no PDE 2029, o atendimento da demanda “potência” está no planejamento do setor a partir de 2024(...)
Diante da conjuntura de falta de água nas bacias dos rios brasileiros, só a #EletrobrasPublica tem totais condições p salvar o país
Caixa elevado, lucratividade e baixo endividamento para investir na expansão do setor de energia nacional e fazer frente à grave crise hídrica
[FIO]
#MP1031NÃO
PRIVATIZAR a 6ª empresa+lucrativa do Brasil e a maior empresa de energia elétrica da América Latina via medida provisória, sem debates com parlamento e sociedade, é ABSURDO e INACEITÁVEL
É INACREDITÁVEL até mesmo p um país de globotomizados fãs de Sérgio Moro
[...]
#SalveaEletrobras
MP1031 vai a plenário do Senado HOJE
Senadores favoráveis a esse CRIME LESA PÁTRIA farão sua negociata MAS NÃO VOLTARÃO+
Pois os efeitos serão devastadores para a população e não haverá "corrente de zap" capaz de desvincular a tragédia dos votos na MP1031
[...]