Você sabia que a Escolinha do Profº Raimundo só virou um programa próprio na Globo em 1990 por causa do #Pantanal? Não? Então vem comigo (aqui a gente dá play em César Camargo Mariano - Blue Moon.mp3 pra homenagear o Goulart de Andrade) que eu conto essa história nesse fio.
Pantanal estreou em 27/03/1990, ela entrava no ar sempre que a novela das 20h da Globo encerrava o capítulo disputando audiência com a linha de shows da rede de Roberto Marinho. Ñ demorou muito pro Ibope da Manchete subir e começar a arrasar com vida da Globo.
Todos os programas que vinham depois de Rainha da Sucata eram engolidos pela “onça”. A novela acabou, por exemplo, com TV Pirata, que foi um dos grandes sucessos da Globo no humor durante 2 anos. Acabou também com o Chico Anysio Show.
Talvez um dos piores dias pra Globo foi quando em 26 de abril, aniversário da emissora, resolveram programar o filme “Os Intocáveis” de Brian de Palma pra comemorar, a exibição custou US$ 200 mil. Resultado, Pantanal ganhou de 51 x 30 no RJ, 29 x 27 em SP.
Falei que #Pantanal acabou com Chico Anysio Show. Pois bem, o humorístico também foi engolido pela onça, exceto quando entrava no ar o quadro da Escolinha do Professor Raimundo.
Segundo o próprio Chico Anysio ao observar o comportamento no Ibope, durante os 6 minutos que Escolinha ficava no ar, #Pantanal não liderava. Então ele aumentou o quadro de 6 min pra 15 min, depois 18 min, até que se concluiu que poderia virar um programa independente.
Porém, o Boni não queria fazer do quadro um programa, porque ele achava uma ideia velha. O Professor Raimundo foi criado por Haroldo Barbosa na Rádio Mayrink Veiga RJ em 12/05/1952 e se tornou um sucesso. O formato de escolinha surgiu com Nhô Totico na Rádio Cultura de SP.
Então Chico armou uma pro Boni. Aproveitando que o todo poderoso da Globo tirou 40 dias de férias, ele gravou 6 episódios pra botar no ar enquanto o diretor estivesse fora. O primeiro episódio como programa independente foi ao ar em 04/08/1990, um sábado.
Ao voltar de viagem e ver o sucesso que o programa fazia, Boni não teve muita escolha a não ser deixar o programa na grade.
Além das aulas noturnas que variaram a exibição entre a quarta-feira e o sábado, a Escolinha ganhou edições diárias antecedendo a novela das 18h. Veja uma chamada anunciando a estreia da edição diária em 29/10/1990.
Uma segunda versão da chamada da estreia da versão diária.
A Escolinha foi um sucesso tão grande que ficou no ar diariamente até começo de 1995, quando estreou Malhação. O programa foi jogado pras tardes de domingo, onde ficou até 28/05/1995. Raimundo Nonato e seus alunos não frearam o Táxi e a Banheira do Gugu no Domingo Legal.
O formato retornou na programação da Globo como quadro do Zorra Total em 1999, como programa independente nos fins de tarde em 2001 e em forma de remake entre 2015 e 2020, inicialmente pelo Viva.
fim do fio
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh