Você sabia que a Escolinha do Profº Raimundo só virou um programa próprio na Globo em 1990 por causa do #Pantanal? Não? Então vem comigo (aqui a gente dá play em César Camargo Mariano - Blue Moon.mp3 pra homenagear o Goulart de Andrade) que eu conto essa história nesse fio.
Pantanal estreou em 27/03/1990, ela entrava no ar sempre que a novela das 20h da Globo encerrava o capítulo disputando audiência com a linha de shows da rede de Roberto Marinho. Ñ demorou muito pro Ibope da Manchete subir e começar a arrasar com vida da Globo.
Todos os programas que vinham depois de Rainha da Sucata eram engolidos pela “onça”. A novela acabou, por exemplo, com TV Pirata, que foi um dos grandes sucessos da Globo no humor durante 2 anos. Acabou também com o Chico Anysio Show.
Talvez um dos piores dias pra Globo foi quando em 26 de abril, aniversário da emissora, resolveram programar o filme “Os Intocáveis” de Brian de Palma pra comemorar, a exibição custou US$ 200 mil. Resultado, Pantanal ganhou de 51 x 30 no RJ, 29 x 27 em SP.
Falei que #Pantanal acabou com Chico Anysio Show. Pois bem, o humorístico também foi engolido pela onça, exceto quando entrava no ar o quadro da Escolinha do Professor Raimundo.
Segundo o próprio Chico Anysio ao observar o comportamento no Ibope, durante os 6 minutos que Escolinha ficava no ar, #Pantanal não liderava. Então ele aumentou o quadro de 6 min pra 15 min, depois 18 min, até que se concluiu que poderia virar um programa independente.
Porém, o Boni não queria fazer do quadro um programa, porque ele achava uma ideia velha. O Professor Raimundo foi criado por Haroldo Barbosa na Rádio Mayrink Veiga RJ em 12/05/1952 e se tornou um sucesso. O formato de escolinha surgiu com Nhô Totico na Rádio Cultura de SP.
Então Chico armou uma pro Boni. Aproveitando que o todo poderoso da Globo tirou 40 dias de férias, ele gravou 6 episódios pra botar no ar enquanto o diretor estivesse fora. O primeiro episódio como programa independente foi ao ar em 04/08/1990, um sábado.
Ao voltar de viagem e ver o sucesso que o programa fazia, Boni não teve muita escolha a não ser deixar o programa na grade.
Além das aulas noturnas que variaram a exibição entre a quarta-feira e o sábado, a Escolinha ganhou edições diárias antecedendo a novela das 18h. Veja uma chamada anunciando a estreia da edição diária em 29/10/1990.
Uma segunda versão da chamada da estreia da versão diária.
A Escolinha foi um sucesso tão grande que ficou no ar diariamente até começo de 1995, quando estreou Malhação. O programa foi jogado pras tardes de domingo, onde ficou até 28/05/1995. Raimundo Nonato e seus alunos não frearam o Táxi e a Banheira do Gugu no Domingo Legal.
O formato retornou na programação da Globo como quadro do Zorra Total em 1999, como programa independente nos fins de tarde em 2001 e em forma de remake entre 2015 e 2020, inicialmente pelo Viva.
fim do fio

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with MANCHETE É BLOCH

MANCHETE É BLOCH Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(