Tomou hoje posse o XXIII Governo Constitucional. Um dia emotivo e de enorme responsabilidade. Numa altura em que estamos ainda a enfrentar a pandemia, já temos de combater os efeitos da guerra desencadeada pela #Rússia com a invasão da #Ucrânia. #xxiiigoverno
A guerra acrescenta um enormíssimo fator de incerteza às nossas vidas e à economia. A conjuntura é adversa, mas não desistimos dos nossos objetivos. Em 2015 conseguimos recuperar da austeridade e em 2020 responder à pandemia. Em 2022, vamos saber enfrentar os impactos da guerra.
A maioria absoluta não significa poder absoluto mas sim responsabilidade absoluta para quem governa. Saberemos ser uma maioria de diálogo parlamentar, político e social. As eleições alteraram a composição da @AssembleiaRepub, mas não alteraram a Constituição.
À profunda gratidão e reconhecimento que exprimo aos que cessam funções, junto o agradecimento e a confiança aos que agora assumem a responsabilidade de governar.
Juntos, e só juntos conseguiremos, também escrever as páginas de um futuro que queremos radioso.
• • •
Missing some Tweet in this thread? You can try to
force a refresh
Concluímos hoje a @2021PortugalEU honrando o lema “Tempo de Agir, por uma Recuperação Justa, Verde e Digital” cumprindo as nossas 3 prioridades: recuperação económica e social, desenvolvimento do Pilar Europeu dos Direitos Sociais e autonomia estratégica de uma UE aberta ao Mundo
Agimos pela recuperação dando prioridade à coordenação da resposta à pandemia e à vacinação. Toda a regulamentação do próximo quadro financeiro 2021-2027 foi aprovada, reforma da PAC inclusive.
Agimos pela recuperação económica. Todos os Estados Membros aprovaram a Decisão de recursos próprios e a @EU_Commission procedeu à primeira emissão de dívida. 24 Planos de Recuperação apresentados e 12 prontos para aprovar dia 13 de Julho.
Hoje tomei a iniciativa de ouvir todos os partidos políticos sobre o conjunto de medidas que o Conselho de Ministros adotará. Senti por parte de todos os partidos, sem exceção, o empenho de partilharmos em conjunto esta batalha que é de todos.
Não há o partido do vírus e do antivírus, esta é uma luta pela nossa própria sobrevivência. O @govpt está determinado a adotar cada medida que se revele necessária, com base no melhor conhecimento científico e consenso técnico consolidado.
Serão suspensas as atividades letivas presenciais até às férias da Páscoa com reavaliação a 9 de abril. Definimos: encerrar discotecas e estabelecimentos similares, reduzir em 1/3 a lotação de espaços de restauração e limitar a frequência de centros comerciais e serviços públicos