Aqui estão algumas terminologias e conceitos básicos para você começar.
🧵
1. Terminologia Básica:
• Wallet: É sua porta de entrada para cripto. Podendo armazenar e enviar criptomoedas, podendo se conectar e interagir com apps descentralizados.
• Dapps ou aplicativos descentralizados - são aplicativos criados em uma blockchain descentralizada.
2. Web2 vs Web3
• web2: web centralizada: Facebook, Twitter, etc
• web3: Web descentralizada, os aplicativos são construídos em blockchains descentralizados.
Normalmente, os aplicativos web3 não exigem um login de e-mail, apenas solicitam que você se conecte à sua wallet.
3. Fiat: Moeda regular emitida pelo governo que não é lastreada por uma commoditie. USD, CAD, GBP, EUR, BRL, etc são exemplos de moeda fiduciária.
4. Stablecoins: Moedas que estão atreladas a uma moeda fiduciária como USD.
Algumas stablecoins populares incluem $USDC, $USDT, $UST, $DAI, $FRAX
5. Tokens Fungíveis: Meus Bitcoins são iguais aos Bitcoins de qualquer outra pessoa. Ou seja, Criptos como BTC, ETH, etc são fungíveis. Assim são as moedas fiduciárias como o USD.
Não Fungível: A Mona Lisa é perfeitamente única. É um ativo único. A Mona Lisa não é fungível.
5.1 NFTs ou Tokens Não Fungíveis:
Atualmente, eles são mais usados para arte digital e colecionáveis, mas também podem ser usados para representar outros ativos únicos, como propriedade, direitos de propriedade, identidade, associações etc.
Normalmente eles usam um Automated Market Maker (AMM) para facilitar as trocas.
7. Airdrops:
Novos projetos de cripto podem enviar tokens para carteiras que usaram seu dapp quando lançam um token.
Isso visa incentivar a adoção e ajuda com marketing.
8. Termos:
• ATH: Maior alta de todos os tempos
• CT: Cripto Twitter
• Pump: o preço da moeda sobe muito rápido
• Dump: o preço da moeda cai também muito rápido
• Rekt: Destruído
8.2 Termos:
• DD: Due Diligence (Pesquisa minuciosa e detalhada)
• FUD: Medo, incerteza e dúvida (mão de alface)
• FOMO: Medo de perder (alta)
• Bridging: Transferência de ativos de uma rede para outra.
9. Pump & Dump: Um golpe em que um grupo (geralmente pelo telegram ou discord) fará compras coordenadas em uma moeda para aumentar o preço e depois vendê-la logo em seguida.
10. Ponzi: Um golpe comum em que os investidores atuais recebem dividendos apenas de novos investidores (sem plano ou caminho para a sustentabilidade de longo prazo)
Shillers tentaram promover uma moeda enviando spam sobre ela por todo o twitter. Normalmente, isso ocorre porque eles foram pagos para isso ou porque estão tentando bombar seus próprios ativos.
12. • AT (Technical Analysis): Análise baseada em padrões gráficos, indicadores técnicos, níveis de suporte e resistência, médias móveis, etc.
• FA (Fundamental Analysis): Análise baseada nos fundamentos de um projeto, como adoção, receita, tokenomics, oferta e demanda, etc.
13. Mineradores / Validadores: Eles assinam a transação e verificam se ela está correta.
Mecanismo de Consenso: O mecanismo pelo qual todos os mineradores ou validadores chegam a um acordo sobre o estado da rede.
Blockchains podem usar diferentes mecanismos de consenso.
14. Proof-of-Work (PoW):
O mecanismo de consenso usado pelo blockchain do Bitcoin (e alguns outros) para chegar a um acordo.
Os mineradores competem para resolver um problema matemático complicado para verificar o bloco e ganhar a recompensa do bloco.
15. Proof-of-Stake (PoS):
Um mecanismo de consenso usado por muitas outras blockchains, onde um validador deve "apostar" algumas de suas próprias criptomoedas para incentivá-los a validar as transações corretamente.
São ferramentas que garantem o bom funcionamento do mercado, permitindo que usuários deixem seus tokens bloqueados em troca de recompensas. Os tokens bloqueados garantem que o mercado terá uma oferta suficiente, sem problemas de liquidez.
18. Impermanent Loss
Em resumo, a IL é a diferença do valor em U$ entre segurar os tokens na sua carteira ou aplicá-los em uma piscina de liquidez. Essa diferença acontece em momentos de alta volatilidade, quando um dos tokens do par varia muito de preço.
Pesquisas no Twitter:
• Os símbolos para #criptos são denominados com tags $. Exemplo: $BTC, $ETH, ...
• Clique neles para ler os principais posts sobre a moeda.
Vamos falar sobre #Tokenomics.
Entender o movimento por trás da palavra tokenomics vai te ajudar a obter melhores resultados na hora de investir em #cripto
🧵
1/ A maioria das pessoas geralmente se preocupa com a quantidade de tokens por aí, o que devemos cuidar é onde está o suprimento agora e com que rapidez o projeto atingirá o suprimento máximo.
Amanhã irei postar uma thread técnica sobre #Tokenomics
Pontos para entender melhor o post de amanhã 🧵
1) Circulation Supply:
A quantidade de moedas que estão circulando no mercado e estão em mãos públicas. É análoga ao fluxo de ações no mercado de ações.
2) Total Supply:
A quantidade de moedas que já foram criadas, menos as moedas que foram queimadas (retiradas de circulação). É comparável às ações em circulação no mercado de ações.
Layer 1 é um tema quente em cripto no momento. Protocolo que está severamente subvalorizado é Fantom. Por que? Mesmo com sistema de farm muito bom, taxas baratas e rendimentos lucrativos.
$FTM é um gigante adormecido do DeFi.
🧵
Se você está começando no DeFi ou já está há algum tempo, Fantom é um ecossistema super agradável para navegar. $FTM tem ótimos protocolos.
Mas vale investir?
Uma das primeiras métricas que uso para analisar se algo está subvalorizado é a relação de capitalização de mercado para valor total bloqueado ou MCap/TVL para abreviar.