Há 26 anos aconteceu uma das páginas mais tristes da história do Brasil, mas como somos um país sem memória, pouco se fala da data.

Naquele dia, o primeiro a morrer foi um senhor surdo q não correu pq não ouviu o barulho dos tiros. Ele foi atingido no pé e depois na cabeça.

+
Um dos últimos a morrer foi uma jovem liderança, Oziel Pereira, de 17 anos. Ele se refugiou em uma casa, mas foi encontrado, algemado e arrastado pelos cabelos até o ônibus da PM. Seu corpo apareceu no IML, assassinado com um tiro na testa, à queima roupa.

+
Esses 2 juntamente com outros 19 camponeses foram assassinatos esse dia. Segundo o legista Nelson Massini, que fez a perícia dos corpos, pelo menos dez vítimas foram executadas à queima-roupa. Sete lavradores foram mortos por instrumentos cortantes como foices e facões.

+
Esse fato ficou conhecido como o MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS. Todos os mortos eram trabalhadores sem terra.

Eles reinvidicavam as terras da Fazenda Macaxeira q era improdutiva. Para isso iam em marcha a Belém em uma viagem de 900 km. Mas no meio do caminho foram parados.

+
Segundas as investigações, fazendeiros da região e os donos da Fazenda Macaxeira pagaram propina p/ Policiais Militares matarem as lideranças do MST.

E foi justamente a PM q além de impedir a continuidade da marcha, executou os 21 camponeses e deixou outros 79 feridos.

+
Dos 155 Policiais Militares envolvidos, apenas dois foram presos em 2012, Coronel Pantoja e Major Oliveira.

Pontoja morreu de Covid em 2020, ele cumpria prisão domiciliar e usava tornozeleira eletrônica.

Nenhum fazendeiro ou político envolvido com crime foi condenado.

+
Capa do Jornal do Brasil da época.

#EldoradoDosCarajas
#Massacre
#MST

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Rodrigo Mondego

Rodrigo Mondego Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @rodrigomondego

Mar 31
Hoje faz 17 anos de um dos crimes mais absurdos da história do Brasil, mas que pouca gente conhece.

O ano é 2005. Cinco policiais militares à paisana se reuniram em um bar, no centro da cidade de Nova Iguaçu, na noite de 31 de março.

+
Eles estavam insatisfeitos com o endurecimento das normas impostas pelos novos comandantes dos batalhões da PM na região. Revoltados, planejaram uma vingança contra esse novo comando da corporação, a idéia era causar o máximo de caos para derruba-lo.

+
Quatro dos cinco PMs deixaram o bar em um Gol e passaram atirando a esmo pelas ruas de Nova Iguaçu, tentando fazer o maior número de vítimas possível, todas escolhidas de forma aleatória. Acabaram executando 17 pessoas. Depois, seguiram para Queimados, município vizinho.

+
Read 8 tweets
Mar 23
Vejam essa história:

Matheus, rapaz de classe média de 18 anos que sonha ser militar, morador de Copacabana, estava com sua namorada no metrô indo para casa.

+
Passando na estação Cardeal Arcoverde, três policiais militares entram no vagão que eles estavam, ao ver o casal, os acham "suspeitos" e resolvem aborda-los. Na abordagem encontram um frasco de lança perfume com a menina e pedem para todos saírem do vagão, inclusive Matheus.

+
Ele se recusa a deixar a namorada sozinha e contraria os policiais ao não sair da composição. Os policiais xingam Matheus pois o acham muito "marrento", ele responde e por isso começa a ser agredido por dois dos policiais.

+
Read 8 tweets
Mar 21
VOCÊ SABE OQ SIGNIFICA O FIM DA POLÍCIA MILITAR?

Essa é uma questão um pouco complexa, mas vou tentar ser extremamente sucinto.

Então, quando vc vê algum policial em um filme dos EUA, está vendo, quase sempre, um policial de uma polícia q não é militar. Oq significa isso?

+
Que aquele policial tem direito a ter um sindicato, ser contra jornadas exaustivas de trabalho e lutar abertamente por melhores salários e condições de trabalho.

Nas polícias militares do Brasil, esses profissionais são proibidos de se mobilizarem por melhorias no trabalho.

+
Já os Policiais Civis, Federais e Rodoviários Federais tem esses mesmos Direitos q os policiais dos EUA.

Então desmilitarizar a polícia não tem relação com usar ou não farda, ou ser ou não ostensiva, muito menos com usar ou não arma.

+
Read 7 tweets
Jan 30
ATENÇÃO Caso você sofra um crime (injúria, calúnia, difamação, ameaça e etc) em uma rede social, você deve seguir os seguintes passos:

1- Printe o ataque em si, e o perfil com a URL (Facebook) ou @ (Instagram e Twitter) do autor do crime.

+
2- Imprima os prints e tb os coloque em um pendrive. Dependendo da Delegacia, a autoridade policial prefere d uma determinada forma.

3- Consiga o máximo de informações da pessoa que você suspeite ser o autor do crime. Seja o nome completo, endereço, local de trabalho e etc.

+
4- Leve os prints impressos e no pendrive, junto com as informações do autor (caso você tenha achado alguma) para a delegacia.

5- Vá para uma delegacia especializada, caso exista uma na sua cidade ou em uma cidade próxima.

+
Read 9 tweets
May 10, 2021
No meu cotidiano dando assistência para vítimas de violações de Direitos Humanos e de crimes de ódio, vivo indo em delegacias da polícia civil. Por isso posso dizer:Tenho um respeito profundo por mts policiais civis.Isso me deixa ainda mais triste pelo massacre no Jacarezinho.+
Triste primeiro pq mostra que a desmilitarização das policiais por sí só não acaba com os abusos. Sim, quem defende a desmilitarização da PM, defende que toda a polícia seja civil. O fato é que estão militarizando a PC e não civilizando a PM.
+
Segundo pq vejo diariamente policiais civis tirando leite de pedra para fazerem seu trabalho bem e de forma correta, sem praticarem violações.É possível uma polícia que haja dentro da lei e que respeite os DHs,tão possível que vejo isso todos os dias quando vou em delegacias.
+
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(