Há 26 anos aconteceu uma das páginas mais tristes da história do Brasil, mas como somos um país sem memória, pouco se fala da data.
Naquele dia, o primeiro a morrer foi um senhor surdo q não correu pq não ouviu o barulho dos tiros. Ele foi atingido no pé e depois na cabeça.
+
Um dos últimos a morrer foi uma jovem liderança, Oziel Pereira, de 17 anos. Ele se refugiou em uma casa, mas foi encontrado, algemado e arrastado pelos cabelos até o ônibus da PM. Seu corpo apareceu no IML, assassinado com um tiro na testa, à queima roupa.
+
Esses 2 juntamente com outros 19 camponeses foram assassinatos esse dia. Segundo o legista Nelson Massini, que fez a perícia dos corpos, pelo menos dez vítimas foram executadas à queima-roupa. Sete lavradores foram mortos por instrumentos cortantes como foices e facões.
+
Esse fato ficou conhecido como o MASSACRE DE ELDORADO DOS CARAJÁS. Todos os mortos eram trabalhadores sem terra.
Eles reinvidicavam as terras da Fazenda Macaxeira q era improdutiva. Para isso iam em marcha a Belém em uma viagem de 900 km. Mas no meio do caminho foram parados.
+
Segundas as investigações, fazendeiros da região e os donos da Fazenda Macaxeira pagaram propina p/ Policiais Militares matarem as lideranças do MST.
E foi justamente a PM q além de impedir a continuidade da marcha, executou os 21 camponeses e deixou outros 79 feridos.
+
Dos 155 Policiais Militares envolvidos, apenas dois foram presos em 2012, Coronel Pantoja e Major Oliveira.
Pontoja morreu de Covid em 2020, ele cumpria prisão domiciliar e usava tornozeleira eletrônica.
Nenhum fazendeiro ou político envolvido com crime foi condenado.
Hoje faz 17 anos de um dos crimes mais absurdos da história do Brasil, mas que pouca gente conhece.
O ano é 2005. Cinco policiais militares à paisana se reuniram em um bar, no centro da cidade de Nova Iguaçu, na noite de 31 de março.
+
Eles estavam insatisfeitos com o endurecimento das normas impostas pelos novos comandantes dos batalhões da PM na região. Revoltados, planejaram uma vingança contra esse novo comando da corporação, a idéia era causar o máximo de caos para derruba-lo.
+
Quatro dos cinco PMs deixaram o bar em um Gol e passaram atirando a esmo pelas ruas de Nova Iguaçu, tentando fazer o maior número de vítimas possível, todas escolhidas de forma aleatória. Acabaram executando 17 pessoas. Depois, seguiram para Queimados, município vizinho.
Matheus, rapaz de classe média de 18 anos que sonha ser militar, morador de Copacabana, estava com sua namorada no metrô indo para casa.
+
Passando na estação Cardeal Arcoverde, três policiais militares entram no vagão que eles estavam, ao ver o casal, os acham "suspeitos" e resolvem aborda-los. Na abordagem encontram um frasco de lança perfume com a menina e pedem para todos saírem do vagão, inclusive Matheus.
+
Ele se recusa a deixar a namorada sozinha e contraria os policiais ao não sair da composição. Os policiais xingam Matheus pois o acham muito "marrento", ele responde e por isso começa a ser agredido por dois dos policiais.
Essa é uma questão um pouco complexa, mas vou tentar ser extremamente sucinto.
Então, quando vc vê algum policial em um filme dos EUA, está vendo, quase sempre, um policial de uma polícia q não é militar. Oq significa isso?
+
Que aquele policial tem direito a ter um sindicato, ser contra jornadas exaustivas de trabalho e lutar abertamente por melhores salários e condições de trabalho.
Nas polícias militares do Brasil, esses profissionais são proibidos de se mobilizarem por melhorias no trabalho.
+
Já os Policiais Civis, Federais e Rodoviários Federais tem esses mesmos Direitos q os policiais dos EUA.
Então desmilitarizar a polícia não tem relação com usar ou não farda, ou ser ou não ostensiva, muito menos com usar ou não arma.
No meu cotidiano dando assistência para vítimas de violações de Direitos Humanos e de crimes de ódio, vivo indo em delegacias da polícia civil. Por isso posso dizer:Tenho um respeito profundo por mts policiais civis.Isso me deixa ainda mais triste pelo massacre no Jacarezinho.+
Triste primeiro pq mostra que a desmilitarização das policiais por sí só não acaba com os abusos. Sim, quem defende a desmilitarização da PM, defende que toda a polícia seja civil. O fato é que estão militarizando a PC e não civilizando a PM.
+
Segundo pq vejo diariamente policiais civis tirando leite de pedra para fazerem seu trabalho bem e de forma correta, sem praticarem violações.É possível uma polícia que haja dentro da lei e que respeite os DHs,tão possível que vejo isso todos os dias quando vou em delegacias.
+