Edsger Dijkstra é um famoso cientista da computação neerlandês (da região popularmente conhecida como Holanda) e que deu inúmeras contribuições para a Ciência da Computação existir como é hoje.
No entanto, seu trabalho mais conhecido é o "Algoritmo de Dijkstra", um jeito de calcular o caminho de menor distância entre dois pontos conectados por "estradas".
Naturalmente, essa ideia é útil para calcular trajetos em ferrovias e também sustenta a base do cálculo de rotas realizado por sistemas de GPS.
Sobre sua criação, Dijkstra disse o seguinte: "Qual é o caminho mais curto para viajar de Roterdã para Groningen, em geral, de determinada cidade para determinada cidade? Este algoritmo, para o caminho mais curto, projetei em cerca de vinte minutos.
Certa manhã, eu estava fazendo compras em Amsterdã com minha jovem noiva e, cansado, sentamos no terraço do café para tomar um café e eu estava pensando se conseguiria fazer isso, e então projetei o algoritmo para o caminho mais curto.
Como eu disse, foi uma invenção de vinte minutos. Na verdade, foi publicado em 59, três anos depois. A publicação ainda é legível, e, de fato, bastante agradável. Uma das razões que é tão boa foi que eu idealizei sem lápis e papel.
Aprendi mais tarde que uma das vantagens de projetar sem lápis e papel é que você é quase forçado a evitar todas as complexidades evitáveis. Eventualmente, esse algoritmo tornou-se, para minha grande surpresa, um dos alicerces da minha fama."
Pra fugir do clichê do primeiro algoritmo, você sabia que a Ada já apareceu em um episódio de Doctor Who?
Mais especificamente, Ada apareceu no episódio "Spyfall, Parte 2" da décima segunda temporada de Doctor Who.
É um pouco difícil explicar o que acontece no episódio sem acompanhar a série, mas o mesmo também conta com a aparição de Charles Babbage, mentor de Ada e provavelmente o idealizador do computador de propósito geral como conhecemos hoje.
Nesse post vamos falar de Alan Turing, famoso cientista da computação e que ficou bastante popular em 2014, com o filme "Jogo da Imitação", inspirado em uma fase de sua vida.
Além da contribuição na quebra da criptografia nazista, Turing foi fundamental no surgimento da Ciência da Computação.
Talvez algum dia eu comente ou faça um corte elaborando um pensamento de que: "a pior decisão que vc pode tomar na sua vida profissional é se envolver mais do que você dá conta no seu emprego, especialmente no aspecto emocional/expectativa"
Acho que foi o pior erro que cometi
Em meados de 2017, eu tive um burnout grave (mas grave mesmo, de tomar remédio tarja preta, 10 meses de cama e coisas piores) como consequência de um excesso de trabalho exagerado
Eu achava que eu tinha que ser um super-herói, no sentido de resolver tudo e achava que as pessoas
valorizariam esse esforço
Muitos até valorizaram, mas uma grande parcela não achou nada demais ou viu até brecha de cair em cima de mim, exigindo o impossível
Enfim, fiquei doente (e tenho que ser maduro em reconhecer que não foi culpa do meu emprego, mas minha) e oq rolou?
Vídeo novo! 1 hora de explicações de como fazer sua própria Rede Neural Profunda!
Sei que 99,9% de vocês não vão clicar no vídeo, mas peço que pelo menos acompanhem a thread pois vou tentar resumir de maneira intuitiva o que eu fiz aqui
Basicamente uma Rede Neural Artificial nada mais é uma função f(x) = y (igual vcs viram na aula de matemática), mas que é bem inteligente, pois ela aprende a dar os y certos baseado no x fornecido
Por exemplo, como uma rede dessas sabe se tem um gato ou cachorro na foto?
Num problema como esse, o x vai ser formado por todos os pixels da foto de um cachorro (as cores RGB mesmo, tipo que aparece no photoshop) e o y vai ser 0 (se não for cachorro) ou 1 (se for cachorro)
Impressionante, mas como a rede neural aprende isso por conta própria?
🤔por que eu sou a favor e acho o tema necessário
🤡por que eu entendo que o bolsonarismo tornou esse o próximo conflito de seu front ideológico
Pra começar, vamos entender que a urna eletrônica brasileira não é perfeita. De fato, nunca foi provado qualquer evento de fraude
No entanto, quando foram realizados Testes Públicos de Segurança (TPS), falhas nela foram encontradas (o q é normal, falhas e softwares se misturam)
Nos TPS de 2012, alguns problemas foram encontrados na maneira como os votos foram "embaralhados", de tal forma que não seria impossível "reconstruir" e saber quem votou em quem na seção 🗳️