Um senador que defende o lobby da madeira ilegal, do garimpo, da grilagem e do agronegócio. E tem denúncias de rachadinha e é negacionista climático.

Uma criatura abissal. Uma bancada bolsonarista de um homem só.

Vamos puxar a capivara de Zequinha Marinho. 🧵

#PuxadaDeCapivara
Marinho nasceu em Tocantins, próximo da fronteira com o Pará, estado onde fez carreira política.

O pastor da Assembleia de Deus e ex-contador e servidor público entrou na política em 94 pelo PDT, tentando deputado estadual.
Ficou na suplência, sendo efetivado em 97 e reeleito em 98.

Deputado federal em 2002, passou pelo PTB, foi para o PSC, voltou para o PMDB até retornar para o PSC onde se reelegeu em 2006 e 2010. Mais um tour de centrón na história de nossas capivaras.

Ele ainda foi vice-governador do Pará em 2014 e trabalhou para eleger sua mulher para Federal antes de se tornar Senador em 2018.
Já precisou de uma ambulância de emergência e ficou esperando?

Bom, em 2006, ano de sua reeleição, ele foi apontado por uma ex-assessora do Ministério da Saúde como um dos deputados federais envolvidos no "Escândalo dos Sanguessugas".
O escândalo foi um esquema de desvio de dinheiro público via ambulâncias superfaturadas.

Marinho não esteve na lista final da investigação, mas enfim 👁️👀🕵️‍♀️🔍
Antes de seguir falando das rachadinhas da vida parlamentar do centrão, vamos lembrar o que esse senador fez durante o governo Bolsonaro.

Lembra da Operação Hadroanthus? Sim, aquela deflagrada pela PF em 2020.

www1.folha.uol.com.br/ambiente/2020/…
Isso, a maior apreensão de madeira ilegal da história. É, aquela lá que o Ricardi Salles interviu para tentar reverter a apreensão e beneficiar criminosos ambientais.

Sabe quem pressionou ele?
Bom, você deve imaginar uma vez que estamos falando disso aqui e não queremos insultar a sua inteligência.

Salles disse que Marinho atuou pela liberação dos 226 mil metros cúbicos de toras apreendidos na divisa do Amazonas e Pará.

Eles até visitaram as toras de madeiras.
A própria assessoria de Zequinha confirmou e disse que "a apreensão foi feita de forma arbitrária, desarrazoada e inapropriada, não seguindo o rito estabelecido em um processo legal”.

oantagonista.uol.com.br/brasil/parlame…
Em 6 de novembro de 2020, Marinho havia mediado uma reunião entre madeireiros paraenses e Ricardo Salles. Os empresários pressionavam por medidas que beneficiassem o setor, ou seja, flexibilizassem, ou seja, liberassem geral o desmatamento.
Claro que tudo com nomes de desenvolvimento sustentável. “O Programa de Fortalecimento do Setor Florestal da Amazônia” para “destravar gargalos”.

Mas por trás de bonitos nomes, como lembra o @deolhonoagro , estão arroubos mais violentos.

deolhonosruralistas.com.br/2020/12/02/pol…
Marinho chamou servidores do Ibama de “bandidos e malandros” após uma operação contra o corte ilegal de madeira em mil hectares da Terra Indígena Ituna-Itatá, a mais desmatada do país em 2019.

g1.globo.com/pa/para/notici…
Nauseado já? Bom, tem mais:
Ele atacou até o Mourão pela Operação Verde Brasil, a GLOroquina ambiental, que fingiu combater o desmatamento. Ele disse que a operação iria “acabar com nossa gente amazônica”.

Falamos disso aqui: instagram.com/p/CRpOw6mnrOT/
Marinho também disse que o Ibama no Pará era “pior que o Estado Islâmico na Síria”, enquanto defendia “a liberdade para produzir” dos seus lobbys favoritos.

Lembra disso, @fiscaldoibama ?
Marinho é um inimigo declarado da TI Ituna-Itatá, citada acima. Ele teve uma reunião com a Funai para acessar a um relatório sigiloso sobre a TI, segundo mostrou o @rubensvalente.

noticias.uol.com.br/colunas/rubens…
A Funai, de Marcelo Xavier, estudava como diminuir ainda mais TI, a partir da iniciativa dele e do general Luiz Eduardo Ramos.

A gente falou dos absurdos da Funai de Marcelo Xavier nessa capivara aqui:

Bom, a Funai tentou não renovar a portaria de restrição da TI, mas teve que mudar de posição após o MPF e expedir ordem judicial determinando a renovação da proteção ao território.

brasildefato.com.br/2022/03/15/sob…
A TI abriga indígenas isolados que Marinho diz “com conhecimento de causa” saber que não existem.

No entanto, estudos de mais de 30 anos da Funai dizem haver até mais de um grupo na região...

bbc.com/portuguese/bra…
...que tem uma área próxima ao município de São Paulo, de 1420 km2 e que sofre forte pressão de madeireiros e grileiros após a construção de Belo Monte e da Belo Sun.

Estima-se que nesse ritmo de desmatamento, até 2024, não exista mais floresta caso nada seja feito.
Marinho inclusive protocolou um projeto de lei que prevê o fim da restrição de acesso à TI e anula salvaguardas a essa área de floresta amazônica.

legis.senado.leg.br/sdleg-getter/d…
Indigenistas, servidores e pesquisadores ouvidos pela BBC são unânimes em dizer que, caso a região seja aberta para ruralistas e grileiros, o destino dos povos isolados na Ituna-Itatá será o extermínio.

greenpeace.org/brasil/ituna-i…
Zequinha também se vê como o porta-voz da mineração da Amazônia e já chamou o aquecimento global de "folclore", apesar de ter presidido a Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas no Congresso, que atualmente está com sua presidência vaga.

nexojornal.com.br/expresso/2019/…
É.

Ele também já *tosse* representou *tosse* o Brasil na 25ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. *engasga*

O buffet estava ótimo.
Imagina agora um grileiro. Digamos que ele seja o maior grileiro do país e tenha desmatado mais de 21 mil campos de futebol de uma terra indígena. E tenha sido multado em R$105,5 milhões pelo crime.
Adivinha [preciso parar de fazer essas perguntas retóricas] quem foi visitá-lo?

Pega o crime.

g1.globo.com/fantastico/not…
Jassonio Costa Leite é um ”””empresário””” de Tocantins que frequenta gabinetes em Brasília e apoia *tosse* Bolsonaro enquanto chefia um esquema criminoso de larga escala de loteamento, grilagem e desmatamento de TIs.

Ele grilou inclusive a TI…
Em abril de 2020, quando Ibama realizou a megaoperação que enquadrou Jassonio, ele recorreu ao amiguinho Zequinha Marinho, que o recebeu e gravou um vídeo criticando o Ibama.

Disse que a PM não pode “dar cobertura a servidor bandido e malandro como esse pessoal do Ibama”.
Ao lado do senador, Jassonio agradeceu pela “tamanha coragem de correr atrás para tentar resolver a situação”.

A coragem eu não sei, já a falta de vergonha na cara 📈📈📈📈📈
Marinho também age facilitando a atuação de garimpeiros e pressionando para liberação de lavras de mineração, segundo informa a @reporterb. Ele é ligado à uma cooperativa de garimpeiros.

reporterbrasil.org.br/2022/02/cooper…
Ele, que é pré-candidato ao governo do Pará, é réu em um processo que se arrasta na Justiça sob suspeita de “rachadinha” em seu gabinete quando ele era deputado federal, em 2011. Ele cobrava 5% do salário de seus “funcionários” do “gabinete”.
Por conta disso, o Ministério Público Estadual pediu a cassação de Marinho.

Ele passou novamente por um pedido de cassação em 2021 por irregularidades na captação e gastos de recursos de campanha em 2018. Ele não declarou despesas.
O MP também pediu a cassação de Júlia Marinho, sua esposa, que teria destinado R$ 2,3 milhões da cota de gênero do fundo eleitoral para o marido.

mpf.mp.br/pa/sala-de-imp…
Marinho também pressiona o STF pelo julgamento do Marco Temporal, que inviabilizaria a demarcação de novas TIs. Segundo a @lupontesmolina, em matéria da Piauí, o PL 191, o X-Tudo da destruição das terras indígenas, foi elaborado entre set. e nov. de 2019 em reuniões no Planalto:
“Estavam presentes os ministros Onyx Lorenzoni (então na Casa Civil), Ricardo Salles (o ex-ministro do Meio Ambiente que deu carona a garimpeiros em um avião da FAB)....
... e o general da reserva Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional de um governo não muito afeito à segurança das instituições).
As reuniões também contaram com a presença do senador Zequinha Marinho (PL-PA)”

piaui.folha.uol.com.br/foram-longe-de…
Bom, deu para entender um pouquinho quem é Zequinha, né?

Ele tem aparecido com 7% das intenções de voto para governador. Como é senador, com mandato de oito anos, poderá ter tribuna livre para defender os interesses do crime ambiental e da devastação.
Ele sempre usa um discurso de "queremos gerar empregos, deixar trabalhar quem precisa trabalhar".

Mas será que é isso que está em jogo com a destruição de nossos biomas? Falta terra ou tem muita terra em poucas mãos?
O que a gente pode fazer é seguir expondo quem é que é pago com nosso dinheiro para defender bandido e destruição das nossas maiores riquezas, gerando pobreza e doença para muitos, e saúde e champagne para poucos.
O Sinal de Fumaça é um monitor da crise socioambiental brasileira. Para além de registrar os fatos, a gente também liga os pontos para responsabilizar quem está por trás.

Confira nossa plataforma: sinaldefumaca.com
IG: @ sinalfumaca
Twitter em inglês: @SmokeSignalBR
Se você quiser ler outras capivaras, juntamos elas aqui. Esquecemos alguma coisa? Escreve pra gente ou comenta aqui. Também aceitamos sugestões de novas capivaras. Essa foi sugestão da @helenapquist.

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Sinal de Fumaça l Monitor Socioambiental

Sinal de Fumaça l Monitor Socioambiental Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @FumacaSinal

Mar 15
Ele tentou acabar com o SUS antes da Pandemia,

Ele se esforçou em negar a existência Covid-19 e atrapalhar a vacinação

E agora ele quer aprovar a mineração em Terras Indígenas

Quem é Ricardo Barros, o líder do governo Bolsonaro da Câmara dos Deputados? #PuxadaDeCapivara
Bom, Ricardo Barros é o líder do governo na Câmara, ou seja, ele é responsável por fazer o desejo de Bolsonaro tramitar. E ele o Arthur Lira tem trabalhado muito bem juntos.

Se prepara que o chorume é volumoso nessa
Na última semana, Barros ganhou as manchetes ao articular a votação em regime de urgência do PL 191/20, o X-Tudo da Devastação em Terras Indígenas, que abre alas para mineração, obras e geração de energia elétrica dentro de TIs.

congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso…
Read 41 tweets
Jul 7, 2021
*A dança das cadeiras do clubinho dos conservadores topzera no Ministério do Meio Ambiente*

Adivinha quem está lucrando, viajando de avião e mamando em cargos chaves no Ministério do Meio Ambiente e no governo federal?

Vem com a gente que a gente puxou mais essa capivara:
Quando Salles caiu, Bolsonaro nomeou Fernando Wandscheer Moura Alves para ser o número dois do Ministério do Meio Ambiente e também os “olhos do Planalto". Ele substituiu um PM, Biagioni, que era tolerado pelos servidores por “não ser negacionista”.

economia.uol.com.br/colunas/carla-…
Moura Alves, agora secretário-executivo de Joaquim Pereira Leite no MMA, estava na Secretaria Geral da Presidência. Ele é conhecido de Bolsonaro e próximo aos filhos do PR. Seu pai é militar, o coronel Luis Vicente de Moura Alves.
Read 28 tweets
Jul 6, 2021
Você sabia que:

Os principais beneficiados pelo PL da Grilagem serão os grandes e médio produtores, já que ele estende a eles a dispensa da vistoria in loco. Eles são 5% dos que aguardam titulação, mas detém 36% da área total.

#PL2633Nao #GrilagemNão
O projeto de Lei 2633/2020, conhecido como PL da Grilagem, pretende "simplificar" a titulação de áreas rurais. Na prática, ela permite titular áreas em conflito ou desmatadas ilegalmente, diminuindo a necessidade de inspeção prévia e fiscalização.
O #PLdaGrilagem altera a data para que invasores de terras públicas sejam legalizados (2014) e autoriza que grandes extensões de terra (até 2500 hectares) sejam repassadas aos invasores sem vistoria presencial.
Read 4 tweets
Jul 5, 2021
🌎Atualização semana no Sinal de Fumaça 🌎

Incluímos novas entradas na linha do tempo entre 28/6 e 2/7 para seguir o monitorando a crise socioambiental brasileira 🧐🐍

sinaldefumaca.com
✊🏿✊🏾 A comunidade quilombola Pedro Cubas (SP) teve decreto assinado pelo presidente e caminha para a titulação definitiva de sua terra. Bolsonaro foi forçado pela justiça federal a assinar o decreto — o território fica próximo de Eldorado, cidade natal do ex-militar. Image
📣 Explicamos brevemente o que está em jogo com o adiamento do julgamento do Marco Temporal no STF, em ação do governo de Santa Catarina contra os Xokleng. Entenda aqui: Image
Read 5 tweets
Jun 15, 2021
O senador Marcos Rogério está ficando conhecido em todo o Brasil por sua atuação como cão de guarda bolsonarista na #CPIdaCovid.

Mas de onde vem Marcos Rogério? Terá ele relação com a questão socio ambiental? 🤔🤔🤔

Puxamos esse fio e essa capivara aqui 👀👀👀
Natural de Rondônia, Marcos era do PDT, que hoje faz oposição ao governo Bolsonaro, onde ficou por dois mandatos. Mas hoje é do DEM, da ala mais próxima ao bolsonarismo. Foi vereador, deputado (2x) e está no seu primeiro mandato como senador.
Repórter de profissão e evangélico cada vez mais fervoroso, Marcos Rogério têm cada vez mais guinado em direção ao campo conservador e feito estardalhaço com políticas públicas direcionadas às minorias.
Read 25 tweets
Jun 15, 2021
📣🌎Atualização Semanal no Monitor Socioambiental do Sinal de Fumaça

Elencamos toda semana em nossa linha do tempo conteúdos que retratam a conjuntura socioambiental do Brasil durante o período.

Confira aqui o nosso resumo do que aconteceu na última semana 🧵
📊Pesquisa @IPAM_Amazonia diz que brasileiros querem a preservação da Amazônia - em sua imensa maioria - mas não confiam no governo federal para fazer isso.
🌿 Câmara dos deputados vota urgência em reabrir a Estrada do Colono, no Parque Nacional do Iguaçu. Abertura ameaça fauna local e preservação de rincão de Mata Atlântica.
Read 5 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(