Especialistas Profile picture
Jun 8, 2022 11 tweets 5 min read Read on X
Vocês viram que nos últimos dias foi regulamentada a lei que amplia o número de doenças detectadas pelo Teste do Pezinho pelo #SUS? Mas o que será que isso tem a ver com #neurociência? Vem com a gente descobrir em mais um:
Peraí, vamos começar pelo começo! O chamado #TestedoPezinho é um exame realizado em bebês recém-nascidos (primeira semana de vida) para a detecção de determinadas doenças. O exame ficou conhecido por este nome porque utiliza gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Image
O exame oferecido pelo SUS detectava apenas seis doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. Image
Com a ampliação, o número de doenças que podem ser diagnosticadas precocemente pelo SUS salta para 53!
Agora, serão incluídas a toxoplasmose congênita, galactosemias, aminoacidopatias, distúrbio do ciclo de ureia e distúrbios da betaoxidação dos ácidos graxos. Também, doenças lisossômicas, imunodeficiências primárias e a atrofia muscular espinhal (AME).
Mas, e a #neurociência? Bom, a fenilcetonúria, uma das doenças detectadas pelo Teste do Pezinho, caracteriza-se pelo acúmulo de fenilalanina (principalmente no 🧠), resultando em deficiência mental.
Ainda, o Teste do Pezinho pode diagnosticar deficiência de biotinidase, doença que apresenta defeitos no metabolismo da biotina. Ocorrem crises epilépticas, microcefalia, e até mesmo problemas visuais e auditivos, prejuízos motores e atraso na linguagem.
Por fim, a AME é uma doença degenerativa que afeta os neurônios motores .
Nesta segunda (06), comemorou-se o dia Nacional do Teste do Pezinho. A realização desse teste é muito importante, pois só assim podemos detectar de maneira precoce doenças raras e assintomáticas que, caso não tratadas, podem causar sequelas irreversíveis. Image
É nosso papel conscientizar e difundir essas informações para a sociedade. O Teste do Pezinho oferecido pelo SUS é de graça e pode ser feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua região. Viva o #SUS, viva a saúde pública!!!

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Especialistas

Especialistas Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @especialistas__

Jul 1, 2022
Você sabe a história por trás do Nobel de Fisiologia e Medicina de 1906? Aí vai uma dica: foi a 1ª vez que um Nobel foi compartilhado (ainda entre 2 cientistas com concepções teóricas opostas 🤯). Já sabe do que e de quem estamos falando? Vem conferir no #neurohistórico de hoje:
Dessa vez, te convidamos a descobrir essa história através desse vídeo do canal Neuro Transmissions. Para os #neurolovers vale a pena assistir!!!
E aí, @Crisbam23 @MateusPsi @VitorFarhat @LorenaVido @O_MateusSilva, o que acharam do vídeo e dessa história?
Read 4 tweets
Jun 24, 2022
Você conhece essas leis fundamentais da neurociência?
Image
Image
Read 5 tweets
Jun 15, 2022
Atualmente, mais de 1 milhão de pessoas vivem com alguma forma de demência no 🇧🇷. No entanto, um novo estudo realizado por pesquisadores da @ufrgsnoticias mostrou que metade (sim, metade!) desses casos poderiam ser evitados.

Segue o 🧶 para entender esse paradoxo 👇 Image
O estudo liderado pelo médico e pesquisador Wyllians Borelli (@vbwyll), que foi publicado na revista The Lancet Regional Health – Americas em abril desse ano, identificou 10 fatores determinantes para o desenvolvimento de demência.
Dentre eles, os principais foram: perda auditiva, presente em 14,2% dos pacientes; inatividade física (11,2%) e hipertensão (10,4%). Outros fatores foram o nível de escolaridade, consumo de álcool, obesidade, tabagismo ativo, depressão, isolamento social e diabetes.
Read 9 tweets
Jun 10, 2022
Imagine reunir 100 pessoas com os mais diversos perfis, misturá-las e fazer experiências para testar aquelas dúvidas sobre a sociedade que todos nós temos, mas ninguém sabe responder 🤔🧐
É isso que propõe a série “100 humanos”, nossa indicação para o finde 🍿🎞️🎬 Image
Na série são realizados cerca de 40 experimentos para responder perguntas sobre sexo ♀️♂️, felicidade 😁, idade 👧👩👩‍🦳 e outros aspectos que fazem parte dos padrões de comportamento da nossa sociedade. Image
Por exemplo, eles testam se ouvir uma música alegre faz você se arriscar mais - servir de alvo para um atirador de facas profissional 😲- do que ouvir uma música mais calma 🤔
Read 6 tweets
Jun 3, 2022
Aposto que você sabia que saber ler pode aumentar respostas cerebrais, mas você sabia que pode estar associada a perdas funcionais também?
Dá uma olhada aqui👇
A leitura é relativamente recente em termos evolutivos e requer habilidade visual, dentre outras. Ocorre que, a necessidade dos humanos de detectar presas visualmente é muito mais "antiga" e "estabelecida".
Por isso, neurocientistas de diferentes países hipotetizaram que a leitura ativaria parcialmente áreas🧠de reconhecimento visual.
Também pensaram que a leitura compartilharia as conexões de reconhecimento visual pré-existentes, havendo competição entre as duas funções.
Read 12 tweets
Jun 1, 2022
Dormir é, inegavelmente, uma das sete maravilhas do mundo. Mas o que é melhor para o nosso cérebro? Dormir de menos ou dormir de mais? 🤔

Nenhum dos dois. E o cérebro pode até diminuir de tamanho… Segue esse fio para entender melhor🧵
Um estudo recente, contou com 498.277 pessoas e acompanhou seus hábitos de sono por 8 anos. O grupo tinha entre 38 e 73 anos e, em média, dormiam 7.15 horas por noite. Porém, o tempo de sono poderia ser de 1h até 13h.
A pesquisa demonstrou que tanto as pessoas que dormiam mais ou menos de 7 horas tiveram piora cognitiva e impactos negativos sobre inteligência e saúde mental no período de 8 anos. E naqueles que dormiam 7h, não houve prejuízo. Image
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us!

:(