Mais de 500 mil pessoas podem ser despejadas no Brasil, se a ADPF 828 não for prorrogada pelo STF. Somente no estado de SP, são mais de 40 mil famílias ameaçadas.
A fome e a pobreza crescem escandalosamente no país, a situação ainda pode piorar com os Despejos.
O capitalismo faz com que tudo se torne mercadoria, inclusive a terra e a moradia. Por isso, vemos tanta casa sem gente e tanta gente sem casa.
Só no socialismo é possível acabar com o déficit habitacional e com a população em situação de rua.
🧶 #DespejoZero#DespejoNoBrasilNÃO
Porém, as ocupações tem o potencial de conquistar moradias populares desde já. E exigem todo nosso apoio e solidariedade!
Para que não haja Despejos e para garantir a moradia digna, um direito fundamental.
Eu seguirei o exemplo de @esuplicy em 2016, que ficou do lado das famílias ocupadas, contra a ação da PM de Alckmin, em despejo realizado a pedido da prefeitura de São Paulo sob comando de Fernando Haddad.
Top 10 países em percentual de famílias com casa própria. O que eles têm em comum?
🧶
São países socialistas ou que pertenceram a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Esse é o resultado do uso planejado do espaço urbano, de acordo com as necessidades populares, sociais e econômicas.
🧶
Ao contrário do que ocorre no capitalismo, em que a moradia e a terra são convertidas em mercadorias e subordinadas às necessidades de produzir renda e lucro. No capitalismo, o fenômeno é conhecido popularmente: "tanta gente sem casa, tanta casa sem gente".
Tenho 32 anos e teoricamente não faço mais parte da juventude.
Ainda que eu seja, como sabem, o mais jovem pré-candidato ao governo de São Paulo. Mesmo assim, eu fiz questão de estar presente nesta que já é uma histórica etapa estadual do IX Congresso da @ujcbr . 🧶
Foram mais de 200 militantes presentes no encontro, que rolou entre os dias 16 e 19 de junho, e cuja mesa de abertura eu participei ladeado por Jones Manoel e da Sofia Manzano, três das pré-candidaturas lançadas pelo PCB nestas eleições. 🧶
Rolou espaços de discussões da atuação da juventude no estado de São Paulo, discussões regimentais, estatutárias e programáticas, além da eleição de uma nova Coordenação Estadual e a Delegação para a etapa nacional do IX Congresso da UJC. 🧶
A fome no Brasil superou a média global. Fome em larga escala! Pergunto: você viu algum jornal da grande mídia questionar o chamado "agronegócio"?
Segue o fio, o tema é essencial
🧶
Pois é, o agronegócio recebe mais de 200 bilhões de reais de financiamento público e promove a ideologia do Brasil como celeiro do mundo, de agro tech e pop capaz de alimentar a população mundial. A verdade é que não alimenta sequer o povo brasileiro.
🧶
O agronegócio produz commoditties, principalmente insumos para ração animal, produção de energia e papel. Temos grandes áreas de pastagem (parte expressiva improdutivas) e lavouras de soja, eucalipto, milho e cana-de-açúcar. Até o milho?! Sim, até mesmo o milho.
Em menos de 24 horas que nossa campanha de financiamento coletivo está no ar conseguimos arrecadar cerca de mil reais! Agradecemos às mais de 20 pessoas que doaram porque acreditam no projeto que nossa pré-campanha quer ajudar a difundir:
🧶
a necessidade de construir uma sociedade socialista.
E é aquele ditado, né? Depois que batemos a meta, vamos dobrar a meta. Para apoiar nosso trabalho, acesse o link: gabrielcolombopcb.financie.de
🧶
Ajude também compartilhando com pessoas que estão cansadas das políticas neoliberais dos governos tucanos e que não querem apenas "melhorar" o que está aí. Que acreditam que a mudança deve ser radical para ir à raiz do problema.
Hoje é Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Rural.
A formação do Brasil conta quase quatro séculos de trabalho escravo na grande propriedade da terra, o latifúndio.
🧶
A abolição da escravidão e a modernização aos moldes do "agro tech" foram capazes de melhorar a situação do trabalhador e trabalhadora rural?
Vejamos.
🧶
1) Trabalho Escravo: mais de 50 mil resgates de trabalhadores em condições degradantes de trabalho entre os anos de 1995 e 2018 no Brasil. Os setores campeões são: pecuária (33%), cana de açúcar (22%), outras lavouras temporárias (10%) e lavouras permanentes 9%.