Israel Campos Profile picture
Jun 21 8 tweets 4 min read
Numa realidade onde os mass mídia estão todos orientados “numa só direcção”, são sempre privilegiadas as “irreverências” momentâneas para que as coisas realmente importantes não sejam debatidas, questionadas ou escrutinadas. Por isso deixo essa thread sobre um assunto urgente 👇🏾
No início deste mês, a @_africamonitor noticiou que uma quantia de “2 milhões e meio de euros e mais 500 mil dólares” do Tribunal de Contas de Angola teria sido transferido para uma conta privada em Portugal. O que teria levado ao congelamento do montante por Portugal.
Dias depois, o @C_Angolense deu mais detalhes sobre o assunto. Mencionando, inclusive, o nome do alegado beneficiário da “transferência irreverente” do TC que seria o filho da sua presidente, como podem ler aqui: correioangolense.co.ao/2022/06/13/uma…
O assunto foi pairando no ar, sendo retomado por alguns órgãos privados - como a @VOAPortugues - mas nada, nada de oficial sobre as alegações gravíssimas de corrupção no Tribunal de Contas, envolvendo a sua presidente. voaportugues.com/a/caso-banco-y…
Há alguns dias quebrou-se o silêncio. A PGR negando ter sido notificada sobre o congelamento de tal valor, e o #BancoYetu negando tal transferência. Podem ler os dois comunicado aqui:
Contudo, ontem surgiu mais uma bomba 💣 para o Tribunal de Contas: os gastos exorbitantes (quase pornográficos) - avaliados em mais de 3,3 milhões de dólares 💵 só em mobílias para a casa a presidente do TC, Exalgina Gamboa. Via @makaangola makaangola.org/2022/06/tribun…
Mais grave e caricato do que a situação: só a resposta dada pelo gabinete de comunicado institucional do #TribunaldeContas ao @makaangola. Para lerem aqui: makaangola.org/2022/06/regali…
Certo mesmo é que em 2022, faltando meses para as eleições, há este grande escândalo de corrupção - com fortes evidências - e ninguém, rigorosamente, ninguém se digna em falar sobre o assunto. É, pois claro, um caso tabu nas TPAs da vida. E assim vamos, Angola!… #Angola

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Israel Campos

Israel Campos Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @ICampos2000

Feb 3, 2021
#RespostaAoMassacreDeCafunfo
Uma thread sobre o pós massacre, sobre a resposta institucional, sobre o tratamento da mídia, sobre a importância das redes sociais e sobre o descaso, o nosso descaso, o descaso de uma sociedade que não se revê em casos “de lá longe”. Segue! 👇🏾👇🏾👇🏾
Foi naquela manhã de domingo que vimos as redes sociais serem bombardeadas, por tudo quanto era canto, por imagens horripilantes, vindas da Lunda-Norte, que flagravam agendas da PN e das FAA num exercício macabro de “acabar de matar” angolanos, angolanos como cada um de nós.
Tratava-se de uma chacina que ocorreu em Cafunfo, Lunda-Norte, na noite anterior, dia 30/01, onde membros do Protectorado Lunda Tchokwe foram aniquilados até o último suspiro depois de uma tentativa de manifestação anunciada, como nos mostra o post abaixo publicado no dia 15/01👇🏾
Read 18 tweets
Jun 8, 2020
A injustiça social baseada na classe social (1) e muitas vezes no tom de pele (2) é um problema sério em Angola. Os agentes da Polícia Nacional, por exemplo, usam dois pesos e duas medidas, dependendo de quem é o visado. Segue a thread 👇🏾:
Há um vídeo a circular - que não partilho aqui por questões éticas - em que uma senhora, algures em Luanda,confronta agentes da Polícia Nacional após os mesmos, segundo se consegue perceber, terem apreendido a chave da sua viatura pelo cometimento de uma suposta infração.
Num vídeo de aproximadamente 10 minutos, é possível ver uma senhora - talvez fora do seu juízo perfeito - a desafiar os agentes da ordem de todas as formas e feitios, exigindo que os mesmos fizessem a devolução da chave do seu carro de modo imediato.
Read 9 tweets
Apr 6, 2020
Conheça, abaixo, alguns dos rostos mais jovens da lista dos recém nomeados à cargos de alta responsabilidade no Governo Angolano 🇦🇴🇦🇴🇦🇴 pelo presidente da República @jlprdeangola. Segue 👇🏾👇🏾👇🏾
Adão de Almeida (@AdaodeAlmeidaAO), Ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente de República.
Marcy Lopes (@MarcyLopesAO), Ministro da Administração do Território.
Read 7 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(