"Estão matando, estão tirando vida, porque estão defendendo os povos indígenas!" | #MarcoTemporalNao

Registro de ato contra o marco temporal na capital paulista, nesta quinta (23). Indígenas cobram que o STF retome o julgamento e não aprove a pauta.

📷Gabriela Moncau / BdF
O movimento indígena e servidores da Funai reivindicam que o marco temporal seja julgado e derrubado pelo STF; que Marcelo Xavier seja exonerado da presidência da Funai e, por fim, justiça por Bruno Pereira e Dom Phillips, assassinados na Amazônia.

📷Gabriela Moncau / BdF
#MarcoTemporalNao | Se aprovada, a tese do marco temporal determinará que só poderão ser demarcadas as terras indígenas que estivessem comprovadamente sob posse dos povos originários até 5 de outubro de 1988, data em que foi promulgada a Constituição.

📷Gabriela Moncau / BdF
"Quanto mais demoram a julgar esse processo, mais tempo os invasores ficam nas TIs, mais tempo o agronegócio continua explorando nossos territórios e mais a violência aumenta. Mortes, invasões, garimpo, contaminação" - Eloy Terena, advogado da Apib.

📷Gabriela Moncau / BdF
Saiba mais no #BrasildeFato 📲 bdf.sh/t/n1rnp

• • •

Missing some Tweet in this thread? You can try to force a refresh
 

Keep Current with Brasil de Fato

Brasil de Fato Profile picture

Stay in touch and get notified when new unrolls are available from this author!

Read all threads

This Thread may be Removed Anytime!

PDF

Twitter may remove this content at anytime! Save it as PDF for later use!

Try unrolling a thread yourself!

how to unroll video
  1. Follow @ThreadReaderApp to mention us!

  2. From a Twitter thread mention us with a keyword "unroll"
@threadreaderapp unroll

Practice here first or read more on our help page!

More from @brasildefato

Jun 24
😱 NÃO PASSOU POR VOTAÇÃO EM PLENÁRIO I O Senado aprovou nesta quinta (23) o Projeto de Lei (PL) 1.293/2021, que transfere do Estado para os empresários do agronegócio a responsabilidade pelo cumprimento de normas sanitárias. Segue o fio para entender o que isso significa ⬇️ Image
O texto foi aprovado de forma terminativa, ou seja, sem passar pelo plenário e comissões técnicas. A aprovação foi feita apenas pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), composta majoritariamente por parlamentares ruralistas.
O que isso quer dizer? Que os os próprios empresários poderão aprovar ou não se eles mesmos estão respeitando estas normas! Pois é, você já ouviu a fábula da raposa cuidando do galinheiro?
Read 8 tweets
Jun 23
Queda dos investimentos, metas em atraso, ex-ministro preso preventivamente, acusações de corrupção, apagão de dados e quatro ministros desde 2019. Os dados mostram que a educação no Brasil entrou num processo de deterioração nos últimos anos.

Segue o fio ⬇️
"A crise da educação é um projeto. É exatamente o que estamos vendo hoje no país", afirma Andressa Pellanda (@andressapelland), coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala.
O ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro (@JanineRenato), atualmente presidente da SBPC, afirma o que se vê hoje no Ministério da Educação “é uma política”. Em suas palavras, “não está acontecendo por acaso. É um projeto que se estabeleceu”.
Read 5 tweets
Jun 22
Bota a cara no fogo... é mentira... 👀🔥

Uma fala do presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a honestidade do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, que foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (22), viralizou nas redes sociais. ⤵
Porém, após a prisão de Milton Ribeiro, Bolsonaro mudou o tom de voz.

A prisão faz parte do inquérito que investiga o esquema de "tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos" do FNDE às prefeituras, mediado por pastores lobistas.⤵
A fala do presidente Bolsonaro (PL) repercutiu nas redes sociais. ⤵

Read 5 tweets
Jun 22
#newsletterBdF | O que está por trás do ataque de Bolsonaro à Petrobras?🤔 (Spoiler: privatização, privatização e privatização)

Segue o fio ⤵️
O governo Bolsonaro passou a criticar a estatal como se não houvesse amanhã. O próprio Jair foi às redes sociais dizer que “a Petrobras pode mergulhar o país num caos” (só esqueceu de dizer que é ele quem indica o presidente e seis dos 11 conselheiros da empresa).

#newsletterBdF
Três dias depois, o presidente da Petrobras renunciou, e a empresa vai para o quarto presidente em menos de dois anos – todos indicados pelo governo Bolsonaro.

#newsletterBdF
Read 6 tweets
Jun 21
Criança não é mãe 🚨

A Corregedoria-Geral da Justiça de Santa Catarina informou por nota, nesta segunda (20), que instaurou um pedido de análise da conduta da juíza Joana Ribeiro Zimmer. ⤵ Juíza e promotora que atuar...A juíza Joana Ribeiro Zimme...
"Tanto a juíza quanto a promotora precisam ser afastadas dos seus cargos, pois, diante do que vimos naquele vídeo, elas, que deveriam cumprir todo Código de Ética da Magistratura e a Constituição, não aparentam estar respeitando o que os cargos deveriam obrigar", diz jurista. ⤵ "Tanto a juíza quanto ..."O que chama mais a at...
Existem seis tipos de penas disciplinares para magistrados que cometem infrações. São elas a advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade, aposentadoria compulsória e demissão.

Aos os juízes de primeiro grau é cabível a aplicação de todas as penas. ⤵ Existem seis tipos de penas...
Read 5 tweets
Jun 21
O ex-presidente Lula fez uma homenagem ao ex-senador e atual vereador paulistano Eduardo Suplicy, que interrompeu uma reunião da campanha, nesta terça-feira (21), com cobranças ao partido e ao ex-ministro Aloizio Mercadante. Ao fundo vê-se uma foto dos...
Suplicy disse não ter sido convidado para a reunião em que foram apresentadas diretrizes para o programa de governo de Lula e Alckmin e demandou a inclusão da renda básica de cidadania no texto.
“Se o Suplicy não fosse brasileiro, a dedicação dele nesses 40 anos de querer o renda básica, teria ganhado um Prêmio Nobel umas dez vezes. Como ele é brasileiro, e nós nunca ganhamos, nem os nossos mais importantes escritores ganharam, a gente vai aguardar para ver”, disse Lula.
Read 6 tweets

Did Thread Reader help you today?

Support us! We are indie developers!


This site is made by just two indie developers on a laptop doing marketing, support and development! Read more about the story.

Become a Premium Member ($3/month or $30/year) and get exclusive features!

Become Premium

Don't want to be a Premium member but still want to support us?

Make a small donation by buying us coffee ($5) or help with server cost ($10)

Donate via Paypal

Or Donate anonymously using crypto!

Ethereum

0xfe58350B80634f60Fa6Dc149a72b4DFbc17D341E copy

Bitcoin

3ATGMxNzCUFzxpMCHL5sWSt4DVtS8UqXpi copy

Thank you for your support!

Follow Us on Twitter!

:(